O uso de metodologias ativas no ensino remoto de física: uma proposta de formação para professores do ensino básico

This work is based on a proposal for the training of primary school teachers regarding physics teaching practices that make use of active methodologies in remote classes. This training was based on a script of eight (8) classes, from where the conceptual approach was about acoustics, and the activit...

ver descrição completa

Autor principal: Schmidt, Debora Regina
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28593
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-28593
recordtype dspace
spelling riut-1-285932022-05-20T06:07:36Z O uso de metodologias ativas no ensino remoto de física: uma proposta de formação para professores do ensino básico The use of active methodologies in remote education: a training proposal for primary school teachers from the use of a script of lessons on acoustics Schmidt, Debora Regina Longen, Fabio Rogerio https://orcid.org/0000-0002-3968-6199 http://lattes.cnpq.br/2776557906978341 Longen, Fabio Rogerio https://orcid.org/0000-0002-3968-6199 http://lattes.cnpq.br/2776557906978341 Sehn, Elizandra https://orcid.org/0000-0001-6424-0271 http://lattes.cnpq.br/6858872820752084 Pereira, Ricardo Francisco https://orcid.org/0000-0001-7540-6601 http://lattes.cnpq.br/2810356882434338 Aprendizagem ativa Ensino híbrido Professores - Formação Active learning Blended learning Teachers, Training of CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Física/Ensino de Física This work is based on a proposal for the training of primary school teachers regarding physics teaching practices that make use of active methodologies in remote classes. This training was based on a script of eight (8) classes, from where the conceptual approach was about acoustics, and the activities proposed in it made use of active methodologies and were thought for classes in times of pandemic. Thus, the objective of this is to analyze how teachers see the possibility of using active methodologies in hybrid teaching times from a script of classes focused on the Introduction to Acoustics. The study was conducted by twelve (12) teachers from basic education in the southwestern region from the state of Paraná, in a meeting lasting four (4) hours. The discussions took place via Google Meet. In the approach methodology, the inverted classroom proposal, peer instruction and method of Predicting, Interacting and Explaining (PIE) was adopted. The data obtained for the analysis were made through the application of a form with five (5) objective questions. The analysis methodology is qualitative. The results obtained were classified as: teacher training; remote physics education; learning to learn in pandemic. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) O presente trabalho fundamenta-se numa proposta de formação de professores do ensino básico quanto a práticas de ensino de física que fazem uso de metodologias ativas em aulas remotas. Essa formação foi pautada num roteiro de oito (8) aulas, donde a abordagem conceitual foi sobre a acústica, e as atividades propostas nele faziam uso de metodologias ativas e foram pensadas para as aulas em época de pandemia. Desta forma, o objetivo deste é analisar como os professores veem a possibilidade de utilização das metodologias ativas em época de ensino híbrido a partir de um roteiro de aulas com foco na Introdução a Acústica. Participaram da pesquisa doze (12) professores do ensino básico da região sudoeste do estado do Paraná, em um encontro com duração de quatro (4) horas. As discussões aconteceram via plataforma do Google Meet. Na metodologia de abordagem foi adotado a proposta da sala de aula invertida, instrução por pares e o método do Predizer, Interagir e Explicar (PIE). Já os dados obtidos para a análise, se deram por meio da aplicação de um formulário contendo cinco (5) questões objetivas. A metodologia de análise é a qualitativa. Os resultados obtidos foram classificados em: formação docente; ensino remoto de física; aprendendo a aprender em época de pandemia. 2022-05-19T14:08:03Z 2022-05-19T14:08:03Z 2021-08-19 masterThesis SCHMIDT, Debora Regina. O uso de metodologias ativas no ensino remoto de física: uma proposta de formação para professores do ensino básico. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28593 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Aprendizagem ativa
Ensino híbrido
Professores - Formação
Active learning
Blended learning
Teachers, Training of
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Física/Ensino de Física
spellingShingle Aprendizagem ativa
Ensino híbrido
Professores - Formação
Active learning
Blended learning
Teachers, Training of
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Física/Ensino de Física
Schmidt, Debora Regina
O uso de metodologias ativas no ensino remoto de física: uma proposta de formação para professores do ensino básico
description This work is based on a proposal for the training of primary school teachers regarding physics teaching practices that make use of active methodologies in remote classes. This training was based on a script of eight (8) classes, from where the conceptual approach was about acoustics, and the activities proposed in it made use of active methodologies and were thought for classes in times of pandemic. Thus, the objective of this is to analyze how teachers see the possibility of using active methodologies in hybrid teaching times from a script of classes focused on the Introduction to Acoustics. The study was conducted by twelve (12) teachers from basic education in the southwestern region from the state of Paraná, in a meeting lasting four (4) hours. The discussions took place via Google Meet. In the approach methodology, the inverted classroom proposal, peer instruction and method of Predicting, Interacting and Explaining (PIE) was adopted. The data obtained for the analysis were made through the application of a form with five (5) objective questions. The analysis methodology is qualitative. The results obtained were classified as: teacher training; remote physics education; learning to learn in pandemic.
format Dissertação
author Schmidt, Debora Regina
author_sort Schmidt, Debora Regina
title O uso de metodologias ativas no ensino remoto de física: uma proposta de formação para professores do ensino básico
title_short O uso de metodologias ativas no ensino remoto de física: uma proposta de formação para professores do ensino básico
title_full O uso de metodologias ativas no ensino remoto de física: uma proposta de formação para professores do ensino básico
title_fullStr O uso de metodologias ativas no ensino remoto de física: uma proposta de formação para professores do ensino básico
title_full_unstemmed O uso de metodologias ativas no ensino remoto de física: uma proposta de formação para professores do ensino básico
title_sort o uso de metodologias ativas no ensino remoto de física: uma proposta de formação para professores do ensino básico
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation SCHMIDT, Debora Regina. O uso de metodologias ativas no ensino remoto de física: uma proposta de formação para professores do ensino básico. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28593
_version_ 1805307447951228928
score 10,814766