Criatividade e resolução de problemas: aspectos mobilizados durante o ensino-aprendizagem de matemática
Acompanha: Criativimat: uma proposta para desenvolver a criatividade através da resolução de problemas
Autor principal: | Minella, Leandro Henrique Gonçalves |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28905 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-28905 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-289052022-06-24T06:06:19Z Criatividade e resolução de problemas: aspectos mobilizados durante o ensino-aprendizagem de matemática Criativity in solving problem: mobilized aspects during teaching-learning of mathematics Minella, Leandro Henrique Gonçalves Justulin, Andresa Maria https://orcid.org/0000-0003-4107-8464 http://lattes.cnpq.br/8269689492704497 Justulin, Andresa Maria https://orcid.org/0000-0003-4107-8464 http://lattes.cnpq.br/8269689492704497 Pirola, Nelson Antonio https://orcid.org/0000-0002-8215-1317 http://lattes.cnpq.br/9350885456287046 Vertuan, Rodolfo Eduardo https://orcid.org/0000-0002-0695-3086 http://lattes.cnpq.br/7270314006427713 Criatividade Aprendizagem baseada em problemas Matemática (Ensino fundamental) Ensino via Web Creative ability Problem-based learning Mathematics (Fundamental education) Web-based instruction CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Engenharia/Tecnologia/Gestão Acompanha: Criativimat: uma proposta para desenvolver a criatividade através da resolução de problemas The general objective of this research is to analyze which creativity aspects are mobilized by students, and how they are used in a Problem Solving workshop developed in a remote way. The problems implementation occurred in five synchronous meetings through Google Meet and Microsoft Teams, and by using asynchronous activities through Google Classroom, and problems discussion by WhatsApp message app. The research approach is qualitative, and the participants were 19 students of 7º graders of Elementary School from a pioneer school in the north of Paraná. The methods used to data production were documental analysis and participant observation. Data were registered through the recording of synchronous meetings and of audio of discussion sent in the app of message, by the researcher's field diary and by the individual and group productions of the proposed problems. Based on research data and theorical references it was observed the fluency aspect, as participants use measures of ability to represent ideas that were initially algebraic; of flexibility, as they perform the addition operation to handle multiples; that original responses are characterized by those show in a minor frequency; that the evaluation is decisive when selecting ideas that will be presented in the plenary and that the redefinition was mobilized, in the groups, at the moment when the students discussed the individual contributions. An educational product was developed as a results of the Professional Master Degree, in order to assist the mathematics teacher who want to explorer the theme, and invite him to propose from a mathematical problem with creative potential to a workshop on Creativity in Mathematics. A pesquisa tem como objetivo geral analisar quais aspectos da criatividade são mobilizados por estudantes e de que modo são utilizados em uma oficina de Resolução de Problemas desenvolvida de modo remoto. A implementação dos problemas ocorreu em cinco encontros síncronos, por meio do Google Meet e Microsoft Teams, e com atividades assíncronas via Google Classroom e discussões dos problemas pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. A abordagem da pesquisa é qualitativa, e 19 alunos de 7º ano do Ensino Fundamental, de um colégio do norte pioneiro paranaense, foram os participantes. Os métodos utilizados para a produção de dados foram análise documental e observação participante. Os dados foram registrados por meio da gravação dos encontros síncronos e dos áudios das discussões enviados no aplicativo de mensagem, do diário de campo do pesquisador e das produções, individuais e em grupo, dos problemas propostos. A partir dos dados da pesquisa e apoiando-se nos referenciais teóricos, observou-se o aspecto da fluência, à medida que os participantes utilizam as medidas de capacidade para representar ideias que inicialmente eram algébricas; da flexibilidade, à medida que fazem a operação de adição para tratar de múltiplos; que as respostas mais originais são caracterizadas por aquelas que aparecem com menor frequência; que a avaliação é decisiva na hora de selecionar ideias que serão apresentadas na plenária e que a redefinição foi mobilizada, nos grupos, no momento em que os alunos debateram as contribuições individuais. Como resultado do Mestrado Profissional, um produto educacional foi desenvolvido, a fim de auxiliar o professor de Matemática que queira explorar a temática, e convidá-lo a propor desde um problema matemático com potencial criativo até uma oficina de Criatividade em Matemática. 2022-06-23T21:02:55Z 2022-06-23T21:02:55Z 2022-03-04 masterThesis MINELLA, Leandro Henrique Gonçalves. Criatividade e resolução de problemas: aspectos mobilizados durante o ensino-aprendizagem de matemática. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28905 por openAccess https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Criatividade Aprendizagem baseada em problemas Matemática (Ensino fundamental) Ensino via Web Creative ability Problem-based learning Mathematics (Fundamental education) Web-based instruction CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Engenharia/Tecnologia/Gestão |
spellingShingle |
Criatividade Aprendizagem baseada em problemas Matemática (Ensino fundamental) Ensino via Web Creative ability Problem-based learning Mathematics (Fundamental education) Web-based instruction CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Engenharia/Tecnologia/Gestão Minella, Leandro Henrique Gonçalves Criatividade e resolução de problemas: aspectos mobilizados durante o ensino-aprendizagem de matemática |
description |
Acompanha: Criativimat: uma proposta para desenvolver a criatividade através da resolução de problemas |
format |
Dissertação |
author |
Minella, Leandro Henrique Gonçalves |
author_sort |
Minella, Leandro Henrique Gonçalves |
title |
Criatividade e resolução de problemas: aspectos mobilizados durante o ensino-aprendizagem de matemática |
title_short |
Criatividade e resolução de problemas: aspectos mobilizados durante o ensino-aprendizagem de matemática |
title_full |
Criatividade e resolução de problemas: aspectos mobilizados durante o ensino-aprendizagem de matemática |
title_fullStr |
Criatividade e resolução de problemas: aspectos mobilizados durante o ensino-aprendizagem de matemática |
title_full_unstemmed |
Criatividade e resolução de problemas: aspectos mobilizados durante o ensino-aprendizagem de matemática |
title_sort |
criatividade e resolução de problemas: aspectos mobilizados durante o ensino-aprendizagem de matemática |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2022 |
citation |
MINELLA, Leandro Henrique Gonçalves. Criatividade e resolução de problemas: aspectos mobilizados durante o ensino-aprendizagem de matemática. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28905 |
_version_ |
1805301331292848128 |
score |
10,814766 |