Representação e autorrepresentação de mulheres negras na materialidade e na linguagem artística de Renata Felinto

The present research aims to reflect on the strategies of representation and selfrepresentation of black women in the materiality and artistic language of Renata Felinto and her articulations with black feminisms. For this, we seek, at first, a contextualization about Afro-Brazilian artistic product...

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Autor principal: Lourenço, Mariana de Santana
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28959
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spelling riut-1-289592022-07-01T06:06:22Z Representação e autorrepresentação de mulheres negras na materialidade e na linguagem artística de Renata Felinto Representation and self-representation of black women in the materiality and artistic language of Renata Felinto Lourenço, Mariana de Santana Queluz, Marilda Lopes Pinheiro https://orcid.org/0000-0003-1281-2260 http://lattes.cnpq.br/2110123354319236 Queluz, Marilda Lopes Pinheiro https://orcid.org/0000-0003-1281-2260 http://lattes.cnpq.br/2110123354319236 Oliveira, Megg Rayara Gomes de https://orcid.org/0000-0001-9203-9989 http://lattes.cnpq.br/0966589193883906 Sugayama, Soraya https://orcid.org/ 0000-0003-3394-0077 http://lattes.cnpq.br/0055964600569667 Negras na arte Negras - Brasil Arte brasileira Felinto, Renata, 1978- African American women in art Women, Black - Brasil Art, Brazilian CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Sociais e Humanidades The present research aims to reflect on the strategies of representation and selfrepresentation of black women in the materiality and artistic language of Renata Felinto and her articulations with black feminisms. For this, we seek, at first, a contextualization about Afro-Brazilian artistic productions in the country. Based on authors such as Emanoel Araújo, Roberto Conduru and Nelma Mattos, we seek to dialogue about a non-hegemonic perspective of the visual arts in Brazil, with a special interest in black protagonism in this space. Then, we discuss some contemporary Afro-Brazilian visual artists and their forms of resistance against hegemonic narratives from the visual arts. Next, Felinto’s trajectory and some of his works are investigated, with emphasis on the analysis of the project “As que me habitam” (2017-2019), in which Felinto shows different works in which, on the one hand, he honors women that preceded it and who, despite their relevance to national history, were made invisible, also making a social critique of the place of black women in society. On the other hand, it connects its image to those of these women, in a process of identity construction, marked by religiosity, ancestry and the appreciation of black bodies and the subjectivity of these people. A presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre as estratégias de representação e autorrepresentação de mulheres negras na materialidade e na linguagem artística de Renata Felinto e suas articulações com os feminismos negros. Para isso, procura-se, em um primeiro momento, uma contextualização acerca das produções artísticas afrobrasileiras no país. Com base em autores como Emanoel Araújo, Roberto Conduru e Nelma Mattos, busca-se dialogar sobre uma perspectiva não hegemônica das artes visuais no Brasil, com especial interesse pelo protagonismo negro nesse espaço. Em seguida, discute-se acerca de algumas artistas visuais afro-brasileiras contemporâneas e suas formas de resistência contra as narrativas hegemônicas a partir das artes visuais. Na sequência, investiga-se a trajetória de Felinto e algumas de suas obras, com destaque para a análise do projeto “As que me habitam” (2017- 2019), em que Felinto mostra diferentes trabalhos nos quais, por um lado, homenageia mulheres negras que a antecederam e que, apesar de sua relevância para a história nacional, foram invisibilizadas, fazendo também uma crítica social sobre o lugar da mulher negra na sociedade. Por outro, conecta sua imagem às dessas mulheres, em um processo de construção de identidade, marcado pela religiosidade, ancestralidade e pela valorização dos corpos negros e da subjetividade dessas pessoas. 2022-06-30T15:11:44Z 2022-06-30T15:11:44Z 2022-05-05 masterThesis LOURENCO, Mariana de Santana. Representação e autorrepresentação de mulheres negras na materialidade e na linguagem artística de Renata Felinto. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28959 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade UTFPR
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Lourenço, Mariana de Santana
Representação e autorrepresentação de mulheres negras na materialidade e na linguagem artística de Renata Felinto
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