Uma proposta de sequência didática para o estudo da acústica no ensino médio
Acompanha: Uma proposta de sequência didática para o estudo da acústica no ensino médio
Autor principal: | Lima, Juliana Skaraboto |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28973 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-28973 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-289732022-07-02T06:06:00Z Uma proposta de sequência didática para o estudo da acústica no ensino médio A teaching sequence proposal for the study of acoustic in high school Lima, Juliana Skaraboto Fusinato, Polonia Altoé https://orcid.org/ 0000-0002-4698-8574 http://lattes.cnpq.br/0928793011431563 Batista, Michel Corci https://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721 http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 Silva, Debora Ferreira da https://orcid.org/ 0000-0002-3885-2634 http://lattes.cnpq.br/7293445079126935 Silva, Josie Agatha Parrilha da https://orcid.org/ 0000-0002-8778-6792 http://lattes.cnpq.br/7528954595127003 Batista, Michel Corci https://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721 http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 Fusinato, Polonia Altoé https://orcid.org/ 0000-0002-4698-8574 http://lattes.cnpq.br/0928793011431563 Acústica Aprendizagem Som Learning Sound CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino Acompanha: Uma proposta de sequência didática para o estudo da acústica no ensino médio The present work presents a dissertation that was carried out based on a qualitative research. The pedagogical practice occurred through the implementation of a Didactic Sequence for the teaching of Physics in the stage of basic education related to High School with the theme A proposal for a didactic sequence for the study of Acoustics in High School. The theme aims to relate Physics with situations that the student lives on a daily basis, correlating what he learns in the school environment with his life, leading him to reflect, in this case, on the actions of Acoustics in his daily life. The implementation of the proposal took place in a 3rd year high school class at Colégio Estadual Marechal Costa e Silva – EMF, a public school located in Cidade Gaúcha, located in the northwest of the State of Paraná. The classes took place remotely and with synchronous and asynchronous classes, using technological means of communication. In the classes, the active participation of most students was observed, who performed experiments and activities which were shared in virtual environments, through the recording of images. With such participation, it was noticed that the students gradually developed their criticality, analyzing and making notes about the environment in which they were inserted. The elaboration of the Didactic Sequence was based on theoretical foundations of Meaningful Learning by David Paul Ausubel, which takes as a starting point the knowledge that the student already has to start the teachinglearning process, outlining strategies and new information that expand knowledge. In summary, it was observed that the students were able to establish important relationships about the concepts of Acoustics and their daily activities, which proves that the development and execution of this Didactic Sequence helps the learning of the aforementioned contents. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) O presente trabalho apresenta uma dissertação que foi realizada com base em uma pesquisa qualitativa. A prática pedagógica ocorreu mediante implementação de uma Sequência Didática para o Ensino de Física na etapa da Educação Básica referente ao Ensino Médio com o tema Uma proposta de Sequência Didática para o estudo de Acústica no Ensino Médio. O tema visa relacionar a Física com situações que o aluno vive diariamente correlacionando o que aprende no âmbito escolar a sua vida, levando-o a refletir, neste caso sobre as ações da Acústica no seu cotidiano. A concretização da proposta aconteceu em uma turma de 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Marechal Costa e Silva – EMF, escola pública localizada em Cidade Gaúcha que se situa no noroeste do Estado do Paraná. As aulas ocorreram de forma remota e com a realização de aulas síncronas e assíncronas, utilizando meios tecnológicos de comunicação. Nas aulas observou-se a participação ativa da maioria dos alunos, que realizaram experimentos e atividades das quais foram compartilhadas em ambientes virtuais, através do registro de imagens. Com tal participação notou-se que os alunos desenvolveram gradativamente sua criticidade, analisando e realizando apontamentos sobre o meio ao qual se encontravam inseridos. A elaboração da Sequência Didática apoiou-se em fundamentos teóricos da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel, que toma como ponto de partida o conhecimento que o aluno já possui para iniciar o processo de ensino-aprendizagem, traçando estratégias e novas informações que ampliam o conhecimento. Em síntese observou-se que os alunos conseguiram estabelecer relações importantes sobre os conceitos de Acústica e suas atividades diárias o que comprova que, o desenvolvimento e execução da presente Sequência Didática auxilia a aprendizagem dos conteúdos supracitados. 2022-07-01T15:12:08Z 2022-07-01T15:12:08Z 2021-07-24 masterThesis LIMA, Juliana Skaraboto. Uma proposta de sequência didática para o estudo da acústica no ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28973 por openAccess https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campo Mourao Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Acústica Aprendizagem Som Learning Sound CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino |
spellingShingle |
Acústica Aprendizagem Som Learning Sound CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino Lima, Juliana Skaraboto Uma proposta de sequência didática para o estudo da acústica no ensino médio |
description |
Acompanha: Uma proposta de sequência didática para o estudo da acústica no ensino médio |
format |
Dissertação |
author |
Lima, Juliana Skaraboto |
author_sort |
Lima, Juliana Skaraboto |
title |
Uma proposta de sequência didática para o estudo da acústica no ensino médio |
title_short |
Uma proposta de sequência didática para o estudo da acústica no ensino médio |
title_full |
Uma proposta de sequência didática para o estudo da acústica no ensino médio |
title_fullStr |
Uma proposta de sequência didática para o estudo da acústica no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de sequência didática para o estudo da acústica no ensino médio |
title_sort |
uma proposta de sequência didática para o estudo da acústica no ensino médio |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2022 |
citation |
LIMA, Juliana Skaraboto. Uma proposta de sequência didática para o estudo da acústica no ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28973 |
_version_ |
1805301335157899264 |
score |
10,814766 |