O uso da ludicidade como instrumento pedagógico para minimizar a prática do bullying no ambiente escolar

The present work had as objective to portray the way in which the ludicand the activities that in corporate this theme, can positively influence the fight against bullying and minimize its effects. Using the oretical bases and social studies, we seek to convey how play fulness is important in the ed...

ver descrição completa

Autor principal: Alves, Francine Klatter Braga
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29107
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-29107
recordtype dspace
spelling riut-1-291072022-07-29T06:05:24Z O uso da ludicidade como instrumento pedagógico para minimizar a prática do bullying no ambiente escolar The use of play fulness as a pedagogical tool to minimize the practice of bullying in the school environment Alves, Francine Klatter Braga Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça Adamczuk, Samara Ernandes Mascarello, Leide Daiane do Nascimento Assédio nas escolas Ensino Aprendizagem Harassment in schools Teaching Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The present work had as objective to portray the way in which the ludicand the activities that in corporate this theme, can positively influence the fight against bullying and minimize its effects. Using the oretical bases and social studies, we seek to convey how play fulness is important in the educational and social formation of children and adolescents in the school environment. Concepts of socialization and the issues arising from the failure of the process of the individual's for mation are addressed. The use of sociology to identify the process of intimidation resulted from aggressions in schools is portrayed as a solution to combat bullying and its possible extinction. The role of the school is fundamental as the main agent in the observation, intervention and solution in the practice of bullying in the educational setting. The use of teams of professionals such as psychologists, pedagogues and psychopedagogues is mentioned as important for the formation of support groups for students and offenders, aiming an improvement in the quality of teaching and school coexistence. In this way, it is analyzed how the play fulness can interfere in the formation of the student as an citizen, in order to facilitate education in the school environment, promoting the participation of all those involved in the process of education. In this way, a pleasant and leisure-oriented teaching. O presente trabalho retrata de que maneira o lúdico e atividades que apresentam essa temática, podem influenciar positivamente no combate ao bullying e minimizar seus efeitos. Utilizando-se de embasamentos teóricos, busca-se exemplificar como a ludicidade é importante na formação educacional e social de crianças e adolescentes no meio escolar. Conceitos de socialização e as consequências advindas da falha no processo de formação de cidadão são abordados. O uso da sociologia para identificar o processo de intimidação provenientes de agressões nas escolas é retratado como forma de solução ao combate do bullying e sua possível extinção. É fundamentado o papel da escola como principal agente atuante na observação, intervenção e solução do bullying no ambiente educacional. O uso de equipes com profissionais como psicólogos, pedagogos e psicopedagogos é mencionado para que se forme grupos de apoio aos alunos vítimas e agressores, visando uma melhora na qualidade de ensino e convivência escolar. De acordo com os fundamentos que se expõe verificar-se-á que o lúdico pode interferir na formação do aluno como cidadão e proporcionar inclusão no ambiente escolar, promovendo assim, a participação de todos os envolvidos a educar. Desse modo, a utilização de um ensino prazeroso e voltado ao lazer, pode transformar um ensino rígido em uma participação ativa dos alunos, podendo, ainda, proporcionar a exclusão e preconceito, findando com a prática do bullying no ambiente escolar. 2022-07-28T11:29:50Z 2022-07-28T11:29:50Z 2018-08-11 specializationThesis ALVES, Francine Klatter Braga. O uso da ludicidade como instrumento pedagógico para minimizar a prática do bullying no ambiente escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidades) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29107 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Dois Vizinhos Brasil Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Assédio nas escolas
Ensino
Aprendizagem
Harassment in schools
Teaching
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Assédio nas escolas
Ensino
Aprendizagem
Harassment in schools
Teaching
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Alves, Francine Klatter Braga
O uso da ludicidade como instrumento pedagógico para minimizar a prática do bullying no ambiente escolar
description The present work had as objective to portray the way in which the ludicand the activities that in corporate this theme, can positively influence the fight against bullying and minimize its effects. Using the oretical bases and social studies, we seek to convey how play fulness is important in the educational and social formation of children and adolescents in the school environment. Concepts of socialization and the issues arising from the failure of the process of the individual's for mation are addressed. The use of sociology to identify the process of intimidation resulted from aggressions in schools is portrayed as a solution to combat bullying and its possible extinction. The role of the school is fundamental as the main agent in the observation, intervention and solution in the practice of bullying in the educational setting. The use of teams of professionals such as psychologists, pedagogues and psychopedagogues is mentioned as important for the formation of support groups for students and offenders, aiming an improvement in the quality of teaching and school coexistence. In this way, it is analyzed how the play fulness can interfere in the formation of the student as an citizen, in order to facilitate education in the school environment, promoting the participation of all those involved in the process of education. In this way, a pleasant and leisure-oriented teaching.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Alves, Francine Klatter Braga
author_sort Alves, Francine Klatter Braga
title O uso da ludicidade como instrumento pedagógico para minimizar a prática do bullying no ambiente escolar
title_short O uso da ludicidade como instrumento pedagógico para minimizar a prática do bullying no ambiente escolar
title_full O uso da ludicidade como instrumento pedagógico para minimizar a prática do bullying no ambiente escolar
title_fullStr O uso da ludicidade como instrumento pedagógico para minimizar a prática do bullying no ambiente escolar
title_full_unstemmed O uso da ludicidade como instrumento pedagógico para minimizar a prática do bullying no ambiente escolar
title_sort o uso da ludicidade como instrumento pedagógico para minimizar a prática do bullying no ambiente escolar
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation ALVES, Francine Klatter Braga. O uso da ludicidade como instrumento pedagógico para minimizar a prática do bullying no ambiente escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidades) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29107
_version_ 1805299562045243392
score 10,814766