Um país em devir-Angola e seus narradores: a criança e o animal em Bom Dia Camaradas, de Ondjaki, e o Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa

Good Morning Comrades (2001), by Ondjaki, and The Book of Chameleons (2004), by José Eduardo Agualusa, are books that present narratives that take place in the post-colonial period in Angola, more specifically in the city of Luanda. While the first novel is narrated by a child-hero, still maturing a...

ver descrição completa

Autor principal: Azevedo, Vitória Albino Mendonça Bernardes de
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29180
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-29180
recordtype dspace
spelling riut-1-291802022-08-06T06:06:06Z Um país em devir-Angola e seus narradores: a criança e o animal em Bom Dia Camaradas, de Ondjaki, e o Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa A country in becoming-Angola and its narrators: the child and the animal in Good Morning Comrades, by Ondjaki, and The Book of Chameleons, by José Eduardo Agualusa Azevedo, Vitória Albino Mendonça Bernardes de Nascimento, Naira de Almeida https://orcid.org/0000-0001-5185-6245 http://lattes.cnpq.br/0236397197143225 Cantarin, Márcio Matiassi https://orcid.org/0000-0002-8622-9345 http://lattes.cnpq.br/8396759751370138 Nascimento, Naira de Almeida https://orcid.org/0000-0001-5185-6245 http://lattes.cnpq.br/0236397197143225 Paradiso, Silvio Ruiz https://orcid.org/0000-0001-7248-6490 http://lattes.cnpq.br/0319529066801482 Devir (Filosofia) Literatura angolana Pós-colonialismo Narrativa (Retórica) Crianças na literatura Becoming (Philosophy) Angolan literature (Portuguese) Postcolonialism Narration (Rhetoric) Children in literature CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Letras Good Morning Comrades (2001), by Ondjaki, and The Book of Chameleons (2004), by José Eduardo Agualusa, are books that present narratives that take place in the post-colonial period in Angola, more specifically in the city of Luanda. While the first novel is narrated by a child-hero, still maturing and who did not experience the colonialist period in the country, the second storyline unfolds through the eyes of a gecko, a reclusive animal that observes each event from a privileged perspective, merging the facts of the present with its human past. Thus, the reader is invited to understand the point of view of the narrators in both works, following these becoming visions of a country in transformation. Therefore, the main purpose of this research is to analyze the function of these narrators in the selected novels, approaching historical conceptions that theoretically ground these authors’ choices and adopting the concept of becoming, developed by Deleuze and Guattari (1995; 1996; 1997 [1980]), to relate narrative elements and develop the proposed themes. To compose the discussion of the works, the assumptions of Deleuze and Guattari (1977), Deleuze and Parnet (1998 [1977]), Deleuze (1997), Garuba (2003), Machado (2009), Paradiso (2015; 2020) and Viveiros de Castro (1996; 2002) were essentially considered. Regarding the historiographical survey, we have as main theoretical contribution Heintze (2007), Wheeler and Pélissier (2016), and the great collection General History of Africa, distributed and published in Brazil by UNESCO (2010). About the methodology that conducts the work, the research is qualitative and bibliographical in nature. As a result, it is observed the analysis of deterritorialized narrators, who manifest their child and animal becoming, connecting themselves to the literary space – also in a process of becoming – and to other characters, through their positions of observation of the plot. Bom dia Camaradas (2001), do autor Ondjaki, e O Vendedor de Passados (2004), de José Eduardo Agualusa, são livros que apresentam narrativas ocorridas no período pós-colonial em Angola, mais especificamente na cidade de Luanda. Enquanto o primeiro romance é narrado por um herói-criança, ainda em fase de amadurecimento e que não vivenciou o período colonialista no país, o segundo enredo se desenrola por meio do olhar de uma osga, animal recluso que observa cada acontecimento sob uma perspectiva privilegiada, mesclando os fatos do presente ao seu passado humano. Assim, o leitor é convidado a compreender o ponto de vista dos narradores em ambas as obras, acompanhando esses olhares em devir diante de um país em transformação. Em vista disso, a presente pesquisa tem por objetivo principal a análise da função desses narradores nos romances selecionados, abordando concepções históricas que embasem teoricamente essas escolhas dos autores e adotando-se do conceito de devir, desenvolvido por Deleuze e Guattari (1995; 1996; 1997 [1980]), para relacionar elementos narrativos e desenvolver as temáticas propostas. Para compor a discussão das obras, foram utilizados, essencialmente, os pressupostos de Deleuze e Guattari (1977), Deleuze e Parnet (1998 [1977]), Deleuze (1997), Garuba (2003), Machado (2009), Paradiso (2015; 2020) e Viveiros de Castro (1996; 2002). No que tange ao levantamento historiográfico, tem-se como aporte teórico principal Heintze (2007), Wheeler e Pélissier (2016), e a grandiosa coleção História Geral da África, distribuída e publicada no Brasil por UNESCO (2010). Com relação à metodologia que conduz o trabalho, tem-se o caráter qualitativo da pesquisa, de cunho bibliográfico. Como resultado, observa-se a análise de narradores desterritorializados, que manifestam seus devires criança e animal, conectando-se ao espaço literário – também em processo de devir – e a outros personagens, através de suas posições de observação do enredo. 2022-08-05T17:09:59Z 2022-08-05T17:09:59Z 2022-06-08 masterThesis AZEVEDO, Vitória Albino Mendonça Bernardes de. Um país em devir-Angola e seus narradores: a criança e o animal em Bom Dia Camaradas, de Ondjaki, e o Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29180 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Devir (Filosofia)
Literatura angolana
Pós-colonialismo
Narrativa (Retórica)
Crianças na literatura
Becoming (Philosophy)
Angolan literature (Portuguese)
Postcolonialism
Narration (Rhetoric)
Children in literature
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Letras
spellingShingle Devir (Filosofia)
Literatura angolana
Pós-colonialismo
Narrativa (Retórica)
Crianças na literatura
Becoming (Philosophy)
Angolan literature (Portuguese)
Postcolonialism
Narration (Rhetoric)
Children in literature
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Letras
Azevedo, Vitória Albino Mendonça Bernardes de
Um país em devir-Angola e seus narradores: a criança e o animal em Bom Dia Camaradas, de Ondjaki, e o Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa
description Good Morning Comrades (2001), by Ondjaki, and The Book of Chameleons (2004), by José Eduardo Agualusa, are books that present narratives that take place in the post-colonial period in Angola, more specifically in the city of Luanda. While the first novel is narrated by a child-hero, still maturing and who did not experience the colonialist period in the country, the second storyline unfolds through the eyes of a gecko, a reclusive animal that observes each event from a privileged perspective, merging the facts of the present with its human past. Thus, the reader is invited to understand the point of view of the narrators in both works, following these becoming visions of a country in transformation. Therefore, the main purpose of this research is to analyze the function of these narrators in the selected novels, approaching historical conceptions that theoretically ground these authors’ choices and adopting the concept of becoming, developed by Deleuze and Guattari (1995; 1996; 1997 [1980]), to relate narrative elements and develop the proposed themes. To compose the discussion of the works, the assumptions of Deleuze and Guattari (1977), Deleuze and Parnet (1998 [1977]), Deleuze (1997), Garuba (2003), Machado (2009), Paradiso (2015; 2020) and Viveiros de Castro (1996; 2002) were essentially considered. Regarding the historiographical survey, we have as main theoretical contribution Heintze (2007), Wheeler and Pélissier (2016), and the great collection General History of Africa, distributed and published in Brazil by UNESCO (2010). About the methodology that conducts the work, the research is qualitative and bibliographical in nature. As a result, it is observed the analysis of deterritorialized narrators, who manifest their child and animal becoming, connecting themselves to the literary space – also in a process of becoming – and to other characters, through their positions of observation of the plot.
format Dissertação
author Azevedo, Vitória Albino Mendonça Bernardes de
author_sort Azevedo, Vitória Albino Mendonça Bernardes de
title Um país em devir-Angola e seus narradores: a criança e o animal em Bom Dia Camaradas, de Ondjaki, e o Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa
title_short Um país em devir-Angola e seus narradores: a criança e o animal em Bom Dia Camaradas, de Ondjaki, e o Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa
title_full Um país em devir-Angola e seus narradores: a criança e o animal em Bom Dia Camaradas, de Ondjaki, e o Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa
title_fullStr Um país em devir-Angola e seus narradores: a criança e o animal em Bom Dia Camaradas, de Ondjaki, e o Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa
title_full_unstemmed Um país em devir-Angola e seus narradores: a criança e o animal em Bom Dia Camaradas, de Ondjaki, e o Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa
title_sort um país em devir-angola e seus narradores: a criança e o animal em bom dia camaradas, de ondjaki, e o vendedor de passados, de josé eduardo agualusa
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation AZEVEDO, Vitória Albino Mendonça Bernardes de. Um país em devir-Angola e seus narradores: a criança e o animal em Bom Dia Camaradas, de Ondjaki, e o Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29180
_version_ 1760453425180442624
score 10,966579