Mulheres ma computação: percepções, memórias e participação de estudantes e egressas

In researches of National Institute for Educational Studies and Research (NIES), Higher Education Census, Theses and Dissertation, it was observed that undergraduate courses in Computing are those with fewer women enrolled. Accessing such information identifies that quantify data about women partici...

ver descrição completa

Autor principal: Castelini, Pricila
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2944
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-2944
recordtype dspace
spelling riut-1-29442018-02-26T19:01:55Z Mulheres ma computação: percepções, memórias e participação de estudantes e egressas women in computing: students and graduates perceptions, memories and participation Castelini, Pricila Amaral, Marilia Abrahão http://lattes.cnpq.br/9319101798473279 Merkle, Luiz Ernesto Bim, Sílvia Amélia Maciel, Cristiano Amaral, Marilia Abrahão Mulheres no processamento eletrônico de dados Computação - Estudo e ensino (Superior) Estudantes universitárias - Mulheres Women college students Percepção Mulheres – Identidade Igualdade Projeto de sistema centrado no usuário - Aspectos sociais Tecnologia Women electronic data processing personnel Computer Science - Study and teaching (Higher) Women college students - Women Perception Women - Identity Equality User-centered system design - Social aspects Technology CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Sociais e Humanidades In researches of National Institute for Educational Studies and Research (NIES), Higher Education Census, Theses and Dissertation, it was observed that undergraduate courses in Computing are those with fewer women enrolled. Accessing such information identifies that quantify data about women participation in Computing area is insufficient. Thus, to comprehend which factors to this disparity has proposed three workshops: first face-to-face workshop with students of Computing area; second also a workshop, however, with recent grads of Bachelor of Information Systems and Computer Engineering; and third a virtual space for collaboration on topics that involve the women participation in Computing, remote mode, in corais.org plataform, three workshops were with students and recent grads from the same Institution – Federal Technological University of Paraná – in Curitiba. The three workshops used Participatory Design (PD) practice - future workshop, however in each of them the development was different, because (PD) allowed that participants organized the approach collaboratively. The results bring perceptions and memories of students and recent grad about women participation in Computing, and these results point out that is up to society and to University, to promote discussions to implementing genre quotas, changes since childhood, at school, and the participation of parents and all the society; it is necessary to point to gender equality; labor market; opportunities; destruction of gender categories and the development of public policy for equity. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Pesquisas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), Censo da Educação Superior, Teses e Dissertações, apontam que os cursos de graduação na área de Computação são os com menor número de mulheres matriculadas. Assim, para compreender quais os fatores para esta disparidade, foram propostas, nesta pesquisa, três oficinas com estudantes e egressas de cursos da área de computação de uma universidade federal: a primeira foi uma atividade presencial com estudantes da área de Computação para entender as percepções e memórias destas pessoas; a segunda também foi uma atividade presencial com este mesmo intuito, porém, com egressas de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) e Engenharia de Computação (EC); e a terceira, um espaço virtual para promover a participação e discussão sobre as memórias das egressas. Para essas três oficinas, utilizou-se uma prática de Design Participativo (DP), a Oficina de Futuro. O Design Participativo proporcionou que cada uma das atividades tivesse o desenvolvimento conduzido de forma diferente, pois a proposta de DP permitiu que as práticas fossem organizadas colaborativamente pelos participantes, o que difere dos dados obtidos por questionários, por exemplo. Os resultados destas aproximações trazem as percepções e memórias de estudantes e egressas sobre a participação de mulheres na área de Computação. Estes resultados encaminham que cabe à sociedade e à comunidade acadêmica promover discussões para a implementação de política de cotas para gêneros, promover mudanças, apontando para a igualdade de gênero, no ambiente escolar, no mercado de trabalho e nos papéis sociais. 2018-02-26T19:01:55Z 2018-02-26T19:01:55Z 2018-02-02 masterThesis CASTELINI, Pricila. Mulheres na computação: percepções, memórias e participação de estudantes e egressas. 2018. 133 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2944 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Mulheres no processamento eletrônico de dados
Computação - Estudo e ensino (Superior)
Estudantes universitárias - Mulheres Women college students
Percepção
Mulheres – Identidade
Igualdade
Projeto de sistema centrado no usuário - Aspectos sociais
Tecnologia
Women electronic data processing personnel
Computer Science - Study and teaching (Higher)
Women college students - Women
Perception
Women - Identity
Equality
User-centered system design - Social aspects
Technology
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Sociais e Humanidades
spellingShingle Mulheres no processamento eletrônico de dados
Computação - Estudo e ensino (Superior)
Estudantes universitárias - Mulheres Women college students
Percepção
Mulheres – Identidade
Igualdade
Projeto de sistema centrado no usuário - Aspectos sociais
Tecnologia
Women electronic data processing personnel
Computer Science - Study and teaching (Higher)
Women college students - Women
Perception
Women - Identity
Equality
User-centered system design - Social aspects
Technology
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Sociais e Humanidades
Castelini, Pricila
Mulheres ma computação: percepções, memórias e participação de estudantes e egressas
description In researches of National Institute for Educational Studies and Research (NIES), Higher Education Census, Theses and Dissertation, it was observed that undergraduate courses in Computing are those with fewer women enrolled. Accessing such information identifies that quantify data about women participation in Computing area is insufficient. Thus, to comprehend which factors to this disparity has proposed three workshops: first face-to-face workshop with students of Computing area; second also a workshop, however, with recent grads of Bachelor of Information Systems and Computer Engineering; and third a virtual space for collaboration on topics that involve the women participation in Computing, remote mode, in corais.org plataform, three workshops were with students and recent grads from the same Institution – Federal Technological University of Paraná – in Curitiba. The three workshops used Participatory Design (PD) practice - future workshop, however in each of them the development was different, because (PD) allowed that participants organized the approach collaboratively. The results bring perceptions and memories of students and recent grad about women participation in Computing, and these results point out that is up to society and to University, to promote discussions to implementing genre quotas, changes since childhood, at school, and the participation of parents and all the society; it is necessary to point to gender equality; labor market; opportunities; destruction of gender categories and the development of public policy for equity.
format Dissertação
author Castelini, Pricila
author_sort Castelini, Pricila
title Mulheres ma computação: percepções, memórias e participação de estudantes e egressas
title_short Mulheres ma computação: percepções, memórias e participação de estudantes e egressas
title_full Mulheres ma computação: percepções, memórias e participação de estudantes e egressas
title_fullStr Mulheres ma computação: percepções, memórias e participação de estudantes e egressas
title_full_unstemmed Mulheres ma computação: percepções, memórias e participação de estudantes e egressas
title_sort mulheres ma computação: percepções, memórias e participação de estudantes e egressas
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2018
citation CASTELINI, Pricila. Mulheres na computação: percepções, memórias e participação de estudantes e egressas. 2018. 133 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2944
_version_ 1805320584356167680
score 10,814766