A Interface entre cinema e biologia: o filme de animação “Vida de Inseto” pode ser utilizado em sala de aula?
Cinema has been present in schools for decades, and commercial movies, especially the animated ones, attract more attention from students. Thus, it is possible to insert this resource in the teaching of Zoology, in the Science discipline. For the effective use of this resource, morphological and beh...
Autor principal: | Cezarin, Ana Maria |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29757 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-29757 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-297572022-09-28T06:07:30Z A Interface entre cinema e biologia: o filme de animação “Vida de Inseto” pode ser utilizado em sala de aula? The interface between cinema and biology: can the animated film "A Bug’s Life" be used in the classroom? Cezarin, Ana Maria Potrich, Michele Potrich, Michele Silva, Gustavo Sene Manfio, Daiara Ciência - Estudo e ensino Zoologia Entomologia Science - Study and teaching Zoology Entomology CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Cinema has been present in schools for decades, and commercial movies, especially the animated ones, attract more attention from students. Thus, it is possible to insert this resource in the teaching of Zoology, in the Science discipline. For the effective use of this resource, morphological and behavioral analysis of the characters are essential to compare what is fiction and what is reality. In this sense, this work aimed to analyze the link between Cinema and the teaching of Zoology, making morphological and behavioral analyzes of the characters in the animated film A Bug’s Life. A comparison was also made with textbooks from Elementary School 2 and a practical guide was built. With the analyzes carried out and the construction of a table with the time of important events in the film, a practical guide to A Bug’s Life was created, using the online platform Canva. It was observed that the animation A Bug’s Life can be used as a didactic resource in full or in clippings, if it is correctly mediated by the teacher. With this, the creation of a practical guide, helps and facilitates the teacher in applying the film in Science classes. O Cinema se faz presente nas escolas há décadas, sendo que os filmes comerciais, especialmente de animação, detêm maior atenção dos alunos. Assim, é possível inserir este recurso no ensino de Zoologia, na disciplina de Ciências. Para que seja efetivo o uso deste recurso, análises morfológicas e comportamentais dos personagens são essenciais para comparar o que é ficção e o que é realidade. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo analisar a interface entre o Cinema e o ensino de Zoologia, fazendo análises morfológicas e comportamentais dos personagens do filme de animação Vida de Inseto. Foi realizado em forma de texto, a comparação morfológica e comportamental dos personagens do filme com aquilo que se encontra na realidade, utilizando recortes de cenas do próprio filme. Também foi feito uma comparação com livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental 2 e disponibilizado o tempo de acontecimentos de cenas importantes em um quadro. Com as análises realizadas e a construção de um quadro com o tempo de acontecimentos de eventos importantes do filme, criou-se um guia prático de Vida de Inseto, utilizando a plataforma online Canva. Observou-se que a animação Vida de Inseto pode ser utilizada como recurso didático por completo ou em recortes, desde que mediada de forma correta pelo professor da disciplina. Com isso, o guia prático, pode ainda auxiliar, incrementar e facilitar o docente que o utilizar para a aplicação do filme Vida de Inseto nas aulas de Ciências. 2022-09-27T18:21:43Z 2022-09-27T18:21:43Z 2021-12-10 bachelorThesis CEZARIN, Ana Maria. A Interface entre cinema e biologia: o filme de animação “Vida de Inseto” pode ser utilizado em sala de aula? 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29757 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Dois Vizinhos Brasil Licenciatura em Ciências Biológicas UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Ciência - Estudo e ensino Zoologia Entomologia Science - Study and teaching Zoology Entomology CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
spellingShingle |
Ciência - Estudo e ensino Zoologia Entomologia Science - Study and teaching Zoology Entomology CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Cezarin, Ana Maria A Interface entre cinema e biologia: o filme de animação “Vida de Inseto” pode ser utilizado em sala de aula? |
description |
Cinema has been present in schools for decades, and commercial movies, especially the animated ones, attract more attention from students. Thus, it is possible to insert this resource in the teaching of Zoology, in the Science discipline. For the effective use of this resource, morphological and behavioral analysis of the characters are essential to compare what is fiction and what is reality. In this sense, this work aimed to analyze the link between Cinema and the teaching of Zoology, making morphological and behavioral analyzes of the characters in the animated film A Bug’s Life. A comparison was also made with textbooks from Elementary School 2 and a practical guide was built. With the analyzes carried out and the construction of a table with the time of important events in the film, a practical guide to A Bug’s Life was created, using the online platform Canva. It was observed that the animation A Bug’s Life can be used as a didactic resource in full or in clippings, if it is correctly mediated by the teacher. With this, the creation of a practical guide, helps and facilitates the teacher in applying the film in Science classes. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Cezarin, Ana Maria |
author_sort |
Cezarin, Ana Maria |
title |
A Interface entre cinema e biologia: o filme de animação “Vida de Inseto” pode ser utilizado em sala de aula? |
title_short |
A Interface entre cinema e biologia: o filme de animação “Vida de Inseto” pode ser utilizado em sala de aula? |
title_full |
A Interface entre cinema e biologia: o filme de animação “Vida de Inseto” pode ser utilizado em sala de aula? |
title_fullStr |
A Interface entre cinema e biologia: o filme de animação “Vida de Inseto” pode ser utilizado em sala de aula? |
title_full_unstemmed |
A Interface entre cinema e biologia: o filme de animação “Vida de Inseto” pode ser utilizado em sala de aula? |
title_sort |
interface entre cinema e biologia: o filme de animação “vida de inseto” pode ser utilizado em sala de aula? |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2022 |
citation |
CEZARIN, Ana Maria. A Interface entre cinema e biologia: o filme de animação “Vida de Inseto” pode ser utilizado em sala de aula? 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2021. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29757 |
_version_ |
1805303114068131840 |
score |
10,814766 |