O céu e o universo nos livros didáticos de ciências da natureza do ensino médio: uma análise do PNLD 2021

Acompanha: Astronomia nos livros

Autor principal: Xavier, Lucas Eduardo
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29862
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-29862
recordtype dspace
spelling riut-1-298622022-10-08T06:07:19Z O céu e o universo nos livros didáticos de ciências da natureza do ensino médio: uma análise do PNLD 2021 The sky and the universe in high school natural science books: an analysis of the PNLD 2021 Xavier, Lucas Eduardo Florczak, Marcos Antonio https://orcid.org/0000-0002-3874-1926 http://lattes.cnpq.br/7037671532203196 Martins, Alisson Antonio https://orcid.org/0000-0002-4431-2247 http://lattes.cnpq.br/6957222191806198 Martins, Alisson Antonio https://orcid.org/0000-0002-4431-2247 http://lattes.cnpq.br/6957222191806198 Leite, Álvaro Emílio https://orcid.org/0000-0001-8817-6630 http://lattes.cnpq.br/4151784868437918 Duha, Jânia https://orcid.org/0000-0003-3913-2521 http://lattes.cnpq.br/1929314307535633 Florczak, Marcos Antonio https://orcid.org/0000-0002-3874-1926 http://lattes.cnpq.br/7037671532203196 Garcia, Nilson Marcos Dias https://orcid.org/0000-0002-3242-994X http://lattes.cnpq.br/2711017945843978 Astronomia - Estudo e ensino Ciência - Estudo e ensino Livros didáticos Educação Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) Base Nacional Comum Curricular Astronomy - Study and teaching Science - Study and teaching Textbooks Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino Acompanha: Astronomia nos livros The present work has as objective the textbooks of Natural Sciences (Physics, Chemistry and Biology) of High School, approved by the National Textbook Program (PNLD) of 2021, about the contents of Astronomy, which can be considered to be embedded in certain skills, from Natural Sciences, proposed by the National Common Curricular Base, such as EM13CNT201, EM13CNT204 and EM13CNT209. Such functions were treated as a reference, in relation to research, in relation to Astronomy, in relation to research. It takes place with the comparison of other selected works with the components of the PNLD 2018, in which points of convergence and divergence between the materials are highlighted. From the works elaborated, it is verified that, as it presents the astronomical subjects of uniformity, só that I project the basics to already fit the requested skills, other diverse other enriching views of the subject. Already with the previous PNLD, there is a reduction in the subjects, some subjects, a development, an alteration of the works, a discussion, but also the discipline in a subject, a development of new elements and a question of life, but also the discipline for the appearance of new elements and changes outside the Earth. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar os livros didáticos de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) do Ensino Médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021, acerca da presença dos conteúdos de Astronomia, considerando-se determinadas habilidades específicas de Ciências da Natureza propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Estas habilidades específicas, definidas pelos códigos EM13CNT201, EM13CNT204 e EM13CNT209, foram estabelecidas como referenciais para a pesquisa, pois, tratam dos conteúdos básicos, em relação à Astronomia, a serem contemplados nos livros didáticos. Além desta análise, foi realizada a comparação entre as obras do PNLD 2021 e as coleções do PNLD 2018, expressando-se pontos de convergência e divergências entre os materiais. A partir das análises realizadas, constata-se que as obras não apresentam de maneira uniforme os assuntos de Astronomia, visto que, por um lado, algumas obras propõe o básico para se encaixar nas habilidades solicitadas e, por outro, percebe-se livros que trazem diversos outros elementos enriquecendo o assunto. Por meio da comparação entre as duas edições do PNLD, notou-se uma redução nos assuntos, dado a junção das disciplinas em apenas uma obra, mas, constata-se, também, a apresentação de novos elementos, como a discussão para o surgimento e desenvolvimento de vida fora da Terra. 2022-10-07T18:41:23Z 2022-10-07T18:41:23Z 2022-08-12 masterThesis XAVIER, Lucas Eduardo. O céu e o universo nos livros didáticos de ciências da natureza do ensino médio: uma análise do PNLD 2021. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29862 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Astronomia - Estudo e ensino
Ciência - Estudo e ensino
Livros didáticos
Educação
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Base Nacional Comum Curricular
Astronomy - Study and teaching
Science - Study and teaching
Textbooks
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
spellingShingle Astronomia - Estudo e ensino
Ciência - Estudo e ensino
Livros didáticos
Educação
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Base Nacional Comum Curricular
Astronomy - Study and teaching
Science - Study and teaching
Textbooks
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
Xavier, Lucas Eduardo
O céu e o universo nos livros didáticos de ciências da natureza do ensino médio: uma análise do PNLD 2021
description Acompanha: Astronomia nos livros
format Dissertação
author Xavier, Lucas Eduardo
author_sort Xavier, Lucas Eduardo
title O céu e o universo nos livros didáticos de ciências da natureza do ensino médio: uma análise do PNLD 2021
title_short O céu e o universo nos livros didáticos de ciências da natureza do ensino médio: uma análise do PNLD 2021
title_full O céu e o universo nos livros didáticos de ciências da natureza do ensino médio: uma análise do PNLD 2021
title_fullStr O céu e o universo nos livros didáticos de ciências da natureza do ensino médio: uma análise do PNLD 2021
title_full_unstemmed O céu e o universo nos livros didáticos de ciências da natureza do ensino médio: uma análise do PNLD 2021
title_sort o céu e o universo nos livros didáticos de ciências da natureza do ensino médio: uma análise do pnld 2021
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation XAVIER, Lucas Eduardo. O céu e o universo nos livros didáticos de ciências da natureza do ensino médio: uma análise do PNLD 2021. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29862
_version_ 1805305568717438976
score 10,814766