Formando engenheiros em um laboratório de usinagem: conhecimento, gênero e gambiarra
This paper discusses the process of training engineers, from observations of a machining course in a Mechanical Engineering program. Data collection and interpretation were subsidized by the history of engineering in Brazil, as well as the sociology of professions. Thus, it was understood how the sy...
Principais autores: | Guerrini, Daniel, Alencar, Amanda Yuri Nishiyama de, Santos, Lucas Pinheiro |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Londrina
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30037 https://doi.org/10.1590/198053147066 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-30037 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-300372022-11-01T06:06:56Z Formando engenheiros em um laboratório de usinagem: conhecimento, gênero e gambiarra Training engineers in a machining laboratory: knowledge, gender and gambiarra Guerrini, Daniel Alencar, Amanda Yuri Nishiyama de Santos, Lucas Pinheiro Engenharia Formação profissional Profissões - Aspectos sociológicos Engineering Occupational training Professions - Sociological aspects CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA This paper discusses the process of training engineers, from observations of a machining course in a Mechanical Engineering program. Data collection and interpretation were subsidized by the history of engineering in Brazil, as well as the sociology of professions. Thus, it was understood how the systematized knowledge of this group is used to indicate internal, hierarchical positions within the profession and in relation to external groups. Data points to a hierarchization based on the opposition between academic training and improvised practices from the factory floor, despite the close relationship of these professionals with such practices. This opposition carries strong, symbolic violence when faced with the gender variable in the process of training these engineers. Este artigo discute o processo de formação de engenheiros a partir de observações de uma disciplina de usinagem em um curso de Engenharia Mecânica. Subsidiaram a coleta de dados e sua interpretação a história da engenharia no Brasil, assim como a sociologia das profissões. Assim, entendeu-se como o conhecimento sistematizado desse grupo é mobilizado para marcar posições hierárquicas internas à profissão e em relação a grupos externos. Os dados apontam para uma hierarquização fundamentada na oposição entre formação acadêmica e práticas improvisadas do chão de fábrica, a despeito da estreita relação desses profissionais com tais práticas. Essa oposição assume contornos de forte violência simbólica quando deparada com a variável gênero no processo de formação desses engenheiros. 2022-10-31T19:57:47Z 2022-10-31T19:57:47Z 2020 article GUERRINI, Daniel; ALENCAR, Amanda Yuri Nishiyama de; SANTOS, Lucas Pinheiro. Formando engenheiros em um laboratório de usinagem: conhecimento, gênero e gambiarra. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 176, abr.-jun. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/fvLnWkqrZB7PykCRtBG4cnF/?lang=pt. Acesso em: 31 out. 2022. 1980-5314 http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30037 https://doi.org/10.1590/198053147066 por Cadernos de Pesquisa https://www.scielo.br/j/cp/a/fvLnWkqrZB7PykCRtBG4cnF/?lang=pt openAccess https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ application/pdf Londrina Brasil |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Engenharia Formação profissional Profissões - Aspectos sociológicos Engineering Occupational training Professions - Sociological aspects CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
spellingShingle |
Engenharia Formação profissional Profissões - Aspectos sociológicos Engineering Occupational training Professions - Sociological aspects CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA Guerrini, Daniel Alencar, Amanda Yuri Nishiyama de Santos, Lucas Pinheiro Formando engenheiros em um laboratório de usinagem: conhecimento, gênero e gambiarra |
description |
This paper discusses the process of training engineers, from observations of a machining course in a Mechanical Engineering program. Data collection and interpretation were subsidized by the history of engineering in Brazil, as well as the sociology of professions. Thus, it was understood how the systematized knowledge of this group is used to indicate internal, hierarchical positions within the profession and in relation to external groups. Data points to a hierarchization based on the opposition between academic training and improvised practices from the factory floor, despite the close relationship of these professionals with such practices. This opposition carries strong, symbolic violence when faced with the gender variable in the process of training these engineers. |
format |
Artigo |
author |
Guerrini, Daniel Alencar, Amanda Yuri Nishiyama de Santos, Lucas Pinheiro |
author_sort |
Guerrini, Daniel |
title |
Formando engenheiros em um laboratório de usinagem: conhecimento, gênero e gambiarra |
title_short |
Formando engenheiros em um laboratório de usinagem: conhecimento, gênero e gambiarra |
title_full |
Formando engenheiros em um laboratório de usinagem: conhecimento, gênero e gambiarra |
title_fullStr |
Formando engenheiros em um laboratório de usinagem: conhecimento, gênero e gambiarra |
title_full_unstemmed |
Formando engenheiros em um laboratório de usinagem: conhecimento, gênero e gambiarra |
title_sort |
formando engenheiros em um laboratório de usinagem: conhecimento, gênero e gambiarra |
publisher |
Londrina |
publishDate |
2022 |
citation |
GUERRINI, Daniel; ALENCAR, Amanda Yuri Nishiyama de; SANTOS, Lucas Pinheiro. Formando engenheiros em um laboratório de usinagem: conhecimento, gênero e gambiarra. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 176, abr.-jun. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/fvLnWkqrZB7PykCRtBG4cnF/?lang=pt. Acesso em: 31 out. 2022. 1980-5314 |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30037 https://doi.org/10.1590/198053147066 |
_version_ |
1805318206629347328 |
score |
10,814766 |