Processos de raciocínio matemático no ensino fundamental: tarefas exploratórias sobre medidas de comprimento

Acompanha: Raciocinando sobre medidas

Autor principal: Bellini, Janete Aparecida de Melo
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30062
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-30062
recordtype dspace
spelling riut-1-300622022-11-10T06:07:35Z Processos de raciocínio matemático no ensino fundamental: tarefas exploratórias sobre medidas de comprimento Mathematical reasoning processes in elementary school: exploratory tasks on length measurements Bellini, Janete Aparecida de Melo Araman, Eliane Maria de Oliveira https://orcid.org/0000-0002-1808-2599 http://lattes.cnpq.br/1237757168533855 Passos, Adriana Quimentão https://orcid.org/0000-0001-5152-2405 http://lattes.cnpq.br/1388948578344435 Araman, Eliane Maria de Oliveira https://orcid.org/0000-0002-1808-2599 http://lattes.cnpq.br/1237757168533855 Elias, Henrique Rizek https://orcid.org/0000-0002-9660-7303 http://lattes.cnpq.br/1158460330500121 Matemática - Estudo e ensino Matemática - Problemas, questões, exercícios Unidades de medida Raciocínio Mathematics - Study and teaching Mathematics - Examinations, questions, etc Units Reasoning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Engenharia/Tecnologia/Gestão Acompanha: Raciocinando sobre medidas The objective of this research is to analyze the processes of mathematical reasoning developed by students of the fourth year of Elementary School of a municipal school in the city of Londrina in the state of Paraná, Brazil, when solving a sequence of exploratory tasks. This research was carried out with 16 students organized in pairs. The exploratory tasks addressed the content on magnitudes and measures, specifically on measures of length. Data were collected by observing the students, recording audios, videos and written records of the tasks. The research followed a qualitative approach with an interpretative character, with the methodology of Research Based on Design (IBD). As theoretical contributions, we approach the definitions of mathematical reasoning and its processes, about the exploratory tasks and the actions of teachers that support mathematical reasoning and about the teaching of measures. We present data related to three pairs as they solve two of the exploratory tasks. The results allowed us to observe that the students, when solving the tasks, evidenced the contents as addition, subtraction, multiplication, relationships between meter and centimeter measurements and length estimates. They used different strategies and mobilized the processes of conjecturing, comparing and justifying, proving that tasks elaborated and applied in an exploratory teaching-learning perspective contribute to the development of mathematical reasoning. O objetivo desta pesquisa é analisar os processos de raciocínio matemático desenvolvidos por alunos do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola Municipal da cidade de Londrina no estado do Paraná, Brasil, ao resolverem uma sequência de tarefas de caráter exploratório. Esta pesquisa foi realizada com 16 alunos organizados em duplas. As tarefas exploratórias abordaram conteúdos da unidade temática de grandezas e medidas, especificamente, medidas de comprimento. Os dados foram coletados por meio da observação dos alunos, gravação de áudios, vídeos e registros escritos das tarefas. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa com caráter interpretativo, com a metodologia de Investigação Baseada em Design (IBD). Como aportes teóricos, abordamos as definições de raciocínio matemático e seus processos, sobre as tarefas exploratórias e as ações de professores que apoiam o raciocínio matemático e o ensino de medidas. Apresentamos dados relativos a três duplas de alunos ao resolverem duas tarefas exploratórias. Como resultados, observamos que os alunos ao resolverem as tarefas evidenciaram os conteúdos de adição, subtração, multiplicação, relações entre medidas de metro e centímetros e estimativas de comprimento. Utilizaram de diferentes estratégias e mobilizaram os processos de conjecturar, comparar e justificar comprovando que, tarefas elaboradas e aplicadas numa perspectiva de ensino-aprendizagem exploratório contribui para o raciocínio matemático. 2022-11-09T21:19:33Z 2022-11-09T21:19:33Z 2022-09-21 masterThesis BELLINI, Janete Aparecida de Melo. Processos de raciocínio matemático no ensino fundamental: tarefas exploratórias sobre medidas de comprimento. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30062 por openAccess https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Problemas, questões, exercícios
Unidades de medida
Raciocínio
Mathematics - Study and teaching
Mathematics - Examinations, questions, etc
Units
Reasoning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Problemas, questões, exercícios
Unidades de medida
Raciocínio
Mathematics - Study and teaching
Mathematics - Examinations, questions, etc
Units
Reasoning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
Bellini, Janete Aparecida de Melo
Processos de raciocínio matemático no ensino fundamental: tarefas exploratórias sobre medidas de comprimento
description Acompanha: Raciocinando sobre medidas
format Dissertação
author Bellini, Janete Aparecida de Melo
author_sort Bellini, Janete Aparecida de Melo
title Processos de raciocínio matemático no ensino fundamental: tarefas exploratórias sobre medidas de comprimento
title_short Processos de raciocínio matemático no ensino fundamental: tarefas exploratórias sobre medidas de comprimento
title_full Processos de raciocínio matemático no ensino fundamental: tarefas exploratórias sobre medidas de comprimento
title_fullStr Processos de raciocínio matemático no ensino fundamental: tarefas exploratórias sobre medidas de comprimento
title_full_unstemmed Processos de raciocínio matemático no ensino fundamental: tarefas exploratórias sobre medidas de comprimento
title_sort processos de raciocínio matemático no ensino fundamental: tarefas exploratórias sobre medidas de comprimento
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation BELLINI, Janete Aparecida de Melo. Processos de raciocínio matemático no ensino fundamental: tarefas exploratórias sobre medidas de comprimento. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30062
_version_ 1805297289054388224
score 10,814766