O gênero fábula em ambiente digital numa proposta didática rumo aos multiletramentos: confabulando

Acompanha: O gênero fábula em ambiente digital numa proposta didática rumo aos multiletramentos: confabulando

Autor principal: Silva, Rejane Aguiar da
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3015
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-3015
recordtype dspace
spelling riut-1-30152018-03-23T12:15:13Z O gênero fábula em ambiente digital numa proposta didática rumo aos multiletramentos: confabulando Genre fable on digital environment in a didatic proposal towards multiliteracy Silva, Rejane Aguiar da Catelão, Evandro de Melo http://lattes.cnpq.br/6514720362657123 Catelão, Evandro de Melo Oliveira, Marilu Martens Nantes, Eliza Adriana Sheuer Linguagem e línguas - Estudo e ensino Literatura didática Fábulas Sites da Web Language and languages - Study and teaching Didactic literature Fables Web sites CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino Acompanha: O gênero fábula em ambiente digital numa proposta didática rumo aos multiletramentos: confabulando The present dissertation exposes the results of a research based on a interventive and qualitative method. The main focus is the development of an educational product which contemplates the multiliteracy, initiated by the discursive genre of the fable applied at a middle school in the city of Cambé, the Brazilian state of Paraná. The research’s subject is approached with theoretical assumptions directed to the literary and discursive genres, the multiliteracy, the new information technologies and, particularly, the act of teaching itself (BAKHTIN, 1997, ADAM, 2011, 2017, ROJO AND BARBOSA, 2015; COSSON, 2014). The guiding question focuses on the pedagogical need to advance qualitatively in didactic activities regarding the Portuguese Language, through the digital environment. The aim is to articulate a interventional experience which incorporates the virtual environment and the social networks to classes, that being parallel to a didactic sequence which integrates the official Teaching Work Plan. This concept allowed for the development of the website “(Con)fabulando” and of its teaching sequence, which resulted in the development of the intended educational product, as well as activities used during the internship part of the Master’s traineeship. The results of the product’s application reveal positive data regarding the integration of the teacher / student / curriculum. Furthermore, the didactic sequence is shown to facilitate its use in other discursive and literary genres, given the need to introduce multiliteracy in the school environment. A presente dissertação expõe os resultados de uma pesquisa de caráter interventivo-qualitativo. Tem como enfoque, principalmente, o desenvolvimento de um produto educacional que contempla os multiletramentos, tendo como gatilho o gênero discursivo literário fábula aplicado em uma escola de Cambé-PR. O tema é tratado tendo em vista pressupostos direcionados aos gêneros discursivos e literários, aos multiletramentos, às novas tecnologias de informação e, de maneira particular, ao ensino (BAKHTIN, 1997; 2003; ADAM, 2011; 2017; ROJO E BARBOSA, 2015; COSSON, 2014). A questão norteadora concentra-se na necessidade pedagógica de avançar qualitativamente nas atividades didáticas em Língua Portuguesa, via ambientação digital. A partir de uma experiência interventiva, contempla-se a incorporação da ambientação virtual e das redes sociais às aulas, mediante uma sequência didática que integre o Plano de Trabalho Docente do professor, sendo este, portanto, o principal objetivo do trabalho. Essa rede conceitual permitiu o desenvolvimento do website (Con)fabulando e da sequência didática nele disposta, construindo juntos o produto educacional da pesquisadora, além das atividades aplicadas durante o estágio do programa de Mestrado. Os resultados da aplicação do produto revelam dados positivos no que diz respeito à integração professor/aluno/conteúdo escolar, além da sequência didática possibilitar a sua utilização em outros gêneros discursivos e literários, frente à necessidade de inserção dos multiletramentos na escola. 2018-03-23T12:15:13Z 2018-03-23T12:15:13Z 2017-12-01 masterThesis SILVA, Rejane Aguiar da. O gênero fábula em ambiente digital numa proposta didática rumo aos multiletramentos: confabulando. 2017. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3015 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Literatura didática
Fábulas
Sites da Web
Language and languages - Study and teaching
Didactic literature
Fables
Web sites
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
spellingShingle Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Literatura didática
Fábulas
Sites da Web
Language and languages - Study and teaching
Didactic literature
Fables
Web sites
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
Silva, Rejane Aguiar da
O gênero fábula em ambiente digital numa proposta didática rumo aos multiletramentos: confabulando
description Acompanha: O gênero fábula em ambiente digital numa proposta didática rumo aos multiletramentos: confabulando
format Dissertação
author Silva, Rejane Aguiar da
author_sort Silva, Rejane Aguiar da
title O gênero fábula em ambiente digital numa proposta didática rumo aos multiletramentos: confabulando
title_short O gênero fábula em ambiente digital numa proposta didática rumo aos multiletramentos: confabulando
title_full O gênero fábula em ambiente digital numa proposta didática rumo aos multiletramentos: confabulando
title_fullStr O gênero fábula em ambiente digital numa proposta didática rumo aos multiletramentos: confabulando
title_full_unstemmed O gênero fábula em ambiente digital numa proposta didática rumo aos multiletramentos: confabulando
title_sort o gênero fábula em ambiente digital numa proposta didática rumo aos multiletramentos: confabulando
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2018
citation SILVA, Rejane Aguiar da. O gênero fábula em ambiente digital numa proposta didática rumo aos multiletramentos: confabulando. 2017. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3015
_version_ 1805298202645102592
score 10,814766