Processos de raciocínio matemático mobilizados por estudantes do 5º ano ao argumentar matematicamente a respeito de figuras geométricas planas

Acompanha: Uma sequência de tarefas exploratórias no geoplano

Autor principal: Morais, Rosimeiri da Silva de
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30155
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-30155
recordtype dspace
spelling riut-1-301552022-11-24T06:07:44Z Processos de raciocínio matemático mobilizados por estudantes do 5º ano ao argumentar matematicamente a respeito de figuras geométricas planas Mathematical reasoning processes mobilized by 5th grade students when arguing mathematically about plane geometric figures Morais, Rosimeiri da Silva de Araman, Eliane Maria de Oliveira https://orcid.org/0000-0002-1808-2599 http://lattes.cnpq.br/1237757168533855 Trevisan, André Luis https://orcid.org/0000-0001-8732-1912 http://lattes.cnpq.br/3166010229447391 Araman, Eliane Maria de Oliveira https://orcid.org/0000-0002-1808-2599 http://lattes.cnpq.br/1237757168533855 Luccas, Simone https://orcid.org/0000-0002-5435-5478 http://lattes.cnpq.br/0267578230733577 Matemática - Estudo e ensino Matemática - Problemas, questões, exercícios Raciocínio Geometria plana Mathematics - Study and teaching Mathematics - Examinations, questions, etc Reasoning Geometry, Plane CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Engenharia/Tecnologia/Gestão Acompanha: Uma sequência de tarefas exploratórias no geoplano This qualitative and interpretative research aims to understand the mathematical arguments developed by 5th grade students from a public school in Cornélio Procópio, Paraná, Brazil, when they collaboratively solve a sequence of exploratory tasks involving plane geometric figures. As research questions we listed: (i) what mathematical concepts are used by 5th grade students when making mathematical arguments about plane geometric figures? (ii) what mathematical reasoning processes support these arguments? For this, we present a theoretical study on mathematical reasoning and its processes, on exploratory tasks and their potential for mathematical reasoning, and on the teaching of plane geometry in the Early Years of Elementary School. The research follows the methodological assumptions of Design-Based Research. Data was collected through participant observation supported by audio and video recordings and also by collecting the written records made by the students while solving the tasks. The data were analyzed from the transcript of the discussions between two pairs of students and discussed in light of the theoretical foundation. We conclude that the exploratory tasks applied in this research contributed to the development of mathematical reasoning of the students, enabling arguments between pairs and with the teacher, the development of related concepts of plane geometry specifically related to the area and perimeter of plane figures. Opportunity to develop the processes of mathematical reasoning: conjecture, compare, classify justify, and generalize. Esta pesquisa qualitativa e interpretativa tem, como objetivo, compreender os argumentos matemáticos elaborados por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Cornélio Procópio, Paraná, Brasil, ao resolverem, de forma colaborativa, uma sequência de tarefas exploratórias envolvendo figuras geométricas planas. Como questões de pesquisa, elencamos: (i) quais conceitos matemáticos são utilizados por estudantes do 5º ano ao argumentar matematicamente a respeito de figuras geométricas planas? (ii) quais processos de raciocínio matemático sustentam essa argumentação? Para isso, apresentamos um estudo teórico sobre o raciocínio matemático e seus processos, sobre tarefas exploratórias e seu potencial para o raciocínio matemático e sobre o ensino de Geometria Plana nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa segue os pressupostos metodológicos da Investigação Baseada em Design. Os dados foram coletados por meio de observação dos participantes apoiada em gravações de áudio e vídeo e pela coleta dos registros escritos feitos pelos alunos durante a resolução das tarefas. Os dados foram analisados a partir da transcrição das discussões entre duas duplas de alunos e discutidos à luz da fundamentação teórica. Como resultados, destacamos que as tarefas de caráter exploratório aplicadas nesta pesquisa contribuíram para o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos, possibilitando, a partir de argumentações entre as duplas e com o professor, o desenvolvimento dos conceitos relacionados de Geometria Plana e o desenvolvimento de alguns processos de raciocínio matemático: conjecturar, comparar, classificar, justificar e generalizar. 2022-11-23T19:48:10Z 2022-11-23T19:48:10Z 2022-09-27 masterThesis MORAIS, Rosimeiri da Silva de. Processos de raciocínio matemático mobilizados por estudantes do 5º ano ao argumentar matematicamente a respeito de figuras geométricas planas. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30155 por openAccess https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Problemas, questões, exercícios
Raciocínio
Geometria plana
Mathematics - Study and teaching
Mathematics - Examinations, questions, etc
Reasoning
Geometry, Plane
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Problemas, questões, exercícios
Raciocínio
Geometria plana
Mathematics - Study and teaching
Mathematics - Examinations, questions, etc
Reasoning
Geometry, Plane
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
Morais, Rosimeiri da Silva de
Processos de raciocínio matemático mobilizados por estudantes do 5º ano ao argumentar matematicamente a respeito de figuras geométricas planas
description Acompanha: Uma sequência de tarefas exploratórias no geoplano
format Dissertação
author Morais, Rosimeiri da Silva de
author_sort Morais, Rosimeiri da Silva de
title Processos de raciocínio matemático mobilizados por estudantes do 5º ano ao argumentar matematicamente a respeito de figuras geométricas planas
title_short Processos de raciocínio matemático mobilizados por estudantes do 5º ano ao argumentar matematicamente a respeito de figuras geométricas planas
title_full Processos de raciocínio matemático mobilizados por estudantes do 5º ano ao argumentar matematicamente a respeito de figuras geométricas planas
title_fullStr Processos de raciocínio matemático mobilizados por estudantes do 5º ano ao argumentar matematicamente a respeito de figuras geométricas planas
title_full_unstemmed Processos de raciocínio matemático mobilizados por estudantes do 5º ano ao argumentar matematicamente a respeito de figuras geométricas planas
title_sort processos de raciocínio matemático mobilizados por estudantes do 5º ano ao argumentar matematicamente a respeito de figuras geométricas planas
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation MORAIS, Rosimeiri da Silva de. Processos de raciocínio matemático mobilizados por estudantes do 5º ano ao argumentar matematicamente a respeito de figuras geométricas planas. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30155
_version_ 1805318208819822592
score 10,814766