A Física do trânsito: ensino de ciências mediado por histórias em quadrinhos

Acompanha: O trânsito é uma Ciência

Autor principal: Godinho, Ana Paula Machado
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30231
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-30231
recordtype dspace
spelling riut-1-302312022-12-02T06:06:54Z A Física do trânsito: ensino de ciências mediado por histórias em quadrinhos Traffic Physics: science teaching mediated by comic stories Godinho, Ana Paula Machado Saavedra Filho, Nestor Cortez https://orcid.org/0000-0003-4139-8986 http://lattes.cnpq.br/1046967561370777 Martins, Alisson Antonio https://orcid.org/0000-0002-4431-2247 http://lattes.cnpq.br/6957222191806198 Saavedra Filho, Nestor Cortez https://orcid.org/0000-0003-4139-8986 http://lattes.cnpq.br/1046967561370777 Vizotto, Patrick Alves https://orcid.org/0000-0003-1613-4858 http://lattes.cnpq.br/6121807163363256 Segurança no trânsito e crianças - Literatura infantojuvenil Física - Estudo e ensino Educação para segurança no trânsito - Metodologia Histórias em quadrinhos na educação Mecânica Traffic safety and children - Juvenile literature Physics - Study and teaching Traffic safety - Study and teaching - Methodology Comic books, strips, etc., in education Mechanics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino Acompanha: O trânsito é uma Ciência To raise awareness of traffic in 5th grade students, this research sought, from the theoretical framework of Chevallard, to respond to the research problem: How the methodology of the Three Pedagogical Moments mediated by comic books, anchored in the framework of didactic transposition, can contribute to the awareness of Elementary School I students for traffic safety? It was found in the Didactic Transposition the basis that guided all the work to address Newton’s three laws with the target audience of the research. The activities with the students were developed by the methodology of the three pedagogical moments and aimed to relate the concepts of Newton’s laws and traffic safety. The research is of a qualitative nature and the instruments for data collection were interviews, textual and artistic productions, and observation protocol. After collection, the data were analyzed in the light of discursive textual analysis. As a result, the students’ strong interest in traffic safety and its relationship with science was observed. It can also be highlighted as a result of this research the apprehension of human concepts and values that the students demonstrated in their productions. At the end of the research, from the problematizing approach of the three pedagogical moments, with the traffic theme, it was noticed that the students were able to relate Newton’s three laws at different times. Em busca de despertar uma conscientização para o trânsito em alunos do 5º ano, esta pesquisa procurou a partir do referencial teórico de Chevallard responder ao problema de pesquisa: Como a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos mediada por histórias em quadrinhos, ancorada no referencial da transposição didática, pode contribuir para a conscientização de alunos do Ensino Fundamental I para a segurança no trânsito? Encontrou-se na Transposição Didática embasamento que nortearam todo o trabalho para abordar as três leis de Newton junto ao público-alvo da pesquisa. As atividades com os alunos foram desenvolvidas pela metodologia dos três momentos pedagógicos e visavam relacionar os conceitos das leis de Newton e a segurança no trânsito. A pesquisa é de cunho qualitativo e os instrumentos para coleta de dados foram: entrevistas, produções textuais, artísticas e protocolo de observação. Após a coleta os dados foram analisados a luz da análise textual discursiva. Como resultado observou-se o forte interesse dos alunos acerca da segurança no trânsito e sua relação com a Ciência. Pode-se destacar também como resultado desta pesquisa a apreensão dos conceitos e valores humanos que os alunos demonstraram em suas produções. Ao fim da pesquisa, a partir da abordagem problematizadora dos três momentos pedagógicos, com a temática trânsito percebeu-se que os alunos conseguiam relacionar as três leis de Newton em diferentes momentos. 2022-12-01T21:46:37Z 2022-12-01T21:46:37Z 2022-08-26 masterThesis GODINHO, Ana Paula Machado. A Física do trânsito: ensino de ciências mediado por histórias em quadrinhos. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30231 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Segurança no trânsito e crianças - Literatura infantojuvenil
Física - Estudo e ensino
Educação para segurança no trânsito - Metodologia
Histórias em quadrinhos na educação
Mecânica
Traffic safety and children - Juvenile literature
Physics - Study and teaching
Traffic safety - Study and teaching - Methodology
Comic books, strips, etc., in education
Mechanics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
spellingShingle Segurança no trânsito e crianças - Literatura infantojuvenil
Física - Estudo e ensino
Educação para segurança no trânsito - Metodologia
Histórias em quadrinhos na educação
Mecânica
Traffic safety and children - Juvenile literature
Physics - Study and teaching
Traffic safety - Study and teaching - Methodology
Comic books, strips, etc., in education
Mechanics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
Godinho, Ana Paula Machado
A Física do trânsito: ensino de ciências mediado por histórias em quadrinhos
description Acompanha: O trânsito é uma Ciência
format Dissertação
author Godinho, Ana Paula Machado
author_sort Godinho, Ana Paula Machado
title A Física do trânsito: ensino de ciências mediado por histórias em quadrinhos
title_short A Física do trânsito: ensino de ciências mediado por histórias em quadrinhos
title_full A Física do trânsito: ensino de ciências mediado por histórias em quadrinhos
title_fullStr A Física do trânsito: ensino de ciências mediado por histórias em quadrinhos
title_full_unstemmed A Física do trânsito: ensino de ciências mediado por histórias em quadrinhos
title_sort física do trânsito: ensino de ciências mediado por histórias em quadrinhos
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation GODINHO, Ana Paula Machado. A Física do trânsito: ensino de ciências mediado por histórias em quadrinhos. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30231
_version_ 1760451837602824192
score 10,966579