Imagens arqueológicas como possibilidade de ensino interdisciplinar: o estudo de caso da Pedra do Ingá

Acompanha produção técnica: Caderno educacional: Imagens arqueológicas como possibilidade de ensino interdisciplinar: o estudo de caso da Pedra do Ingá

Autor principal: Oliveira, Patricia Silva de
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30245
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-30245
recordtype dspace
spelling riut-1-302452022-12-06T06:06:58Z Imagens arqueológicas como possibilidade de ensino interdisciplinar: o estudo de caso da Pedra do Ingá Archeological images as a possibility of interdisciplinary teaching: the case study of Pedra do Ingá Oliveira, Patricia Silva de Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de https://orcid.org/0000-0002-2857-4159 http://lattes.cnpq.br/0394414374162107 Silva, Josie Agatha Parrilha da https://orcid.org/0000-0002-8778-6792 http://lattes.cnpq.br/7528954595127003 Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de https://orcid.org/0000-0002-2857-4159 http://lattes.cnpq.br/0394414374162107 Silva, Josie Agatha Parrilha da https://orcid.org/0000-0002-8778-6792 http://lattes.cnpq.br/7528954595127003 Santos, Juvandi de Souza https://orcid.org/0000-0002-1480-3993 http://lattes.cnpq.br/1670392162604111 Neves, Marcos Cesar Danhoni https://orcid.org/0000-0002-3724-5373 http://lattes.cnpq.br/6514146095003486 Silva Junior, Nelson https://orcid.org/0000-0001-5756-9423 http://lattes.cnpq.br/5408032963230708 Artes Arqueologia Etnociência Petróglifos Abordagem interdisciplinar do conhecimento Arts Archaeology Ethnoscience Petroglyphs Interdisciplinary approach to knowledge CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Engenharia/Tecnologia/Gestão Acompanha produção técnica: Caderno educacional: Imagens arqueológicas como possibilidade de ensino interdisciplinar: o estudo de caso da Pedra do Ingá The present research has as its thene the “Pedra di Ingá” and, based on this theme, we present a proposal for an interdisciplinary work. The object of this reseatch is teaching though archaeological images of Pedra do Ingá and the research problem was: how is it possible to establish a link between Visual Arts, Archeology and Ethnoscience through the archaelogical images of Pedra do Ingá in formal and non-formal spaces? Formal education? The general objective presentd was: to develop an interdisciplinary teachin proposal based on archaeological images of Pedra do Ingá. The specific objectives are: to establish interdisciplinary relationships beween Visual Arts, Archeology and Ethnoscience; present a teching proposal to be developed in formal and non-formal spaces of education and promote a discussion about the archeology of Pedra do Ingá with the research participants relating historical and sociocultural aspects the community in which the research participants are inserted. The main authors that support the theoretical framework of this work are: Santos (2015), Brito (2017), Jacobucci (2008) and Costella (2002). The research methodology was of the author Minayo (2016), who divides the research into three stages: the exploratory phase, fieldwork; treatment and analysis of the material. The data collection instruments were questionnaires and the artistics works performed by research participants. Twenty-six adolescents aged between 12 and 17 yers old who students of basic education in public and private schools in Campina Grande-PB participated in the research. The educational product of the research is the “Educational Notebook”, in which we present an interdisciplinary teaching proposol to work with the archaeological image of Pedra do Ingá. The research found that there is still much reed to work with archaeological images through interdisciplinary teaching. A presente pesquisa possui como temática a “Pedra do Ingá” e, partindo dessa temática, apresentamos uma proposta de trabalho interdisciplinar. O objeto dessa pesquisa é o ensino através de imagens arqueológicas da Pedra do Ingá e o problema de pesquisa foi: de que forma é possível estabelecer uma ligação entre Artes Visuais, Arqueologia e Etnociência através das imagens arqueológicas da Pedra do Ingá em espaços formais e não formais de educação? O objetivo geral apresentado foi: desenvolver uma proposta de ensino interdisciplinar a partir de imagens arqueológicas da Pedra do Ingá. Os objetivos específicos são: estabelecer relações interdisciplinares entre Artes Visuais, Arqueologia e Etnociência; apresentar uma proposta de ensino para ser desenvolvida em espaços formais e não formais de educação e promover uma discussão sobre a arqueologia da Pedra do Ingá com os participantes da pesquisa relacionando aspectos históricos e socioculturais para a comunidade na qual os participantes da pesquisa estão inseridos. Os principais autores que embasam o referencial teórico desse trabalho são: Santos (2015), Brito (2017), Jacobucci (2008) e Costella (2002). A metodologia da pesquisa foi a da autora Minayo (2016), que divide a pesquisa em três etapas: a fase exploratória, trabalho de campo; tratamento e análise do material. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários e os trabalhos artísticos realizados pelos participantes da pesquisa. Participaram da pesquisa vinte e seis adolescentes com idade entre 12 e 17 anos que são estudantes da educação básica de escolas públicas e privadas de Campina Grande-PB. O produto educacional da pesquisa é o “Caderno Educacional”, neste apresentamos uma proposta de ensino interdisciplinar para se trabalhar as imagens arqueológicas da Pedra do Ingá. A pesquisa constatou que ainda há muita necessidade de se trabalhar as imagens arqueológicas através de um ensino interdisciplinar. 2022-12-05T12:53:53Z 2022-12-05T12:53:53Z 2022-08-26 masterThesis OLIVEIRA, Patricia Silva de. Imagens arqueológicas como possibilidade de ensino interdisciplinar: o estudo de caso da Pedra do Ingá. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30245 por openAccess Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Artes
Arqueologia
Etnociência
Petróglifos
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Arts
Archaeology
Ethnoscience
Petroglyphs
Interdisciplinary approach to knowledge
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Engenharia/Tecnologia/Gestão
spellingShingle Artes
Arqueologia
Etnociência
Petróglifos
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Arts
Archaeology
Ethnoscience
Petroglyphs
Interdisciplinary approach to knowledge
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Engenharia/Tecnologia/Gestão
Oliveira, Patricia Silva de
Imagens arqueológicas como possibilidade de ensino interdisciplinar: o estudo de caso da Pedra do Ingá
description Acompanha produção técnica: Caderno educacional: Imagens arqueológicas como possibilidade de ensino interdisciplinar: o estudo de caso da Pedra do Ingá
format Dissertação
author Oliveira, Patricia Silva de
author_sort Oliveira, Patricia Silva de
title Imagens arqueológicas como possibilidade de ensino interdisciplinar: o estudo de caso da Pedra do Ingá
title_short Imagens arqueológicas como possibilidade de ensino interdisciplinar: o estudo de caso da Pedra do Ingá
title_full Imagens arqueológicas como possibilidade de ensino interdisciplinar: o estudo de caso da Pedra do Ingá
title_fullStr Imagens arqueológicas como possibilidade de ensino interdisciplinar: o estudo de caso da Pedra do Ingá
title_full_unstemmed Imagens arqueológicas como possibilidade de ensino interdisciplinar: o estudo de caso da Pedra do Ingá
title_sort imagens arqueológicas como possibilidade de ensino interdisciplinar: o estudo de caso da pedra do ingá
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation OLIVEIRA, Patricia Silva de. Imagens arqueológicas como possibilidade de ensino interdisciplinar: o estudo de caso da Pedra do Ingá. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30245
_version_ 1805307584071073792
score 10,814766