Diretor(a) escolar da rede municipal de Londrina: uma abordagem da sociologia das profissões

Acompanha: Infográfico: a ocupação diretiva na percepção dos diretores(as) da rede municipal de Londrina

Autor principal: Alencar, Amanda Yuri Nishiyama de
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30336
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-30336
recordtype dspace
spelling riut-1-303362022-12-22T06:06:56Z Diretor(a) escolar da rede municipal de Londrina: uma abordagem da sociologia das profissões School director of the municipal network of Londrina: an approach to the sociology of professions Alencar, Amanda Yuri Nishiyama de Guerrini, Daniel https://orcid.org/0000-0002-9125-2638 http://lattes.cnpq.br/3668417244751428 Guerrini, Daniel https://orcid.org/0000-0002-9125-2638 http://lattes.cnpq.br/3668417244751428 Fernandes, Tania da Costa https://orcid.org/0000-0003-0954-0153 http://lattes.cnpq.br/5198597852321142 Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia http://orcid.org/0000-0002-1489-6245 http://lattes.cnpq.br/6374015489865372 Diretores escolares Prática profissional Profissões - Aspectos sociológicos School principals Professional practice Professions - Sociological aspects CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino Acompanha: Infográfico: a ocupação diretiva na percepção dos diretores(as) da rede municipal de Londrina One of the biggest difficulties faced by school directors is the excess of work in school institutions, since school management adds different dimensions inherent to work. Among which are listed the pedagogical, administrative and financial dimensions. In this sense, the research was developed from the following research problem: how do school principals in the Municipality of Londrina organize themselves to define and guarantee their professional performance? How does the demarcation of the professional activity of the school principal take place in the Municipality of Londrina? What credentials are required to be a school principal in the Municipality of Londrina? When considering this scenario, a qualitative field research was proposed, with the objective of understanding how the demarcation and professional organization of school principals in the Municipality of Londrina occurs. The discussion, supported by the Sociology of professions, is based on the theoretical assumptions of authors such as Freidson (1998), Coelho (1999) and Diniz (2001). An analysis of the legislation and authors that address the subject of school management was carried out. The empirical field research was developed from the application of a questionnaire, which had the participation of approximately 15% of the directors of the basic municipal network of Education in Londrina. As a result, the data point to a lack of common knowledge characteristic of the activity; broad academic accreditation; great bureaucratization and lack of specific criteria regarding the director's work. Based on these observations, the infographic was created as an educational product, as required by the Graduate Program in Teaching Human, Social and Natural Sciences (PPGEN), at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Londrina campus. Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos diretores(as) escolares é o excesso de trabalho nas instituições escolares, uma vez que a gestão escolar agrega diferentes dimensões inerentes ao trabalho. Dentre as quais elenca-se as dimensões pedagógica, administrativa e financeira. Nesse sentido, a pesquisa foi desenvolvida a partir do seguinte problema de pesquisa: como os diretores(as) escolares do Município de Londrina organizam-se para definir e garantir sua atuação profissional? Como acontece a demarcação da atividade profissional do diretor(a) escolar no Município de Londrina? Quais as credenciais exigidas para ser diretor(a) escolar no Município de Londrina? Ao considerar esse cenário, propôs-se uma pesquisa qualitativa, de campo, com o objetivo de compreender como ocorre a demarcação e organização profissional dos diretores(as) escolares no Município de Londrina. A discussão, subsidiada pela Sociologia das profissões, tem como alicerce os pressupostos teóricos de autores como Freidson (1998), Coelho (1999) e Diniz (2001). Realizou-se uma análise da legislação e de autores que abordam sobre o tema da direção escolar. A pesquisa de campo, empírica, foi desenvolvida a partir da aplicação de um questionários, que contou com a participação de, aproximadamente, 15% dos diretores(as) da rede municipal básica da Educação de Londrina. Como resultado, os dados apontam para uma falta de corpo de conhecimentos comum característico da atividade; amplo credenciamento acadêmico; grande burocratização e carência de critérios específicos referente ao trabalho do diretor(a). A partir de tais observações, elaborou-se o infográfico como produto educacional, tal como exigido pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Londrina. 2022-12-21T14:21:17Z 2022-12-21T14:21:17Z 2022-11-18 masterThesis ALENCAR, Amanda Yuri Nishiyama de. Diretor(a) escolar da rede municipal de Londrina: uma abordagem da sociologia das profissões. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30336 por openAccess https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Diretores escolares
Prática profissional
Profissões - Aspectos sociológicos
School principals
Professional practice
Professions - Sociological aspects
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
spellingShingle Diretores escolares
Prática profissional
Profissões - Aspectos sociológicos
School principals
Professional practice
Professions - Sociological aspects
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
Alencar, Amanda Yuri Nishiyama de
Diretor(a) escolar da rede municipal de Londrina: uma abordagem da sociologia das profissões
description Acompanha: Infográfico: a ocupação diretiva na percepção dos diretores(as) da rede municipal de Londrina
format Dissertação
author Alencar, Amanda Yuri Nishiyama de
author_sort Alencar, Amanda Yuri Nishiyama de
title Diretor(a) escolar da rede municipal de Londrina: uma abordagem da sociologia das profissões
title_short Diretor(a) escolar da rede municipal de Londrina: uma abordagem da sociologia das profissões
title_full Diretor(a) escolar da rede municipal de Londrina: uma abordagem da sociologia das profissões
title_fullStr Diretor(a) escolar da rede municipal de Londrina: uma abordagem da sociologia das profissões
title_full_unstemmed Diretor(a) escolar da rede municipal de Londrina: uma abordagem da sociologia das profissões
title_sort diretor(a) escolar da rede municipal de londrina: uma abordagem da sociologia das profissões
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation ALENCAR, Amanda Yuri Nishiyama de. Diretor(a) escolar da rede municipal de Londrina: uma abordagem da sociologia das profissões. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30336
_version_ 1805309324129468416
score 10,814766