O ensino de Libras e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores por meio do lúdico em surdos e ouvintes no mesmo contexto escolar
Acompanha aprodução técnica: Mão dupla: jogo online educacional para o ensino de Libras por alunos surdos e ouvintes
Autor principal: | Santiago, Valkiria de Novais |
---|---|
Formato: | Tese |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30407 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-30407 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-304072023-01-24T06:07:11Z O ensino de Libras e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores por meio do lúdico em surdos e ouvintes no mesmo contexto escolar Libras teaching and development of higher psychological functions through ludic in deaf and hearing people in the same school context Santiago, Valkiria de Novais Silva, Sani de Carvalho Rutz da https://orcid.org/0000-0002-1548-5739 http://lattes.cnpq.br/5694972079639390 Shimazaki, Elsa Midori https://orcid.org/0000-0002-2225-5667 http://lattes.cnpq.br/9372609347074339 Silva, Sani de Carvalho Rutz da https://orcid.org/0000-0002-1548-5739 http://lattes.cnpq.br/5694972079639390 Silva, Alessandra Dutra https://orcid.org/0000-0001-5119-3752 http://lattes.cnpq.br/6750951618583167 Gediel, Ana Luisa Borba Gediel https://orcid.org/0000-0001-5755-2592 http://lattes.cnpq.br/4847726396513108 Pinheiro, Nilceia Aparecida Maciel http://lattes.cnpq.br/9560346396921728 Silva, Sandra Salete de Camargo Estudantes surdos Jogos educativos Inclusão escolar Lingua brasileira de sinais Deaf students Educational games Mainstreaming in education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Engenharia/Tecnologia/Gestão Acompanha aprodução técnica: Mão dupla: jogo online educacional para o ensino de Libras por alunos surdos e ouvintes This Thesis discusses the development of higher psychological functions in deaf and hearing people through Libras. Motivations regarding the theme arose from the need to reflect on the inclusion of deaf students in regular education, enabling the attendance of all students in the classroom, according to their specificities, considering learning and development necessary for citizen. Thereunto, the research aims at analyzing contributions of Libras through ludic in development of higher psychological functions in deaf and hearing students in the same school context. Theoretical scope chosen for the research was Historical-Cultural Theory. Methodology used was action research, applied approach, based on fieldwork. Data collection was analyzed y using a qualitative-interpretative approach. Instruments used for data collection were photographs, observations, and videos of teaching situations with the chosen subjects. The research was carried out in a class of Basic Education with twenty-four students, in a regular school, which has a deaf student, along with hearing students. Locus of the research is a school located in a countryside municipality of the State of Paraná, Brazil. When conducting a search in the Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) databases, it was found out the absence of studies which discussed development of higher psychological functions through Libras in deaf and hearing people in the same school context. Therefore, the research is justified and sustained by this absence. Thereby, research was conducted on teaching Libras, in which the Two-Way game is inserted as a mediating instrument for the appropriation and fixation of Libras content to deaf and hearing students, while the development of functions Higher psychological functions was analyzed, because games stimulate attention, concentration and memory. As a result, findings show that deaf and hearing students: a) developed the higher psychological functions used; b) understood Libras as a distinct and necessary language for communication; and c) learned sign language through games as a mediating instrument. Esta tese discute o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em surdos e ouvintes por meio de Libras. As motivações a respeito da temática surgiram da necessidade de refletir sobre a inclusão de alunos surdos no ensino regular, possibilitar o atendimento a todos os estudantes em sala de aula, em função de suas especificidades, com vistas a considerar a aprendizagem e o desenvolvimento necessários para o cidadão. Sendo assim, a pesquisa objetiva analisar as contribuições de Libras por meio do lúdico no desenvolvimento das funções psicológicas superiores em surdos e ouvintes no mesmo contexto escolar. O escopo teórico escolhido para a pesquisa foi a Teoria Histórico-Cultural. A metodologia utilizada foi a qualitativa, de natureza aplicada, pautada em trabalho de campo. Os registros coletados foram analisados por meio de uma abordagem qualitativo-interpretativista. Os instrumentos empregados para coleta de registros foram fotos, observações e vídeos de situações de ensino com os sujeitos escolhidos. A pesquisa foi realizada em uma turma da Educação Básica com vinte e quatro alunos, em ensino regular, que possui uma aluna surda, junto aos vinte e três alunos ouvintes. O lócus da investigação é uma escola localizada em um município do interior do estado do Paraná–Brasil. Ao realizar uma pesquisa nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), contatouse a inexistência de trabalhos que discutiam o desenvolvimento das funções psicológicas superiores por meio de Libras em surdos e ouvintes no mesmo contexto escolar. Dessa maneira, a pesquisa se justifica e se sustenta por essa ausência. Assim, a pesquisa foi realizada sobre o ensino de Libras, em que se insere o jogo Mão Dupla como instrumento mediador para a apropriação e a fixação de conteúdos de Libras aos estudantes surdos e ouvintes, ao mesmo tempo em que foi analisado o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, pois os jogos estimulam a atenção, a concentração e a memória. Como resultados, constatou-se que alunos surdos e ouvintes: a) desenvolveram as funções psicológicas superiores trabalhadas; b) compreenderam Libras como uma língua distinta e necessária para comunicação; e c) aprenderam Libras por meio de jogos como instrumentos mediadores. 2023-01-23T14:29:37Z 2023-01-23T14:29:37Z 2022-09-09 doctoralThesis SANTIAGO, Valkiria de Novais. O ensino de Libras e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores por meio do lúdico em surdos e ouvintes no mesmo contexto escolar. 2022. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30407 por openAccess Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Estudantes surdos Jogos educativos Inclusão escolar Lingua brasileira de sinais Deaf students Educational games Mainstreaming in education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Engenharia/Tecnologia/Gestão |
spellingShingle |
Estudantes surdos Jogos educativos Inclusão escolar Lingua brasileira de sinais Deaf students Educational games Mainstreaming in education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Engenharia/Tecnologia/Gestão Santiago, Valkiria de Novais O ensino de Libras e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores por meio do lúdico em surdos e ouvintes no mesmo contexto escolar |
description |
Acompanha aprodução técnica: Mão dupla: jogo online educacional para o ensino de Libras por alunos surdos e ouvintes |
format |
Tese |
author |
Santiago, Valkiria de Novais |
author_sort |
Santiago, Valkiria de Novais |
title |
O ensino de Libras e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores por meio do lúdico em surdos e ouvintes no mesmo contexto escolar |
title_short |
O ensino de Libras e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores por meio do lúdico em surdos e ouvintes no mesmo contexto escolar |
title_full |
O ensino de Libras e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores por meio do lúdico em surdos e ouvintes no mesmo contexto escolar |
title_fullStr |
O ensino de Libras e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores por meio do lúdico em surdos e ouvintes no mesmo contexto escolar |
title_full_unstemmed |
O ensino de Libras e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores por meio do lúdico em surdos e ouvintes no mesmo contexto escolar |
title_sort |
o ensino de libras e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores por meio do lúdico em surdos e ouvintes no mesmo contexto escolar |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2023 |
citation |
SANTIAGO, Valkiria de Novais. O ensino de Libras e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores por meio do lúdico em surdos e ouvintes no mesmo contexto escolar. 2022. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30407 |
_version_ |
1805311983474442240 |
score |
10,814766 |