Recursos para o desenvolvimento do conhecimento matemático na educação infantil: um foco nas Big Ideas em matemática

Considering that Mathematics is a field of knowledge structured by a set of connected ideas, and not only related to single topics, this work focuses on the Kindergarten teaching and learning essential mathematical concepts that could (and should) be presented and explored at this level. The “Big Id...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Jessica Cristina Pereira da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30650
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-30650
recordtype dspace
spelling riut-1-306502023-02-28T06:06:38Z Recursos para o desenvolvimento do conhecimento matemático na educação infantil: um foco nas Big Ideas em matemática Resources for developing kindergarten’s chidren mathematical knowledge: a focus on the Big Ideas in Mathematics Silva, Jessica Cristina Pereira da Caldatto, Marlova Estela Policastro, Milena Soldá Policastro, Milena Soldá Merli, Renato Francisco Vertuan, Rodolfo Eduardo Ensino - Meios auxiliares Matemática - Estudo e ensino Jogos no ensino de matemática Teaching - Aids and devices Mathematics - Study and teaching Games in mathematics education CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Considering that Mathematics is a field of knowledge structured by a set of connected ideas, and not only related to single topics, this work focuses on the Kindergarten teaching and learning essential mathematical concepts that could (and should) be presented and explored at this level. The “Big Ideas in Mathematics” are very important for the development of children's mathematical skills, and, considering the teacher’s role in the process of organizing and providing adequate opportunities for children, it is essential to focus on the teacher's practice on teaching (with and for) “Big Ideas”. This leads to the explicitation of how children build their knowledge and develop their mathematical skills. In this sense, reflections on teaching and learning Mathematics should be considered one of the main foci at Kindergarten, since in this stage crucial elements for a full development of children's logical-mathematical reasoning are established and grounded. Considering that the teacher's mathematical and pedagogical knowledge directly impacts on the students' learning, in this work the teacher's knowledge related to Big Ideas in Mathematics plays a central role in the context of designing tasks for developing children’s Big Ideas on Mathematics. In this sense, as a way of contributing to teacher’s professional development, this work presents a set of tasks focusing on the Big Ideas on Mathematics on “number sense”, “quantification”, “comparison” and “measurement”. Considerando que a Matemática é estruturada por um conjunto composto por grandes ideias conectadas, e não apenas por tópicos, neste trabalho, enfoca-se o seu ensino, particularmente na etapa da Educação Infantil, ressaltando alguns conceitos matemáticos essenciais que podem (e devem) ser apresentados e explorados já nessa etapa, destacando-se o papel que as “Grandes Ideias em Matemática” (Big Ideas in Mathematics, no termo inglês) possuem no desenvolvimento das capacidades matemáticas dos alunos. Destaca-se o papel do professor no que se refere à organização e oferecimento de diversas e adequadas oportunidades para que as crianças experimentem, observem, reflitam e verbalizem seus raciocínios, explicitando, assim, a forma como constroem seus conhecimentos e desenvolvem suas capacidades matemáticas. Por isso, levantam-se reflexões sobre a Educação Infantil enquanto etapa primordial em que se estabelecem e se fundamentam os elementos cruciais para um desenvolvimento pleno do pensamento lógico-matemático das crianças. Considerando-se que os conhecimentos matemáticos e pedagógicos do professor impactam, diretamente, as aprendizagens dos estudantes, discute-se o papel que o conhecimento do professor, referente às Big Ideas em Matemática, exerce na escolha e construção/adaptação de materiais didáticos potentes para o desenvolvimento dessas capacidades matemáticas. Nesse sentido, como forma de contribuir para a própria formação do professor que ensina matemática na Educação Infantil, apresenta-se um conjunto de tarefas para a sala de aula com foco nas Big Ideas matemáticas de “sentido de número”, “quantificação” e "comparação'' e "medição". 2023-02-27T20:36:03Z 2023-02-27T20:36:03Z 2022-06-27 bachelorThesis SILVA, Jéssica Cristina Pereira da. Recursos para o desenvolvimento do conhecimento matemático na educação infantil: um foco nas Big Ideas em matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30650 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Toledo Brasil Licenciatura em Matemática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino - Meios auxiliares
Matemática - Estudo e ensino
Jogos no ensino de matemática
Teaching - Aids and devices
Mathematics - Study and teaching
Games in mathematics education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Ensino - Meios auxiliares
Matemática - Estudo e ensino
Jogos no ensino de matemática
Teaching - Aids and devices
Mathematics - Study and teaching
Games in mathematics education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Silva, Jessica Cristina Pereira da
Recursos para o desenvolvimento do conhecimento matemático na educação infantil: um foco nas Big Ideas em matemática
description Considering that Mathematics is a field of knowledge structured by a set of connected ideas, and not only related to single topics, this work focuses on the Kindergarten teaching and learning essential mathematical concepts that could (and should) be presented and explored at this level. The “Big Ideas in Mathematics” are very important for the development of children's mathematical skills, and, considering the teacher’s role in the process of organizing and providing adequate opportunities for children, it is essential to focus on the teacher's practice on teaching (with and for) “Big Ideas”. This leads to the explicitation of how children build their knowledge and develop their mathematical skills. In this sense, reflections on teaching and learning Mathematics should be considered one of the main foci at Kindergarten, since in this stage crucial elements for a full development of children's logical-mathematical reasoning are established and grounded. Considering that the teacher's mathematical and pedagogical knowledge directly impacts on the students' learning, in this work the teacher's knowledge related to Big Ideas in Mathematics plays a central role in the context of designing tasks for developing children’s Big Ideas on Mathematics. In this sense, as a way of contributing to teacher’s professional development, this work presents a set of tasks focusing on the Big Ideas on Mathematics on “number sense”, “quantification”, “comparison” and “measurement”.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Silva, Jessica Cristina Pereira da
author_sort Silva, Jessica Cristina Pereira da
title Recursos para o desenvolvimento do conhecimento matemático na educação infantil: um foco nas Big Ideas em matemática
title_short Recursos para o desenvolvimento do conhecimento matemático na educação infantil: um foco nas Big Ideas em matemática
title_full Recursos para o desenvolvimento do conhecimento matemático na educação infantil: um foco nas Big Ideas em matemática
title_fullStr Recursos para o desenvolvimento do conhecimento matemático na educação infantil: um foco nas Big Ideas em matemática
title_full_unstemmed Recursos para o desenvolvimento do conhecimento matemático na educação infantil: um foco nas Big Ideas em matemática
title_sort recursos para o desenvolvimento do conhecimento matemático na educação infantil: um foco nas big ideas em matemática
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2023
citation SILVA, Jéssica Cristina Pereira da. Recursos para o desenvolvimento do conhecimento matemático na educação infantil: um foco nas Big Ideas em matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30650
_version_ 1805452984954388480
score 10,814766