Modelo didático de referência para o ensino da resolução da equação do segundo grau a partir de um percurso de estudo e pesquisa evidenciado em um roteiro de uma peça teatral
This work refers to the study and research of the dimensions of the didactic problem: How to teach the resolution of quadratic equation through the didactic resource of the theater? To answer this question, a study was carried out on the dimensions of the didactic problem, from the epistemological,...
Autor principal: | Ferreira, Eduardo Alves |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30711 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-30711 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-307112023-03-07T06:07:24Z Modelo didático de referência para o ensino da resolução da equação do segundo grau a partir de um percurso de estudo e pesquisa evidenciado em um roteiro de uma peça teatral Didatic model of reference to teach the resolution of quadratic equation based in a study and research path evidenced in a script of a theater play Ferreira, Eduardo Alves Figueroa, Teodora Pinheiro Figueroa, Teodora Pinheiro Bennemann, Marcio Kikuchi, Luzia Maya Equações Matemática - Estudo e ensino Livros didáticos Equations Mathematics - Study and teaching Textbooks CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA This work refers to the study and research of the dimensions of the didactic problem: How to teach the resolution of quadratic equation through the didactic resource of the theater? To answer this question, a study was carried out on the dimensions of the didactic problem, from the epistemological, economic and ecological dimensions. This study and research has as its theoretical contribution the Anthropological Theory of Didactic (ADT). Based on the results of this study, we propose a Didactic Model of Reference (DMR), which contributes to the development of a script for a theatrical play, based on a Study and Research Path (SRP), explaining the possibility of approaching different contexts that involve different praxeologies for solving the quadratic equation. It is expected that the proposal of this DMR can contribute to discussions about this mathematical object with regard to the study of the different resolutions of the quadratic equation from a teaching proposal through theater. Este trabalho se refere ao estudo e pesquisa das dimensões do problema didático: Como ensinar a resolução da equação do segundo grau através do recurso didático do teatro? Para responder a esta questão, realizou-se um estudo sobre as dimensões do problema didático, a partir das dimensões epistemológica, econômica e ecológica. Este estudo e pesquisa tem como aporte teórico a Teoria Antropológica do Didático (TAD). A partir dos resultados deste estudo, propomos um Modelo Didático de Referência (MDR), o qual contribui para o desenvolvimento de um roteiro de uma peça teatral, a partir de um Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP), explicitando a possibilidade de abordar diferentes contextos que envolvem diferentes praxeologias para a resolução da equação do segundo grau. Espera-se que a proposta deste MDR possa contribuir para discussões a respeito deste objeto matemático no que se refere ao estudo das diferentes resoluções da equação do segundo grau a partir de uma proposta de ensino através do teatro. 2023-03-06T13:09:12Z 2023-03-06T13:09:12Z 2022 bachelorThesis FERREIRA, Eduardo Alves. Modelo didático de referência para o ensino da resolução da equação do segundo grau a partir de um percurso de estudo e pesquisa evidenciado em um roteiro de uma peça teatral. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30711 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Matemática Licenciatura em Matemática UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Equações Matemática - Estudo e ensino Livros didáticos Equations Mathematics - Study and teaching Textbooks CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Equações Matemática - Estudo e ensino Livros didáticos Equations Mathematics - Study and teaching Textbooks CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Ferreira, Eduardo Alves Modelo didático de referência para o ensino da resolução da equação do segundo grau a partir de um percurso de estudo e pesquisa evidenciado em um roteiro de uma peça teatral |
description |
This work refers to the study and research of the dimensions of the didactic problem: How to teach the resolution of quadratic equation through the didactic resource of the theater? To answer this question, a study was carried out on the dimensions of the didactic problem, from the epistemological, economic and ecological dimensions. This study and research has as its theoretical contribution the Anthropological Theory of Didactic (ADT). Based on the results of this study, we propose a Didactic Model of Reference (DMR), which contributes to the development of a script for a theatrical play, based on a Study and Research Path (SRP), explaining the possibility of approaching different contexts that involve different praxeologies for solving the quadratic equation. It is expected that the proposal of this DMR can contribute to discussions about this mathematical object with regard to the study of the different resolutions of the quadratic equation from a teaching proposal through theater. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Ferreira, Eduardo Alves |
author_sort |
Ferreira, Eduardo Alves |
title |
Modelo didático de referência para o ensino da resolução da equação do segundo grau a partir de um percurso de estudo e pesquisa evidenciado em um roteiro de uma peça teatral |
title_short |
Modelo didático de referência para o ensino da resolução da equação do segundo grau a partir de um percurso de estudo e pesquisa evidenciado em um roteiro de uma peça teatral |
title_full |
Modelo didático de referência para o ensino da resolução da equação do segundo grau a partir de um percurso de estudo e pesquisa evidenciado em um roteiro de uma peça teatral |
title_fullStr |
Modelo didático de referência para o ensino da resolução da equação do segundo grau a partir de um percurso de estudo e pesquisa evidenciado em um roteiro de uma peça teatral |
title_full_unstemmed |
Modelo didático de referência para o ensino da resolução da equação do segundo grau a partir de um percurso de estudo e pesquisa evidenciado em um roteiro de uma peça teatral |
title_sort |
modelo didático de referência para o ensino da resolução da equação do segundo grau a partir de um percurso de estudo e pesquisa evidenciado em um roteiro de uma peça teatral |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2023 |
citation |
FERREIRA, Eduardo Alves. Modelo didático de referência para o ensino da resolução da equação do segundo grau a partir de um percurso de estudo e pesquisa evidenciado em um roteiro de uma peça teatral. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30711 |
_version_ |
1805453015832854528 |
score |
10,814766 |