Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas

Acompanha: Contexto realístico e planilhas eletrônicas no ensino de sequência numérica

Autor principal: Felipes, Mateus
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30800
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-30800
recordtype dspace
spelling riut-1-308002023-03-10T06:07:42Z Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas Teaching numerical sequences according in the of RME: a proposal that involves realistic context and electronic spreadsheets Felipes, Mateus Tavares, Marcele https://orcid.org/0000-0001-6844-6525 http://lattes.cnpq.br/3399032085207656 Borssoi, Adriana Helena https://orcid.org/0000-0002-1725-6307 http://lattes.cnpq.br/1393224739848502 Fontana, Angela Marques https://orcid.org/0000-0002-4330-9222 http://lattes.cnpq.br/9183452778969266 Tavares, Marcele https://orcid.org/0000-0001-6844-6525 http://lattes.cnpq.br/3399032085207656 Sequências (Matemática) Matemática - Estudo e ensino Matemática - Problemas, questões, exercícios Planilhas eletrônicas Sequences (Mathematics) Mathematics - Study and teaching Mathematics - Problems, exercises, etc Electronic spreadsheets CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Engenharia/Tecnologia/Gestão Acompanha: Contexto realístico e planilhas eletrônicas no ensino de sequência numérica This research in its development elaborated, applied and analyzed tasks with realistic contexts and that use electronic spreadsheets as a technological resource for the teaching and learning process of numerical sequences. The tasks were applied to students enrolled in the 1st grade of high school. The research is based on the principles of Realistic Mathematics Education, on mathematical experimentation and on thinking-with-technology. This is a qualitative research with an interpretative nature in which two iteration cycles of the Development Research (Design Research) were used for preparation, teaching experience and retrospective analysis. Two of the tasks were described and analyzed from excerpts of dialogues and students' productions, evidencing a classroom organization in which students assume the role of protagonist and the teacher assumes the position of the one who guides and guides the learning process that happens from dealing with contextualized tasks. Electronic spreadsheets proved to be a suitable resource for teaching and learning in a realistic context of tasks. The final version of the process resulted in five mathematical tasks, all of which work with the concept of numerical sequence, with different objectives and contents. Esta pesquisa em seu desenvolvimento elaborou, aplicou e analisou tarefas com contextos realísticos e que utilizam planilhas eletrônicas enquanto recurso tecnológico para o processo de ensino e aprendizagem de sequências numéricas. As tarefas foram aplicadas a alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio. A pesquisa fundamenta-se nos princípios da Educação Matemática Realística, na experimentação matemática e no pensar-com-tecnologia. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho interpretativo em que se utilizou de dois ciclos de iteração da Pesquisa de Desenvolvimento (Design Research) para preparação, experiência de ensino e a análise retrospectiva. Duas das tarefas foram descritas e analisadas a partir de trechos de diálogos e produções dos alunos, evidenciando uma organização de sala de aula em que os alunos assumem o papel de protagonista e o professor assume a posição daquele que guia e orienta o processo de aprendizagem que acontece a partir do lidar com tarefas contextualizadas. As planilhas eletrônicas mostraram-se um recurso propicio para o ensino e aprendizagem em um contexto realístico de tarefas. A versão final do processo resultou em cinco tarefas matemáticas, todas trabalham com o conceito de sequência numéricas, com objetivos e conteúdos distintos. 2023-03-09T19:39:00Z 2023-03-09T19:39:00Z 2022-10-27 masterThesis FELIPES, Mateus. Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30800 por openAccess https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Sequências (Matemática)
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Problemas, questões, exercícios
Planilhas eletrônicas
Sequences (Mathematics)
Mathematics - Study and teaching
Mathematics - Problems, exercises, etc
Electronic spreadsheets
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
spellingShingle Sequências (Matemática)
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Problemas, questões, exercícios
Planilhas eletrônicas
Sequences (Mathematics)
Mathematics - Study and teaching
Mathematics - Problems, exercises, etc
Electronic spreadsheets
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
Felipes, Mateus
Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas
description Acompanha: Contexto realístico e planilhas eletrônicas no ensino de sequência numérica
format Dissertação
author Felipes, Mateus
author_sort Felipes, Mateus
title Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas
title_short Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas
title_full Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas
title_fullStr Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas
title_full_unstemmed Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas
title_sort ensino de sequências numéricas à luz da rme: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2023
citation FELIPES, Mateus. Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30800
_version_ 1805453061766774784
score 10,814766