Educação Matemática e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão de literatura
Andrade, Vanessa Largo (quinto membro da banca)
Autor principal: | Abreu, Dheiny Maiara de |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31560 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-31560 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-315602023-06-14T06:08:22Z Educação Matemática e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão de literatura Mathematical Education and attention deficit and hyperactivity disorder: a review of the literature Abreu, Dheiny Maiara de Pin, Aline Keryn Merli, Renato Francisco Pin, Aline Keryn Merli, Renato Francisco Policastro, Milena Soldá Vertuan, Rodolfo Eduardo Matemática - Estudo e ensino Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade Pesquisa bibliográfica Mathematics - Study and teaching Attention-deficit hyperactivity disorder Searching, Bibliographical CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Andrade, Vanessa Largo (quinto membro da banca) Among the diversity present in the classroom experienced by teachers who teach mathematics, we highlight attention deficit hyperactivity disorder (ADHD), which affects about 9% of the school population. Despite the relative increase in research related to the topic in the last 11 years, some questions are still open. For example, the difficulties of students with ADHD in abstracting and understanding different mathematical contents. Taking this into account, in this present work we will carry out a systematic review of theses and dissertations databases, with the objective of identifying which aspects have been the focus of research investigation in the last 11 years, inMathematics Education, which have as subjects’ students diagnosed with ADHD were investigated, considering the approaches, methodologies and resources used for teaching mathematics to students with ADHD. Working memory, the school/family relationship, and the work of the pedagogical team in relation to ADHD, games and manipulative materials, learning disorders and difficulties, with a focus on dyslexia and the delay in arithmetic as well as self-regulation and affectivity. Dentre a diversidade presente em sala de aula vivenciada pelos professores que ensinam matemática, destacamos o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que afeta cerca de 9% da população escolar. Apesar do relativo aumento de pesquisas relacionadas ao tema, nos últimos 11 anos, algumas questões ainda seguem em aberto. Por exemplo, as dificuldades de alunos com TDAH na abstração e compreensão de diversos conteúdos matemáticos. Levando isso em consideração, neste presente trabalho faremos uma revisão em bancos de dados de teses e dissertações, com o objetivo de identificar quais aspectos têm sido foco de investigação das pesquisas nos últimos 11 anos, na área da Educação Matemática, que têm como sujeitos investigados os alunos diagnosticados com TDAH, considerando as abordagens, metodologias e recursos utilizados para o ensino de matemática para os estudantes com TDAH. Revelaram-se como principais focos de investigação a memória de trabalho, a relação escola/família e o trabalho da equipe pedagógica com relação ao TDAH, os jogos e materiais manipuláveis, os transtornos e dificuldades de aprendizagem, com foco na dislexia e na defasagem na aritmética bem como a autorregulação e a afetividade. 2023-06-13T20:59:58Z 2023-06-13T20:59:58Z 2022-06-29 bachelorThesis ABREU, Dheiny Maiara de. Educação Matemática e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão de literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31560 por openAccess https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Toledo Brasil Licenciatura em Matemática UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade Pesquisa bibliográfica Mathematics - Study and teaching Attention-deficit hyperactivity disorder Searching, Bibliographical CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Matemática - Estudo e ensino Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade Pesquisa bibliográfica Mathematics - Study and teaching Attention-deficit hyperactivity disorder Searching, Bibliographical CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Abreu, Dheiny Maiara de Educação Matemática e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão de literatura |
description |
Andrade, Vanessa Largo (quinto membro da banca) |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Abreu, Dheiny Maiara de |
author_sort |
Abreu, Dheiny Maiara de |
title |
Educação Matemática e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão de literatura |
title_short |
Educação Matemática e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão de literatura |
title_full |
Educação Matemática e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão de literatura |
title_fullStr |
Educação Matemática e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
Educação Matemática e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão de literatura |
title_sort |
educação matemática e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão de literatura |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2023 |
citation |
ABREU, Dheiny Maiara de. Educação Matemática e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão de literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31560 |
_version_ |
1810427707716009984 |
score |
10,814766 |