Educação Matemática e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão de literatura

Andrade, Vanessa Largo (quinto membro da banca)

Autor principal: Abreu, Dheiny Maiara de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31560
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-31560
recordtype dspace
spelling riut-1-315602023-06-14T06:08:22Z Educação Matemática e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão de literatura Mathematical Education and attention deficit and hyperactivity disorder: a review of the literature Abreu, Dheiny Maiara de Pin, Aline Keryn Merli, Renato Francisco Pin, Aline Keryn Merli, Renato Francisco Policastro, Milena Soldá Vertuan, Rodolfo Eduardo Matemática - Estudo e ensino Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade Pesquisa bibliográfica Mathematics - Study and teaching Attention-deficit hyperactivity disorder Searching, Bibliographical CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Andrade, Vanessa Largo (quinto membro da banca) Among the diversity present in the classroom experienced by teachers who teach mathematics, we highlight attention deficit hyperactivity disorder (ADHD), which affects about 9% of the school population. Despite the relative increase in research related to the topic in the last 11 years, some questions are still open. For example, the difficulties of students with ADHD in abstracting and understanding different mathematical contents. Taking this into account, in this present work we will carry out a systematic review of theses and dissertations databases, with the objective of identifying which aspects have been the focus of research investigation in the last 11 years, inMathematics Education, which have as subjects’ students diagnosed with ADHD were investigated, considering the approaches, methodologies and resources used for teaching mathematics to students with ADHD. Working memory, the school/family relationship, and the work of the pedagogical team in relation to ADHD, games and manipulative materials, learning disorders and difficulties, with a focus on dyslexia and the delay in arithmetic as well as self-regulation and affectivity. Dentre a diversidade presente em sala de aula vivenciada pelos professores que ensinam matemática, destacamos o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que afeta cerca de 9% da população escolar. Apesar do relativo aumento de pesquisas relacionadas ao tema, nos últimos 11 anos, algumas questões ainda seguem em aberto. Por exemplo, as dificuldades de alunos com TDAH na abstração e compreensão de diversos conteúdos matemáticos. Levando isso em consideração, neste presente trabalho faremos uma revisão em bancos de dados de teses e dissertações, com o objetivo de identificar quais aspectos têm sido foco de investigação das pesquisas nos últimos 11 anos, na área da Educação Matemática, que têm como sujeitos investigados os alunos diagnosticados com TDAH, considerando as abordagens, metodologias e recursos utilizados para o ensino de matemática para os estudantes com TDAH. Revelaram-se como principais focos de investigação a memória de trabalho, a relação escola/família e o trabalho da equipe pedagógica com relação ao TDAH, os jogos e materiais manipuláveis, os transtornos e dificuldades de aprendizagem, com foco na dislexia e na defasagem na aritmética bem como a autorregulação e a afetividade. 2023-06-13T20:59:58Z 2023-06-13T20:59:58Z 2022-06-29 bachelorThesis ABREU, Dheiny Maiara de. Educação Matemática e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão de literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31560 por openAccess https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Toledo Brasil Licenciatura em Matemática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Matemática - Estudo e ensino
Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade
Pesquisa bibliográfica
Mathematics - Study and teaching
Attention-deficit hyperactivity disorder
Searching, Bibliographical
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade
Pesquisa bibliográfica
Mathematics - Study and teaching
Attention-deficit hyperactivity disorder
Searching, Bibliographical
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Abreu, Dheiny Maiara de
Educação Matemática e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão de literatura
description Andrade, Vanessa Largo (quinto membro da banca)
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Abreu, Dheiny Maiara de
author_sort Abreu, Dheiny Maiara de
title Educação Matemática e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão de literatura
title_short Educação Matemática e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão de literatura
title_full Educação Matemática e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão de literatura
title_fullStr Educação Matemática e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão de literatura
title_full_unstemmed Educação Matemática e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão de literatura
title_sort educação matemática e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão de literatura
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2023
citation ABREU, Dheiny Maiara de. Educação Matemática e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão de literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31560
_version_ 1810427707716009984
score 10,814766