Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para a aprendizagem baseada em problemas no ensino de computação para engenharias

Context: Considering the teaching computation to engineering, problem-based learning (PBL) is a successful approach. However, it is not trivial to create and disseminate educational resources that support PBL activities. Learning Objects (LOs) can address these issues. Objevtive: This work aims to a...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Narci Nogueira da
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3259
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-3259
recordtype dspace
spelling riut-1-32592018-06-20T01:33:51Z Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para a aprendizagem baseada em problemas no ensino de computação para engenharias Development of learning objects for problem-based learning in computing education for engineering Silva, Narci Nogueira da Silva, Marco Aurélio Graciotto http://lattes.cnpq.br/9383290036853173 Silva, Marco Aurélio Graciotto Fabri, José Augusto Gimenes, Itana Maria de Souza Aprendizagem baseada em problemas Ensino - Metodologia Engenharia de computador Problem-based learning Teaching - Methodology Computer engineering CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Ciência da Computação Context: Considering the teaching computation to engineering, problem-based learning (PBL) is a successful approach. However, it is not trivial to create and disseminate educational resources that support PBL activities. Learning Objects (LOs) can address these issues. Objevtive: This work aims to add to the LODM, a method of developing LO based on conceptual, instructional and interaction models, a new profile with elements characteristic of PBL. Using the mechanism that allows the extension of new profiles to the LODM, we have created the LODM+PBL. Considering this new method, we still create LOs and execute two studies in initial classes of Engineering courses, focusing on computer programming. Method: The new method consisted of the analysis of PBL activities; definition of modeling elements for PBL and its UML structure; development and evaluation of LO. The creation process was based on the Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation – ADDIE. Results: Analyzing the reports, final products and artifacts generated and a questionnaire applied at the end of tne PBL activities, we evaluated the quality of LO considering two perspectives: studentss perception and motivation; and the achievement of learning objectives. The results suggest that the LODM+PBL can be applied successfully to the creation of Los with PBL elements for the concepts of Engineering for Computing. Conclusions: Analyzing the development of OAs, it was observed that the method satisfactorily assisted in the understanding of the characteristics and requirements of PBL for creating and application of LOs. Still, the two studies have produced artifacts that evidence that the improved LODM model and the PBL methodology to stimulate and improve the understanding of the proposed educational objectives. Contexto: Considerando o ensino de computação para engenharia, a aprendizagem baseada em problemas (PBL) é uma abordagem bem sucedida. Entretanto, não é trivial criar e disseminar recursos educacionais que apoiem atividades de PBL. Objetos de Aprendizagem (OAs) podem abordar esses problemas. Objetivo: Este trabalho tem objetivo de adicionar ao LODM, um método de desenvolvimento de OA baseado em modelos conceitual, instrucional e de interação, um novo perfil com elementos característicos de PBL. Utilizando o mecanismo que permite a extensão de novos perfis ao LODM, criamos o LODM+PBL. A luz desse novo método, criamos OAs e executamos dois estudos em turmas iniciais de cursos de Engenharia, focando programação de computadores. Método: O novo método consistiu na análise das atividades de PBL; definição de elementos de modelagem para PBL e respectiva estrutura UML; desenvolvimento e avaliação de OA. O processo de criação foi baseado no modelo Analysis, Design, Development, Implementation e Evaluation (ADDIE). Resultados: Analisando os relatórios, produtos finais e artefatos gerados e ainda um questionário aplicado ao final das atividades PBL, avaliamos a qualidade do OA considerando duas perspectivas: percepção e motivação por parte dos alunos; e o alcance dos objetivos de aprendizagem. Os resultados sugerem que o LODM+PBL pode ser aplicado com sucesso para a criação de OAs com elementos de PBL para os conceitos de Computação para Engenharia. Conclusões: Analisando-se o desenvolvimento dos OAs, observou-se que o método auxiliou satisfatoriamente no entendimento das características e requisitos de PBL para criação e aplicação de OAs. Ainda os dois estudos realizados produziram artefatos que provêm indícios de que o modelo aperfeiçoado ao LODM e a metodologia PBL colaboram para o estímulo e melhora no entendimento dos objetivos educacionais propostos. 2018-06-20T01:33:51Z 2018-06-20T01:33:51Z 2017-10-03 masterThesis SILVA, Narci Nogueira da. Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para a aprendizagem baseada em problemas no ensino de computação para engenharias. 2017. 83 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3259 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Cornelio Procopio Brasil Programa de Pós-Graduação em Informática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Aprendizagem baseada em problemas
Ensino - Metodologia
Engenharia de computador
Problem-based learning
Teaching - Methodology
Computer engineering
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Ciência da Computação
spellingShingle Aprendizagem baseada em problemas
Ensino - Metodologia
Engenharia de computador
Problem-based learning
Teaching - Methodology
Computer engineering
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Ciência da Computação
Silva, Narci Nogueira da
Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para a aprendizagem baseada em problemas no ensino de computação para engenharias
description Context: Considering the teaching computation to engineering, problem-based learning (PBL) is a successful approach. However, it is not trivial to create and disseminate educational resources that support PBL activities. Learning Objects (LOs) can address these issues. Objevtive: This work aims to add to the LODM, a method of developing LO based on conceptual, instructional and interaction models, a new profile with elements characteristic of PBL. Using the mechanism that allows the extension of new profiles to the LODM, we have created the LODM+PBL. Considering this new method, we still create LOs and execute two studies in initial classes of Engineering courses, focusing on computer programming. Method: The new method consisted of the analysis of PBL activities; definition of modeling elements for PBL and its UML structure; development and evaluation of LO. The creation process was based on the Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation – ADDIE. Results: Analyzing the reports, final products and artifacts generated and a questionnaire applied at the end of tne PBL activities, we evaluated the quality of LO considering two perspectives: studentss perception and motivation; and the achievement of learning objectives. The results suggest that the LODM+PBL can be applied successfully to the creation of Los with PBL elements for the concepts of Engineering for Computing. Conclusions: Analyzing the development of OAs, it was observed that the method satisfactorily assisted in the understanding of the characteristics and requirements of PBL for creating and application of LOs. Still, the two studies have produced artifacts that evidence that the improved LODM model and the PBL methodology to stimulate and improve the understanding of the proposed educational objectives.
format Dissertação
author Silva, Narci Nogueira da
author_sort Silva, Narci Nogueira da
title Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para a aprendizagem baseada em problemas no ensino de computação para engenharias
title_short Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para a aprendizagem baseada em problemas no ensino de computação para engenharias
title_full Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para a aprendizagem baseada em problemas no ensino de computação para engenharias
title_fullStr Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para a aprendizagem baseada em problemas no ensino de computação para engenharias
title_full_unstemmed Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para a aprendizagem baseada em problemas no ensino de computação para engenharias
title_sort desenvolvimento de objetos de aprendizagem para a aprendizagem baseada em problemas no ensino de computação para engenharias
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2018
citation SILVA, Narci Nogueira da. Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para a aprendizagem baseada em problemas no ensino de computação para engenharias. 2017. 83 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3259
_version_ 1805320618488365056
score 10,814766