Estresse e síndrome de burnout em professores do ensino superior: contexto de adoecimento e estratégias de enfrentamento

The present research aimed to identify and analyze strategies for coping with stress and burnout syndrome used by teachers at the Pato Branco Campus of UTFPR. The specific objectives were: To identify the occurrence and levels of stress and burnout syndrome in professors of the Pato Branco Campus of...

ver descrição completa

Autor principal: Penachi, Eliza
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3265
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-3265
recordtype dspace
spelling riut-1-32652018-06-22T19:29:46Z Estresse e síndrome de burnout em professores do ensino superior: contexto de adoecimento e estratégias de enfrentamento Stress and burnout syndrome in higher education teachers: context of illness and coping strategies Penachi, Eliza Teixeira, Edival Sebastião http://lattes.cnpq.br/0826917150806263 Barros, Sérgio Paes de http://lattes.cnpq.br/9739405764642066 Teixeira, Edival Sebastião Dal Magro, Márcia Luíza Pit Peloso, Franciele Clara Stress (Psicologia) Burnout (Psicologia) Professores universitários Qualidade de vida no trabalho Stress (Psychology) Burn out (Psychology) College teachers Quality of work life CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL Planejamento Urbano e Regional The present research aimed to identify and analyze strategies for coping with stress and burnout syndrome used by teachers at the Pato Branco Campus of UTFPR. The specific objectives were: To identify the occurrence and levels of stress and burnout syndrome in professors of the Pato Branco Campus of UTFPR; identify stressors reported by the research participants, and identify coping strategies for stress and burnout syndrome used by the research participants. Data were collected using the Lipp Adult Stress Symptom Inventory (ISSL), the Malasch Burnout Inventory (MBI - ED), a Structured Questionnaire and Interview. Sixty-one teachers participated in the study, 58% male and 42% female. The age ranged from 28 to 67 years and the teaching experience between 3 and 39 years. The results point to the existence of some degree of stress in 43.48% of the sample, between teachers of both sexes. Stress psychological distress is equally distributed between men and women, but physical suffering is much more evident in them than in them. Alarming levels of burnout were also found. The results obtained indicate that 26.09% of the sample did not present alteration in any of the three dimensions evaluated by MBI. Among the others, 37.68% presented alterations in one of the three dimensions of burnout and 36.23% in two or three dimensions. Alarming levels of emotional exhaustion were found in 47.82% of the sample, 26.08% in the sample, and 50.72% in the sample. The three types of coping strategies most used by participants are family support, adequate food and regular exercise, rest and leisure. It is concluded, therefore, that in addition to the cases already identified with a positive diagnosis for the burnout syndrome, 13% of the sample, the great majority of the researched population is in the process of becoming ill. Finally, considering the high levels of stress and burnout found, the results showed that only individual coping strategies are not enough to avoid the problems in the research institution. A presente pesquisa teve por objetivo geral identificar e analisar estratégias de enfrentamento do estresse e da síndrome de burnout utilizadas por professores do Campus Pato Branco da UTFPR. Os objetivos específicos foram: Identificar a ocorrência e os níveis de estresse e da síndrome de burnout em professores do Campus Pato Branco da UTFPR; identificar agentes estressores relatados pelos participantes da pesquisa e identificar estratégias de enfrentamento do estresse e da síndrome de burnout utilizadas pelos participantes da pesquisa. Os dados foram coletados mediante a utilização do Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL), do Malasch Burnout Inventory (MBI - ED), de um Questionário Estruturado e Entrevista. Participaram do estudo 69 professores sendo 58% do sexo masculino e 42% do sexo feminino. A idade variou entre 28 e 67 anos e a experiência docente entre 3 e 39 anos. Os resultados apontam a existência de algum grau de estresse em 43,48% da amostra, entre docentes de ambos os sexos. O sofrimento psicológico pelo estresse é igualmente distribuído entre homens e mulheres, porém, o sofrimento físico é muito mais evidenciado neles do que nelas. Também foram encontrados níveis preocupantes de burnout. Os resultados obtidos apontam que 26,09% da amostra não apresentaram alteração em qualquer das três dimensões avaliadas pelo MBI. Já dentre os demais, 37,68% apresentaram alteração em uma das três dimensões do burnout e 36,23% em duas ou nas três dimensões. Foram encontrados níveis alarmantes de exaustão emocional, situação apresentada por 47,82% da amostra, de despersonalização em 26,08% da amostra, e de reduzida realização pessoal no trabalho em 50,72% da amostra. Os três tipos de estratégias de enfrentamento mais utilizadas pelos participantes são suporte familiar, alimentação adequada e exercício físico regular, repouso e lazer. Conclui-se, portanto, que além dos casos já identificados com diagnóstico positivo para a síndrome de burnout, 13% da amostra, a grande maioria da população pesquisada encontra-se em processo de adoecimento. Por fim, considerando os altos níveis de estresse e de burnout encontrados, os resultados evidenciaram que somente estratégias individuais de enfrentamento não estão sendo suficientes para evitar os problemas na instituição pesquisada. 2018-06-22T19:29:45Z 2018-06-22T19:29:45Z 2018-05-03 masterThesis PENACHI, Eliza. Estresse e síndrome de burnout em professores do ensino superior: contexto de adoecimento e estratégias de enfrentamento. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3265 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Stress (Psicologia)
Burnout (Psicologia)
Professores universitários
Qualidade de vida no trabalho
Stress (Psychology)
Burn out (Psychology)
College teachers
Quality of work life
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Planejamento Urbano e Regional
spellingShingle Stress (Psicologia)
Burnout (Psicologia)
Professores universitários
Qualidade de vida no trabalho
Stress (Psychology)
Burn out (Psychology)
College teachers
Quality of work life
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Planejamento Urbano e Regional
Penachi, Eliza
Estresse e síndrome de burnout em professores do ensino superior: contexto de adoecimento e estratégias de enfrentamento
description The present research aimed to identify and analyze strategies for coping with stress and burnout syndrome used by teachers at the Pato Branco Campus of UTFPR. The specific objectives were: To identify the occurrence and levels of stress and burnout syndrome in professors of the Pato Branco Campus of UTFPR; identify stressors reported by the research participants, and identify coping strategies for stress and burnout syndrome used by the research participants. Data were collected using the Lipp Adult Stress Symptom Inventory (ISSL), the Malasch Burnout Inventory (MBI - ED), a Structured Questionnaire and Interview. Sixty-one teachers participated in the study, 58% male and 42% female. The age ranged from 28 to 67 years and the teaching experience between 3 and 39 years. The results point to the existence of some degree of stress in 43.48% of the sample, between teachers of both sexes. Stress psychological distress is equally distributed between men and women, but physical suffering is much more evident in them than in them. Alarming levels of burnout were also found. The results obtained indicate that 26.09% of the sample did not present alteration in any of the three dimensions evaluated by MBI. Among the others, 37.68% presented alterations in one of the three dimensions of burnout and 36.23% in two or three dimensions. Alarming levels of emotional exhaustion were found in 47.82% of the sample, 26.08% in the sample, and 50.72% in the sample. The three types of coping strategies most used by participants are family support, adequate food and regular exercise, rest and leisure. It is concluded, therefore, that in addition to the cases already identified with a positive diagnosis for the burnout syndrome, 13% of the sample, the great majority of the researched population is in the process of becoming ill. Finally, considering the high levels of stress and burnout found, the results showed that only individual coping strategies are not enough to avoid the problems in the research institution.
format Dissertação
author Penachi, Eliza
author_sort Penachi, Eliza
title Estresse e síndrome de burnout em professores do ensino superior: contexto de adoecimento e estratégias de enfrentamento
title_short Estresse e síndrome de burnout em professores do ensino superior: contexto de adoecimento e estratégias de enfrentamento
title_full Estresse e síndrome de burnout em professores do ensino superior: contexto de adoecimento e estratégias de enfrentamento
title_fullStr Estresse e síndrome de burnout em professores do ensino superior: contexto de adoecimento e estratégias de enfrentamento
title_full_unstemmed Estresse e síndrome de burnout em professores do ensino superior: contexto de adoecimento e estratégias de enfrentamento
title_sort estresse e síndrome de burnout em professores do ensino superior: contexto de adoecimento e estratégias de enfrentamento
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2018
citation PENACHI, Eliza. Estresse e síndrome de burnout em professores do ensino superior: contexto de adoecimento e estratégias de enfrentamento. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3265
_version_ 1805302334866063360
score 10,814766