Análise de uma rede oportunista no transporte público urbano e proposta de novos protocolos de roteamento adaptados

This dissertation presents a mobility model designed for the representation of all urban public transport in the city of Curitiba-PR. The model is built using real data and offers better conditions of evaluation of the capacity of the environment as a platform for the construction of a VDTN and for...

ver descrição completa

Autor principal: Herek, Thiago Alexandre
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3325
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-3325
recordtype dspace
spelling riut-1-33252018-08-06T17:10:46Z Análise de uma rede oportunista no transporte público urbano e proposta de novos protocolos de roteamento adaptados Analysis of an opportunistic network in urban public transport and proposal of new adaptive routing protocols Herek, Thiago Alexandre Fonseca, Anelise Munaretto http://lattes.cnpq.br/4992303457891284 Del Monego, Hermes Irineu http://lattes.cnpq.br/8607494162641950 Fonseca, Anelise Munaretto Costa, Luis Henrique Maciel Kosmalski Fonseca, Mauro Sergio Pereira Transporte urbano - Curitiba (Paraná) Redes de computadores Rede de computador - Protocolos Simulação (Computadores) Engenharia elétrica Urban transportation - Curitiba (Paraná) Computer networks Computer network protocols Computer simulation Electric engineering CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::TELEINFORMATICA Engenharia Elétrica This dissertation presents a mobility model designed for the representation of all urban public transport in the city of Curitiba-PR. The model is built using real data and offers better conditions of evaluation of the capacity of the environment as a platform for the construction of a VDTN and for the improvement of routing protocols specific to this type of scenario. The work also presents and evaluates the Spray and Wait-Bus and Prophet-bus protocols, as modifications of the original Spray and Wait and Prophet protocols. The proposed protocols use the characteristics of the environment to make better use of the contacts, in order to improve metrics such as delivery rate, delay and overload. In the Prophet-Bus protocol, the mechanisms of updating and aging of the delivery predictability are changed, altering the behavior of these functions in the vehicles that have contact with the destination along its route, already in the protocol Spray-and-Wait-Bus, are added routing decisions, nonexistent in the original protocol, exploring in the same way the characteristics of urban public transportation. Results obtained with Simulator One, using a traffic model representing a fleet monitoring application, together with the mobility model and the proposed protocols, first present delivery rates of up to 100% in some configurations of the environment. This result demonstrates the feasibility of using the mobility of urban public transport vehicles in the city for the efficient transportation of information. The results also demonstrate that the proposed protocols are capable of presenting higher delivery rates and lower overhead in all conditions tested compared to the original protocols. Esta dissertação apresenta um modelo de mobilidade projetado para a representação de todo o transporte público urbano da cidade de Curitiba-PR. O modelo foi construído por meio do uso de dados reais e oferece melhores condições de avaliação da capacidade do ambiente como plataforma para a construção de uma VDTN e para o aprimoramento de protocolos de roteamento específicos para esse tipo de cenário. O trabalho também apresenta e avalia os protocolos Spray and Wait Bus e Prophet-bus como modificações dos protocolos originais Spray and Wait e Prophet. Os protocolos propostos utilizam-se das características do ambiente para melhor aproveitamento dos contatos, com o objetivo de aprimorar métricas tais como a taxa de entrega, o atraso e a sobrecarga. No protocolo, são alterados os mecanismos de atualização e envelhecimento da previsibilidade de entrega, modificando o comportamento destas funções nos veículos que possuem contato com o destino ao longo de seu percurso; já no protocolo Spray and Wait Bus, são acrescentadas decisões de encaminhamento inexistentes no protocolo original, explorando da mesma forma as características do transporte público urbano. Resultados obtidos com o Simulador One utilizando um modelo de tráfego que representa uma aplicação de monitoramento de frota, em conjunto com o modelo de mobilidade e os protocolos propostos, apresentam em primeira análise taxas de entrega de até 100% em algumas configurações do ambiente. O resultado demonstra a viabilidade do uso da mobilidade dos veículos do transporte público urbano da cidade para o transporte eficaz de informações. Os resultados também demonstram que os protocolos propostos são capazes de apresentar taxas de entrega mais elevadas, e menor sobrecarga em todas as condições testadas em comparação aos protocolos originais. 2018-08-06T17:10:46Z 2018-08-06T17:10:46Z 2018-04-13 masterThesis HEREK, Thiago Alexandre. Análise de uma rede oportunista no transporte público urbano e proposta de novos protocolos de roteamento adaptados. 2018. 85 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3325 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Transporte urbano - Curitiba (Paraná)
Redes de computadores
Rede de computador - Protocolos
Simulação (Computadores)
Engenharia elétrica
Urban transportation - Curitiba (Paraná)
Computer networks
Computer network protocols
Computer simulation
Electric engineering
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::TELEINFORMATICA
Engenharia Elétrica
spellingShingle Transporte urbano - Curitiba (Paraná)
Redes de computadores
Rede de computador - Protocolos
Simulação (Computadores)
Engenharia elétrica
Urban transportation - Curitiba (Paraná)
Computer networks
Computer network protocols
Computer simulation
Electric engineering
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::TELEINFORMATICA
Engenharia Elétrica
Herek, Thiago Alexandre
Análise de uma rede oportunista no transporte público urbano e proposta de novos protocolos de roteamento adaptados
description This dissertation presents a mobility model designed for the representation of all urban public transport in the city of Curitiba-PR. The model is built using real data and offers better conditions of evaluation of the capacity of the environment as a platform for the construction of a VDTN and for the improvement of routing protocols specific to this type of scenario. The work also presents and evaluates the Spray and Wait-Bus and Prophet-bus protocols, as modifications of the original Spray and Wait and Prophet protocols. The proposed protocols use the characteristics of the environment to make better use of the contacts, in order to improve metrics such as delivery rate, delay and overload. In the Prophet-Bus protocol, the mechanisms of updating and aging of the delivery predictability are changed, altering the behavior of these functions in the vehicles that have contact with the destination along its route, already in the protocol Spray-and-Wait-Bus, are added routing decisions, nonexistent in the original protocol, exploring in the same way the characteristics of urban public transportation. Results obtained with Simulator One, using a traffic model representing a fleet monitoring application, together with the mobility model and the proposed protocols, first present delivery rates of up to 100% in some configurations of the environment. This result demonstrates the feasibility of using the mobility of urban public transport vehicles in the city for the efficient transportation of information. The results also demonstrate that the proposed protocols are capable of presenting higher delivery rates and lower overhead in all conditions tested compared to the original protocols.
format Dissertação
author Herek, Thiago Alexandre
author_sort Herek, Thiago Alexandre
title Análise de uma rede oportunista no transporte público urbano e proposta de novos protocolos de roteamento adaptados
title_short Análise de uma rede oportunista no transporte público urbano e proposta de novos protocolos de roteamento adaptados
title_full Análise de uma rede oportunista no transporte público urbano e proposta de novos protocolos de roteamento adaptados
title_fullStr Análise de uma rede oportunista no transporte público urbano e proposta de novos protocolos de roteamento adaptados
title_full_unstemmed Análise de uma rede oportunista no transporte público urbano e proposta de novos protocolos de roteamento adaptados
title_sort análise de uma rede oportunista no transporte público urbano e proposta de novos protocolos de roteamento adaptados
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2018
citation HEREK, Thiago Alexandre. Análise de uma rede oportunista no transporte público urbano e proposta de novos protocolos de roteamento adaptados. 2018. 85 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3325
_version_ 1805313012637106176
score 10,814766