A contribuição do jogo didático para o ensino de biologia celular

The objective is to identify the contributions of educational game developed "Playing with the Cell" to learn about the multidimensional concepts of cellular metabolism. This game was developed from research on the scientific understanding of cell biology and its applications in daily life...

ver descrição completa

Autor principal: Stefanello, Solange Rosa Riconi
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3475
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-3475
recordtype dspace
spelling riut-1-34752018-10-06T06:01:27Z A contribuição do jogo didático para o ensino de biologia celular A contribution to the game-didactic teaching cell biology Stefanello, Solange Rosa Riconi Carletto, Marcia Regina http://lattes.cnpq.br/4270564572934996 Morales, Angélica Gois Barbola, Ivana de Freitas Carletto, Marcia Regina Ciência - Aspectos sociais Tecnologia - Aspectos sociais Jogos educativos Aprendizagem Biologia - Estudo e ensino Science - Social aspects Technology - Social aspects Educational games Learning Biology - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Ensino de Ciências e Matemática The objective is to identify the contributions of educational game developed "Playing with the Cell" to learn about the multidimensional concepts of cellular metabolism. This game was developed from research on the scientific understanding of cell biology and its applications in daily life. The game was applied to a class of first year of teaching middle of the city of Ponta Grossa. The results were analyzed using qualitative methodology. The questionnaire was developed simulating the application of knowledge in order to verify that scientific literacy multidimensional was achieved. The results differ from the exposed Pedrancini (2007) and Bastos (1992), therefore, recognize that students show the organelles were involved in cell metabolism and understood that man manipulates the cell in accordance with the interests of model society (capitalist). O objetivo deste trabalho é Identificar as contribuições do jogo didático elaborado “Jogando com a Célula” para a aprendizagem multidimensional dos conceitos acerca do metabolismo celular. Este jogo foi elaborado a partir de pesquisas sobre o conhecimento científico da biologia celular e suas aplicações no cotidiano. O jogo foi aplicado em uma turma do primeiro ano do ensino médio da cidade de Ponta Grossa. Os resultados foram analisados através da metodologia qualitativa. O questionário foi elaborado simulando uma situação de aplicação do conhecimento, com a finalidade de verificar se ocorreu a alfabetização científica multidimensional foi alcançado. Os resultados encontrados diferem-se dos expostos por Pedrancini (2007) e Bastos (1992), pois, os alunos demonstraram reconhecer que as organelas estavam envolvidas no metabolismo da célula e compreenderam que o homem manipula a célula de acordo com os interesses do modelo de sociedade atual (capitalista). 2018-10-05T14:11:10Z 5000-01-01 2018-10-05T14:11:10Z 2010-11-11 masterThesis STEFANELLO, Solange Rosa Riconi. A contribuição do jogo didático para o ensino de biologia celular. 2010. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3475 por embargoedAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Jogos educativos
Aprendizagem
Biologia - Estudo e ensino
Science - Social aspects
Technology - Social aspects
Educational games
Learning
Biology - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Ensino de Ciências e Matemática
spellingShingle Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Jogos educativos
Aprendizagem
Biologia - Estudo e ensino
Science - Social aspects
Technology - Social aspects
Educational games
Learning
Biology - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Ensino de Ciências e Matemática
Stefanello, Solange Rosa Riconi
A contribuição do jogo didático para o ensino de biologia celular
description The objective is to identify the contributions of educational game developed "Playing with the Cell" to learn about the multidimensional concepts of cellular metabolism. This game was developed from research on the scientific understanding of cell biology and its applications in daily life. The game was applied to a class of first year of teaching middle of the city of Ponta Grossa. The results were analyzed using qualitative methodology. The questionnaire was developed simulating the application of knowledge in order to verify that scientific literacy multidimensional was achieved. The results differ from the exposed Pedrancini (2007) and Bastos (1992), therefore, recognize that students show the organelles were involved in cell metabolism and understood that man manipulates the cell in accordance with the interests of model society (capitalist).
format Dissertação
author Stefanello, Solange Rosa Riconi
author_sort Stefanello, Solange Rosa Riconi
title A contribuição do jogo didático para o ensino de biologia celular
title_short A contribuição do jogo didático para o ensino de biologia celular
title_full A contribuição do jogo didático para o ensino de biologia celular
title_fullStr A contribuição do jogo didático para o ensino de biologia celular
title_full_unstemmed A contribuição do jogo didático para o ensino de biologia celular
title_sort contribuição do jogo didático para o ensino de biologia celular
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2018
citation STEFANELLO, Solange Rosa Riconi. A contribuição do jogo didático para o ensino de biologia celular. 2010. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3475
_version_ 1805297349046566912
score 10,814766