Educação sexual: uma discussão para o ensino médio técnico?

The issue addressed in this paper places the debate in conflict situations in the school environment with regard to gender relations, sexuality and diversity. The post-structuralist analysis helped in this reality, contributing to perceive the school as an important space for discussion of sexuality...

ver descrição completa

Autor principal: Almeida, Kaciane Daniella de
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2013
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/355
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-355
recordtype dspace
spelling riut-1-3552015-03-07T06:06:30Z Educação sexual: uma discussão para o ensino médio técnico? Almeida, Kaciane Daniella de Luz, Nanci Stancki da Educação sexual Relações humanas - Gênero Orientação sexual Ensino técnico Professores - Formação Tecnologia Sex instruction Interpersonal relations – Gender Sexual orientation Technical education Teachers, Training of Technology The issue addressed in this paper places the debate in conflict situations in the school environment with regard to gender relations, sexuality and diversity. The post-structuralist analysis helped in this reality, contributing to perceive the school as an important space for discussion of sexuality, linked to a range of cultural meanings constructed and historically resistant. The research adopted a qualitative approach, using as an instrument to collect data to semi-structured interview. Nineteen interviews were conducted with teachers who work in the classroom and the Technical educationTeaching of a public school in the city of Curitiba. As part of the results we can see that sex education is regarded as necessary and already present in the surveyed methods of teaching, but found challenges to its implementation, among them: lack of teacher training to address issues of sexuality and gender in the classroom ; few educational activities focused on sex education curriculum focused on subject content restricted; religious influence on ways to enter the religious education courses investigated, resistance of the families of students about sex education. The survey also revealed that sex education is perceived as a form of guidance, pointing a concern particularly in relation to teenage pregnancy. Capes O objetivo deste estudo é analisar como a educação sexual é percebida por docentes do Ensino Médio e Médio Técnico Profissionalizante dos cursos de Secretariado e Informática. A temática abordada neste trabalho coloca em debate situações conflituosas no ambiente escolar no que diz respeito às relações de gênero, sexualidade e diversidade. Os estudos pós-estruturalistas auxiliaram na análise dessa realidade, contribuindo para perceber a instituição escolar como um espaço importante para a discussão da sexualidade, ligada a uma gama de significados culturais historicamente construídos e resistentes. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, usando como instrumento para coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Foram feitas dezenove entrevistas com docentes que atuavam em sala de aula do Ensino Médio e Médio Técnico de uma escola pública da cidade de Curitiba. Como parte dos resultados podemos perceber que a educação sexual é considerada como necessária e já presente nas modalidades de ensino pesquisadas, contudo encontra desafios para sua efetivação, dentre os quais: falta de formação docente para abordar questões relativas à sexualidade e gênero em sala de aula; poucas atividades educacionais voltadas para a educação sexual; matriz curricular voltada para conteúdos disciplinares restritos; influência religiosa sobre as formas de inserir a educação religiosa nos cursos investigados; resistência das famílias dos educandos sobre educação sexual. A pesquisa revelou ainda que educação sexual é percebida como forma de orientação, apontando uma preocupação principalmente em relação à gravidez na adolescência. 2013-01-22T18:15:52Z 2013-01-22T18:15:52Z 2012-03-30 masterThesis ALMEIDA, Kaciane Daniella de. Educação sexual: uma discussão para o ensino médio técnico? 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/355 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Programa de Pós-Graduação em Tecnologia
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação sexual
Relações humanas - Gênero
Orientação sexual
Ensino técnico
Professores - Formação
Tecnologia
Sex instruction
Interpersonal relations – Gender
Sexual orientation
Technical education
Teachers, Training of
Technology
spellingShingle Educação sexual
Relações humanas - Gênero
Orientação sexual
Ensino técnico
Professores - Formação
Tecnologia
Sex instruction
Interpersonal relations – Gender
Sexual orientation
Technical education
Teachers, Training of
Technology
Almeida, Kaciane Daniella de
Educação sexual: uma discussão para o ensino médio técnico?
description The issue addressed in this paper places the debate in conflict situations in the school environment with regard to gender relations, sexuality and diversity. The post-structuralist analysis helped in this reality, contributing to perceive the school as an important space for discussion of sexuality, linked to a range of cultural meanings constructed and historically resistant. The research adopted a qualitative approach, using as an instrument to collect data to semi-structured interview. Nineteen interviews were conducted with teachers who work in the classroom and the Technical educationTeaching of a public school in the city of Curitiba. As part of the results we can see that sex education is regarded as necessary and already present in the surveyed methods of teaching, but found challenges to its implementation, among them: lack of teacher training to address issues of sexuality and gender in the classroom ; few educational activities focused on sex education curriculum focused on subject content restricted; religious influence on ways to enter the religious education courses investigated, resistance of the families of students about sex education. The survey also revealed that sex education is perceived as a form of guidance, pointing a concern particularly in relation to teenage pregnancy.
format Dissertação
author Almeida, Kaciane Daniella de
author_sort Almeida, Kaciane Daniella de
title Educação sexual: uma discussão para o ensino médio técnico?
title_short Educação sexual: uma discussão para o ensino médio técnico?
title_full Educação sexual: uma discussão para o ensino médio técnico?
title_fullStr Educação sexual: uma discussão para o ensino médio técnico?
title_full_unstemmed Educação sexual: uma discussão para o ensino médio técnico?
title_sort educação sexual: uma discussão para o ensino médio técnico?
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2013
citation ALMEIDA, Kaciane Daniella de. Educação sexual: uma discussão para o ensino médio técnico? 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/355
_version_ 1805301525706178560
score 10,814766