Um recurso didático para o ensino de energia baseado na plataforma Arduino

Acompanha: APP: unindo PBL e Arduino

Autor principal: Pereira, Janinha Aparecida
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3717
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-3717
recordtype dspace
spelling riut-1-37172018-12-06T05:00:43Z Um recurso didático para o ensino de energia baseado na plataforma Arduino A didactic resource based on the Arduino platform for the teaching of energy Pereira, Janinha Aparecida Miquelin, Awdry Feisser http://lattes.cnpq.br/9516464037261848 Szmoski, Romeu Miqueias http://lattes.cnpq.br/5919669935159197 Neves, Marcos Cesar Danhoni Saavedra Filho, Nestor Cortez Szmoski, Romeu Miqueias Miquelin, Awdry Feisser Ciência - Estudo e ensino Força e energia - Estudo e ensino Arduino (Controlador programável) Aprendizagem baseada em problemas Science - Study and teaching Force and energy - Study and teaching Arduino (Programmable controller) Problem-based learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Ensino de Ciências e Matemática Acompanha: APP: unindo PBL e Arduino This dissertation presents a research of qualitative, exploratory and descriptive approach permeated by action research and guided by an DPM (Dialogic-Problem Matrix) which guides the path taken by the researcher in the delimitation of the theme, action, data collection and analysis. investigated as teaching-learning possibilities using an Arduino platform and a PBL (Problem Based Learning) for science teaching, in particular for teachers in training, having as theme of the APCC2 discipline the Energy concept. The objective was to develop a teaching learning process to promote technological ability with Arduino and to investigate/develop projects using the PBL methodology and Arduino mediation with undergraduate students. presentation of the global problem (newspaper news); division of students into eight groups with different themes linked to the global problem; division of students into eight groups with different themes linked to the global problem; research on themes; presentation of seminars; lecture on the Arduino platform; practical workshops with classes directed on Energy using the Arduino platform; construction and reporting of workshop practices; research, re-elaboration and construction of small projects/automated products presenting possible solutions/possibilities of production of Energy; presentation of projects/products in the form of science fair; reapplication of the investigative questionnaire and recording of videos and audios with testimonials for evaluation of teaching practice and discipline the final product of this dissertation consists in the elaboration of a guide for teachers of Sciences in the format of mobile app based on the investigative process of this dissertation for Teaching and learning of the content Energy, joining PBL and ARDUINO. The results indicate that the Arduino tool and the PBL methodology supported by the MDP, help the teacher in the mediation of scientific and technological concepts, favors complex, cooperative and collaborative learning among students, opening up research, re-elaboration and creation of projects in around the Energy theme. Esta dissertação apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva permeada pela pesquisa-ação e norteada por uma MDP (Matriz Dialógica-Problematizadora) que orienta o caminho percorrido pelo pesquisador na delimitação do tema, ação, coleta e análise de dados. Investiga-se as possibilidades de ensino-aprendizagem usando a plataforma Arduino e a metodologia PBL (Problem Based Learning) para o Ensino de Ciências, em particular para os professores em formação, tendo como temática da disciplina APCC2 o conceito Energia. Objetivou-se desenvolver um processo de ensino aprendizagem para a promoção de habilidade tecnológica com o Arduino e investigar/desenvolver projetos utilizando-se da metodologia PBL e da mediação do Arduino com os estudantes de licenciatura. O trabalho realizou-se obedecendo as seguintes etapas: aplicação de questionário investigativo inicial; aplicação da metodologia PBL: apresentação do problema global (notícia de jornal); divisão dos estudantes em oito grupos com temáticas diferentes atreladas ao problema global; pesquisa das temáticas; apresentação de seminários; aula expositiva sobre a plataforma Arduino; oficinas práticas com aulas direcionadas sobre Energia utilizando a plataforma Arduino; construção e apresentação de relatórios das práticas realizadas nas oficinas; pesquisa, reelaboração e construção de pequenos projetos/produtos automatizados apresentando possíveis soluções/ possibilidades de produção de Energia; apresentação dos projetos/produtos em formato de feira de ciências; reaplicação do questionário investigativo e gravação de vídeos e áudios com depoimentos para avaliação da prática docente e da disciplina. O produto final desta dissertação consiste na elaboração de um guia para professores de Ciências no formato de aplicativo para celular baseado no processo investigativo desta dissertação para o Ensino e aprendizagem do conteúdo Energia, unindo PBL e ARDUINO. Os resultados sinalizam que a ferramenta Arduino e a metodologia PBL amparados pela MDP, ajudam o professor na mediação dos conceitos científicos e tecnológicos, favorece a aprendizagem complexa, cooperativa e colaborativa entre os estudantes, dando abertura para a pesquisa, reelaboração e criação de projetos em torno da temática Energia. 2018-12-05T14:44:07Z 2018-12-05T14:44:07Z 2018-09-14 masterThesis PEREIRA, Janinha Aparecida. Um recurso didático para o ensino de energia baseado na plataforma Arduino. 2018. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3717 por openAccess application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ciência - Estudo e ensino
Força e energia - Estudo e ensino
Arduino (Controlador programável)
Aprendizagem baseada em problemas
Science - Study and teaching
Force and energy - Study and teaching
Arduino (Programmable controller)
Problem-based learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Ensino de Ciências e Matemática
spellingShingle Ciência - Estudo e ensino
Força e energia - Estudo e ensino
Arduino (Controlador programável)
Aprendizagem baseada em problemas
Science - Study and teaching
Force and energy - Study and teaching
Arduino (Programmable controller)
Problem-based learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Ensino de Ciências e Matemática
Pereira, Janinha Aparecida
Um recurso didático para o ensino de energia baseado na plataforma Arduino
description Acompanha: APP: unindo PBL e Arduino
format Dissertação
author Pereira, Janinha Aparecida
author_sort Pereira, Janinha Aparecida
title Um recurso didático para o ensino de energia baseado na plataforma Arduino
title_short Um recurso didático para o ensino de energia baseado na plataforma Arduino
title_full Um recurso didático para o ensino de energia baseado na plataforma Arduino
title_fullStr Um recurso didático para o ensino de energia baseado na plataforma Arduino
title_full_unstemmed Um recurso didático para o ensino de energia baseado na plataforma Arduino
title_sort um recurso didático para o ensino de energia baseado na plataforma arduino
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2018
citation PEREIRA, Janinha Aparecida. Um recurso didático para o ensino de energia baseado na plataforma Arduino. 2018. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3717
_version_ 1805322641251237888
score 10,814766