Análise da aplicação das diretrizes públicas de educação ambiental em área de mananciais: estudo de caso do município de Piraquara/PR

Environmental Education gains momentum around the 1970's upon the realisation of international conferences focused on fighting the environmental crisis evidenced worldwide. By the end of the 20th century and the beginning of the 21st, teaching it became compulsory in Brazil, with the establishm...

ver descrição completa

Autor principal: Rodrigues, Ana Paula da Silva
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3785
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-3785
recordtype dspace
spelling riut-1-37852019-02-07T05:00:47Z Análise da aplicação das diretrizes públicas de educação ambiental em área de mananciais: estudo de caso do município de Piraquara/PR Analysis or the application of public guidelines in environmental education in the springs areas: a case study of the city of Piraquara/PR Rodrigues, Ana Paula da Silva Casagrande Junior, Eloy Fassi http://lattes.cnpq.br/8353762351277382 Silva, Maclovia Corrêa da Kaick, Tamara Simone van Saheb, Daniele Casagrande Junior, Eloy Fassi Educação ambiental - Piraquara(PR) Política pública Recursos naturais - Conservação Currículos - Educação Tecnologia Environmental education - Piraquara(PR) Public policy Conservation of natural resources Curriculum - Education Technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Sociais e Humanidades Environmental Education gains momentum around the 1970's upon the realisation of international conferences focused on fighting the environmental crisis evidenced worldwide. By the end of the 20th century and the beginning of the 21st, teaching it became compulsory in Brazil, with the establishment of national public educational guidelines on Environmental Education, with directives towards its introduction in the formal arena. Today's socialenvironmental scenario affirms a model, which has become unsustainable through the times given the intensive exploration and degradation of natural resources that made possible the existence, with quality, of the most varied forms of life in our planet. On this train of thought, this dissertation is justified by the relevance shown by the EE towards the educational context and the gaining of new knowledge, values, wisdom and environmentally appropriate practices, looking to promote an ecologically balanced environment to the present and future generations, as recommended by our Federal Constitution. This research is characterised by a case study around the public EE directive in the Brazilian city of Piraquara, in the State of Paraná, one of Curitiba's (the State's capital city) satelite towns, modelled as an applied research of a qualitative, explanatory and field nature. Its main objective is to analyse the application of these directives and how they are articulated within the schools that are part of the Public Municipal Education Network. The methodology applied uses both comparative and content documental analysis, with data collection through institutional documents, questionnaires and interviews. From the perspective of user support, the national educational and EE directives, as well as the environmental protection in the area, are proven fragile within the public schools in this region. As such, we conclude that the EE focused towards school environments have not been satisfactory in forming the critical awareness within the students desired in order to promote the environmental protection in the municipal territory, especially in its springs area, and the environment as a whole as a last resort. A Educação Ambiental (EA) conquista espaço a partir da década de 1970 mediante a realização de Conferências internacionais em prol do combate a crise ambiental evidenciada mundialmente. No final do século XX e início do XXI, seu ensino tornou-se obrigatório no Brasil, com o estabelecimento de diretrizes públicas nacionais de educação e EA e a apresentação de orientações para a sua inserção no âmbito formal. O cenário socioambiental da atualidade assevera um modelo que se tornou insustentável ao longo do tempo devido à intensa exploração e degradação dos recursos naturais que tornam possível a existência, com qualidade, das mais variadas formas de vida no nosso planeta. Nesta linha de pensamento, a realização desta Dissertação justifica-se em detrimento da relevância apresentada pela EA para o contexto educativo perante a aquisição de novos conhecimentos, valores, saberes e práticas ambientalmente adequadas, com vistas à promoção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações, conforme preconizado pela nossa Constituição Federal. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso acerca das diretrizes públicas de EA do município de Piraquara/PR, configurando-se como uma pesquisa aplicada de natureza qualitativa, explicativa e de campo. Seu principal objetivo consiste na análise da aplicação dessas diretrizes e sua articulação com as Escolas que integram a Rede Pública Municipal de Ensino. Os procedimentos metodológicos recorrem à análise documental, comparativa e de conteúdo, com coleta de dados por meio de documentos de origem institucional, questionários e entrevistas. Na perspectiva do atendimento às diretrizes nacionais de educação e EA, bem como da proteção ambiental da região, constata-se a fragilidade das diretrizes municipais para as Escolas. Desse modo, conclui-se que a EA voltada para os espaços escolares não tem propiciado, de maneira satisfatória, a formação de uma consciência crítica dos (as) estudantes com vistas a corroborar para a promoção da proteção ambiental do território municipal, especialmente da sua área de mananciais, e do meio ambiente, em última instância. 2019-02-06T14:09:40Z 2019-02-06T14:09:40Z 2018-12-06 masterThesis RODRIGUES, Ana Paula da Silva. Análise da aplicação das diretrizes públicas de educação ambiental em área de mananciais: estudo de caso do município de Piraquara/PR. 2018. 210 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3785 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação ambiental - Piraquara(PR)
Política pública
Recursos naturais - Conservação
Currículos - Educação
Tecnologia
Environmental education - Piraquara(PR)
Public policy
Conservation of natural resources
Curriculum - Education
Technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Sociais e Humanidades
spellingShingle Educação ambiental - Piraquara(PR)
Política pública
Recursos naturais - Conservação
Currículos - Educação
Tecnologia
Environmental education - Piraquara(PR)
Public policy
Conservation of natural resources
Curriculum - Education
Technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Sociais e Humanidades
Rodrigues, Ana Paula da Silva
Análise da aplicação das diretrizes públicas de educação ambiental em área de mananciais: estudo de caso do município de Piraquara/PR
description Environmental Education gains momentum around the 1970's upon the realisation of international conferences focused on fighting the environmental crisis evidenced worldwide. By the end of the 20th century and the beginning of the 21st, teaching it became compulsory in Brazil, with the establishment of national public educational guidelines on Environmental Education, with directives towards its introduction in the formal arena. Today's socialenvironmental scenario affirms a model, which has become unsustainable through the times given the intensive exploration and degradation of natural resources that made possible the existence, with quality, of the most varied forms of life in our planet. On this train of thought, this dissertation is justified by the relevance shown by the EE towards the educational context and the gaining of new knowledge, values, wisdom and environmentally appropriate practices, looking to promote an ecologically balanced environment to the present and future generations, as recommended by our Federal Constitution. This research is characterised by a case study around the public EE directive in the Brazilian city of Piraquara, in the State of Paraná, one of Curitiba's (the State's capital city) satelite towns, modelled as an applied research of a qualitative, explanatory and field nature. Its main objective is to analyse the application of these directives and how they are articulated within the schools that are part of the Public Municipal Education Network. The methodology applied uses both comparative and content documental analysis, with data collection through institutional documents, questionnaires and interviews. From the perspective of user support, the national educational and EE directives, as well as the environmental protection in the area, are proven fragile within the public schools in this region. As such, we conclude that the EE focused towards school environments have not been satisfactory in forming the critical awareness within the students desired in order to promote the environmental protection in the municipal territory, especially in its springs area, and the environment as a whole as a last resort.
format Dissertação
author Rodrigues, Ana Paula da Silva
author_sort Rodrigues, Ana Paula da Silva
title Análise da aplicação das diretrizes públicas de educação ambiental em área de mananciais: estudo de caso do município de Piraquara/PR
title_short Análise da aplicação das diretrizes públicas de educação ambiental em área de mananciais: estudo de caso do município de Piraquara/PR
title_full Análise da aplicação das diretrizes públicas de educação ambiental em área de mananciais: estudo de caso do município de Piraquara/PR
title_fullStr Análise da aplicação das diretrizes públicas de educação ambiental em área de mananciais: estudo de caso do município de Piraquara/PR
title_full_unstemmed Análise da aplicação das diretrizes públicas de educação ambiental em área de mananciais: estudo de caso do município de Piraquara/PR
title_sort análise da aplicação das diretrizes públicas de educação ambiental em área de mananciais: estudo de caso do município de piraquara/pr
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2019
citation RODRIGUES, Ana Paula da Silva. Análise da aplicação das diretrizes públicas de educação ambiental em área de mananciais: estudo de caso do município de Piraquara/PR. 2018. 210 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3785
_version_ 1805305595883945984
score 10,814766