Design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável

Nis research deals with themes related to avoidance of deaths and reduction of traLc damage, focusing on urban/road design. TraLc is one of the major causes of death, considered by the World Health Organization a global epidemic. In order to meet one of the Sustainable Development Goals, which is to...

ver descrição completa

Autor principal: Moreira, Henrique Jakobi
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3809
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-3809
recordtype dspace
spelling riut-1-38092019-02-09T05:00:58Z Design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável Design towards avoidance of road crashes and deaths: for a sustainable and safe traffic Moreira, Henrique Jakobi Casagrande Junior, Eloy Fassi http://lattes.cnpq.br/8353762351277382 Saavedra Filho, Nestor Cortez Ultramari, Clovis Bernardinis, Marcia de Andrade Pereira Casagrande Junior, Eloy Fassi Ruas - Curitiba (PR) Planejamento urbano Trânsito - Sinais e sinalização Trânsito urbano - Curitiba (PR) Levantamentos de origem e destino do trânsito Responsabilidade por acidentes de trânsito Sinais e placas de sinalização Trânsito - Fluxo Acidentes de trânsito Tecnologia Streets - Curitiba (PR) City planning Traffic signs and signals City traffic - Curitiba (PR) Origin and destination traffic surveys Liability for traffic accidents Signs and signboards Traffic flow Traffic accidents Technology CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL Sociais e Humanidades Nis research deals with themes related to avoidance of deaths and reduction of traLc damage, focusing on urban/road design. TraLc is one of the major causes of death, considered by the World Health Organization a global epidemic. In order to meet one of the Sustainable Development Goals, which is to reduce at least half the number of traLc victims, the United Nations has launched the Decade of Actions for Road Safety 2011-2020, of which Brazil is a signatory. Starting from the notion that the infrastructure does not promote predictability, the objective of this work is to identify elements of road design that support users' expectations, facilitate the traLc task and increase the potential for cycling. It is thus investigated how design can contribute to the production of safe and sustainable transit. Experiences of studies on Self-Explaining Roads (SER) are collected; and an approach on SER is carried out by the application of a questionnaire with road users. Nis paper address design problems and solutions in order to make roads self-explaining and the data produced by the questionnaire reveal some clues about self-explaining design elements of roads; however, further studies are needed in order to obtain more conclusive results. Esta pesquisa aborda temas referentes a evitabilidade de mortes e redução de danos no trânsito, com foco no desenho urbano/rodoviário. O trânsito é uma das maiores causas de morte, considerado pela Organização Mundial da Saúde uma epidemia global. A :m de atender um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, foi lançada a Década de Ações pela Segurança Viária 2011–2020, da qual o Brasil é signatário, que possui a meta de reduzir pelo menos metade o número de vítimas do trânsito. Partindo da noção de que a infraestrutura não promove previsibilidade, o objetivo deste trabalho é identi:car elementos de design das vias que sustentem as expectativas dos usuários, facilitem a tarefa de trânsito e aumentem o potencial de ciclabilidade. Investiga-se, assim, como o design pode colaborar com a produção de um trânsito seguro e sustentável. São coletivizadas experiências de estudos sobre Estradas Autoexplicativas (SER); e é realizada uma abordagem sobre SER pela aplicação de um questionário com usuários das vias. O trabalho aborda problemas e soluções de design para fazer estradas autoexplicativas; os resultados produzidos pelo questionário revelam algumas pistas sobre elementos de design autoexplicativos das vias. Mais pesquisa é necessária a :m de se obter resultados mais conclusivos. 2019-02-08T12:58:31Z 2019-02-08T12:58:31Z 2018-11-13 masterThesis MOREIRA, Henrique Jakobi. Design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável. 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3809 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ruas - Curitiba (PR)
Planejamento urbano
Trânsito - Sinais e sinalização
Trânsito urbano - Curitiba (PR)
Levantamentos de origem e destino do trânsito
Responsabilidade por acidentes de trânsito
Sinais e placas de sinalização
Trânsito - Fluxo
Acidentes de trânsito
Tecnologia
Streets - Curitiba (PR)
City planning
Traffic signs and signals
City traffic - Curitiba (PR)
Origin and destination traffic surveys
Liability for traffic accidents
Signs and signboards
Traffic flow
Traffic accidents
Technology
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Sociais e Humanidades
spellingShingle Ruas - Curitiba (PR)
Planejamento urbano
Trânsito - Sinais e sinalização
Trânsito urbano - Curitiba (PR)
Levantamentos de origem e destino do trânsito
Responsabilidade por acidentes de trânsito
Sinais e placas de sinalização
Trânsito - Fluxo
Acidentes de trânsito
Tecnologia
Streets - Curitiba (PR)
City planning
Traffic signs and signals
City traffic - Curitiba (PR)
Origin and destination traffic surveys
Liability for traffic accidents
Signs and signboards
Traffic flow
Traffic accidents
Technology
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Sociais e Humanidades
Moreira, Henrique Jakobi
Design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável
description Nis research deals with themes related to avoidance of deaths and reduction of traLc damage, focusing on urban/road design. TraLc is one of the major causes of death, considered by the World Health Organization a global epidemic. In order to meet one of the Sustainable Development Goals, which is to reduce at least half the number of traLc victims, the United Nations has launched the Decade of Actions for Road Safety 2011-2020, of which Brazil is a signatory. Starting from the notion that the infrastructure does not promote predictability, the objective of this work is to identify elements of road design that support users' expectations, facilitate the traLc task and increase the potential for cycling. It is thus investigated how design can contribute to the production of safe and sustainable transit. Experiences of studies on Self-Explaining Roads (SER) are collected; and an approach on SER is carried out by the application of a questionnaire with road users. Nis paper address design problems and solutions in order to make roads self-explaining and the data produced by the questionnaire reveal some clues about self-explaining design elements of roads; however, further studies are needed in order to obtain more conclusive results.
format Dissertação
author Moreira, Henrique Jakobi
author_sort Moreira, Henrique Jakobi
title Design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável
title_short Design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável
title_full Design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável
title_fullStr Design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável
title_full_unstemmed Design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável
title_sort design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2019
citation MOREIRA, Henrique Jakobi. Design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável. 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3809
_version_ 1805316615127957504
score 10,814766