Ensino de arte na humanização do sujeito contemporâneo: tecnologia, interartes e produção noir
Acompanha: Caderno de atividades pedagógicas aplicado ao curso O noir em diálogo interantes: o leitor contemporâneo
Autor principal: | Villela, Delba Tenorio Lima Patriota |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3842 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-3842 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-38422019-02-22T06:00:48Z Ensino de arte na humanização do sujeito contemporâneo: tecnologia, interartes e produção noir The teaching of art in the humanization of the contemporary subject: technology, interarts and noir production Villela, Delba Tenorio Lima Patriota Oliveira, Marilu Martens http://lattes.cnpq.br/2237448289578517 Oliveira, Marilu Martens Araújo, Roberta Negrão Hernandes, Luciana Carneiro Santos, Givan José Ferreira dos Arte - Estudo e ensino Estilo literário Filmes noir Arte e tecnologia Art - Study and teaching Style, Literary Film noir Art and technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino Acompanha: Caderno de atividades pedagógicas aplicado ao curso O noir em diálogo interantes: o leitor contemporâneo To what extent can art, based on the noir literature and on the noir film, contribute to the reader's broader understanding of the postmodern subject? This was the problem that gave rise to the studies detailed here, with the main objective of enhancing the teaching of art (including literature as art of the word) to students of the Magisterium - Normal Teaching, as an incentive to research, reading, creation, criticism and to humanization, is in the sense proposed by Candido. Thus, through the postulates established by the official documents for the teaching of art, in the public and private schools of the country, it was sought to develop pedagogical activities that enabled the learners to initiate themselves in the interart studies, in addition to making them aware of the benefits entailed by art. The proposal was executed through the course The noir in dialogues interartes: the contemporary reader, in a state public school, of Cornélio Procópio - PR, concretizing the results sought during the professional master's degree held at the Federal Technological University of Parana Campus Londrina, being part of systematized work in a Notebook of Pedagogical Guidelines for student support in face-to-face classes (theoretical and practical) and at a distance. The present dissertation, divided into four chapters, including the applied Educational Product, was developed by Meira et al, Frederico and Osakabe, Candido, Aranha and Martins, Lipovetsky and Serroy, Bauman , Hobsbawm, Lévy, Khéde, Ferrari, Ferreira and Fernandes, Gasparetto, Mascarello, Rafael, Higgins, Clüver, Moser, Valente and Almeida, consulted in several phases of the study. Methodologically, the qualitative research, according to Tozoni-Reis, merged bibliographic, analytical and applied characteristics, according to Gil and Bardin. In the end, the research provided future teachers with knowledge about different artistic languages and social contexts, since it allied technology (meme, emoticon, smiley, google-doodle) with the material presented to them about the noir art, resignifying it and updating it. Em que medida a arte, calcada na literatura noir e no filme noir, pode contribuir para a formação leitora – no sentido amplo – do sujeito pós-moderno? Essa foi a problemática que deu origem aos estudos aqui detalhados, tendo como objetivo principal potencializar o ensino de arte (incluindo literatura como arte da palavra) aos alunos do Magistério - Ensino Normal, como incentivo à pesquisa, à leitura, à criação, à crítica e à humanização, esta no sentido proposto por Candido. Assim, por meio dos postulados estabelecidos pelos documentos oficiais para o ensino de Arte, nas escolas públicas e privadas do país, buscou-se desenvolver atividades pedagógicas que possibilitassem aos aprendizes iniciarem nos estudos interartes, além de conscientizá- los sobre os benefícios acarretados pela arte. A proposta foi executada por meio do curso de extensão O noir em diálogo interartes: o leitor contemporâneo, em uma escola pública estadual, de Cornélio Procópio - PR, concretizando os resultados almejados durante o mestrado profissional realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Londrina, estando parte do trabalho sistematizado em um Caderno de Orientações Pedagógicas para o apoio discente em aulas presenciais (teóricas e práticas) e à distância. Dividida em quatro capítulos, incluído o Produto Educacional aplicado, a presente Dissertação, devido à abordagem de temas variados e complexos, teve como principais suportes teóricos os textos de Meira et al, Frederico e Osakabe, Candido, Aranha e Martins, Lipovetsky e Serroy, Bauman, Hobsbawm, Lévy, Khéde, Ferrari, Ferreira e Fernandes, Gasparetto, Mascarello, Rafael, Higgins, Clüver, Moser, Valente e Almeida, consultados em várias fases do estudo. Metodologicamente, a pesquisa, de caráter qualitativo, conforme Tozoni-Reis, mesclou características bibliográficas, analíticas e aplicadas, de acordo com Gil e Bardin. Ao final, a investigação proporcionou aos futuros professores conhecimento sobre diferentes linguagens artísticas e contextos sociais, posto que aliou a tecnologia (meme, emoji, google-doodle) ao material que lhes foi apresentado sobre a arte noir, ressignificando-a e atualizando-a. 2019-02-21T14:28:11Z 2019-02-21T14:28:11Z 2018-11-26 masterThesis VILLELA, Delba Tenorio Lima Patriota. Ensino de arte na humanização do sujeito contemporâneo: tecnologia, interartes e produção noir. 2018. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3842 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Arte - Estudo e ensino Estilo literário Filmes noir Arte e tecnologia Art - Study and teaching Style, Literary Film noir Art and technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino |
spellingShingle |
Arte - Estudo e ensino Estilo literário Filmes noir Arte e tecnologia Art - Study and teaching Style, Literary Film noir Art and technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino Villela, Delba Tenorio Lima Patriota Ensino de arte na humanização do sujeito contemporâneo: tecnologia, interartes e produção noir |
description |
Acompanha: Caderno de atividades pedagógicas aplicado ao curso O noir em diálogo interantes: o leitor contemporâneo |
format |
Dissertação |
author |
Villela, Delba Tenorio Lima Patriota |
author_sort |
Villela, Delba Tenorio Lima Patriota |
title |
Ensino de arte na humanização do sujeito contemporâneo: tecnologia, interartes e produção noir |
title_short |
Ensino de arte na humanização do sujeito contemporâneo: tecnologia, interartes e produção noir |
title_full |
Ensino de arte na humanização do sujeito contemporâneo: tecnologia, interartes e produção noir |
title_fullStr |
Ensino de arte na humanização do sujeito contemporâneo: tecnologia, interartes e produção noir |
title_full_unstemmed |
Ensino de arte na humanização do sujeito contemporâneo: tecnologia, interartes e produção noir |
title_sort |
ensino de arte na humanização do sujeito contemporâneo: tecnologia, interartes e produção noir |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2019 |
citation |
VILLELA, Delba Tenorio Lima Patriota. Ensino de arte na humanização do sujeito contemporâneo: tecnologia, interartes e produção noir. 2018. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3842 |
_version_ |
1805317159955464192 |
score |
10,814766 |