Aprendizagem de eletrônica baseada em problemas em curso de formação profissionalizante nível médio

Acompanha produção técnica: Manual para Elaboração e Aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas na Disciplina de Eletrônica no Curso Técnico em Eletromecânica Integrado

Autor principal: Lima, Sylvia Marcela de
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3848
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-3848
recordtype dspace
spelling riut-1-38482019-02-23T06:00:42Z Aprendizagem de eletrônica baseada em problemas em curso de formação profissionalizante nível médio Problem-based electronic learning in a vocational training course Lima, Sylvia Marcela de Resende, Luis Mauricio Martins de http://lattes.cnpq.br/5368459603526305 Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de Francisco, Antonio Carlos de Trojan, Flavio Resende, Luis Mauricio Martins de Aprendizagem baseada em problemas Eletrônica - Estudo e ensino Ensino profissional Problem-based learning Eletronics - Study and teaching Professional education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Ensino de Ciências e Matemática Acompanha produção técnica: Manual para Elaboração e Aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas na Disciplina de Eletrônica no Curso Técnico em Eletromecânica Integrado Faced with the difficulties of the students' practical classes in the electronics discipline, of the Technical Course in Electro mechanics, Integrated Modality, of a State School of Professional Education, in a city in the interior of Paraná, this paper seeks to answer the following question: "From which way the project-based learning can help the student of a Technical Course in Electromechanical to understand, in a significant way, concepts of electronics "? The research was developed with the students who were in the fourth year of the technical course in electromechanics. The applied teaching approach during the second semester of the discipline was problem based learning, known as pbl or abp, and the problem proposed for the students' class was the construction of a project that could be used by them in a technical week carried out by the school. At first the project was divided into stages, being the presentation of an idea proposed by the students themselves, the search for information and knowledge to carry out the project and the execution of the project. During the execution of the steps, students undertook self-study and the teacher acted as facilitator. At the end of the construction of the project the students answered an evaluation questionnaire about the construction of the project, whose result was analyzed to observe the students' perception regarding the teaching method used. At the end of the research it was possible to observe that the perception of the teacher point of view was positive, and that the perception of the student point of view was partially positive, since the culture of traditional teaching is still very present in the behavior of the students and in the teaching philosophy of most educational institutions. In order to achieve success in the ABP approach, students and teachers need to work hard in the teaching-learning process, the teacher needs to be a mediator / facilitator, the learner must take the leading role of being responsible for their own learning and the educational institution needs to collaborate in order for this teaching proposal to be carried out. After the research was carried out, a notebook containing the teaching strategies was elaborated, with reflections and notes on the teaching methodology used. As aulas práticas em cursos de formação técnica algumas vezes podem apresentar dificuldades relacionadas ao entendimento de conteúdo, disponibilidade de equipamentos para todos os alunos, além de habilidades necessárias, que alguns alunos possuem e outros precisam ainda desenvolver. Com o intuito de aprimorar o aprendizado de um curso de formação técnica em eletromecânica, este trabalho procurou explorar a metodologia PBL (Base Problem Learning), em português - Aprendizagem Baseada em Problemas. Com essa abordagem foi proposto a construção de um projeto como forma de aprendizado de uma disciplina de curso técnico profissionalizante, para ser apresentado pelos alunos na semana técnica realizada pela escola onde o estudo foi realizado. Ao final do projeto foi aplicado um questionário de avaliação aos alunos, para que descrevessem sobre as suas percepções na construção do projeto. O resultado foi analisado a fim de construir conclusões sobre o entendimento dos alunos referente ao método de ensino utilizado. Foi possível concluir que a percepção do ponto de vista docente foi positiva, e quanto a percepção do ponto de vista discente foi parcialmente positiva, uma vez que a cultura do ensino tradicional ainda se faz presente no comportamento dos alunos e na filosofia de ensino de grande parte das instituições no Brasil. Para que se atinja o sucesso na abordagem de Aprendizagem Baseada em Problemas, é preciso que alunos e professores se envolvam no processo de ensino e aprendizagem. O professor precisa se colocar como mediador/facilitador, e motivar os alunos a assumir o papel principal de ser responsável por sua própria aprendizagem. E também a instituição de ensino necessita entender e incorporar essas modalidades de ensino nas suas grades curriculares. Após a realização da pesquisa, também foi elaborado um caderno contendo as estratégias de ensino, com reflexões e apontamentos sobre a metodologia de ensino utilizada. 2019-02-22T17:46:11Z 2019-02-22T17:46:11Z 2018-10-05 masterThesis LIMA, Sylvia Marcela de. Aprendizagem de eletrônica baseada em problemas em curso de formação profissionalizante nível médio. 2018. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3848 por openAccess application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Aprendizagem baseada em problemas
Eletrônica - Estudo e ensino
Ensino profissional
Problem-based learning
Eletronics - Study and teaching
Professional education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Ensino de Ciências e Matemática
spellingShingle Aprendizagem baseada em problemas
Eletrônica - Estudo e ensino
Ensino profissional
Problem-based learning
Eletronics - Study and teaching
Professional education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Ensino de Ciências e Matemática
Lima, Sylvia Marcela de
Aprendizagem de eletrônica baseada em problemas em curso de formação profissionalizante nível médio
description Acompanha produção técnica: Manual para Elaboração e Aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas na Disciplina de Eletrônica no Curso Técnico em Eletromecânica Integrado
format Dissertação
author Lima, Sylvia Marcela de
author_sort Lima, Sylvia Marcela de
title Aprendizagem de eletrônica baseada em problemas em curso de formação profissionalizante nível médio
title_short Aprendizagem de eletrônica baseada em problemas em curso de formação profissionalizante nível médio
title_full Aprendizagem de eletrônica baseada em problemas em curso de formação profissionalizante nível médio
title_fullStr Aprendizagem de eletrônica baseada em problemas em curso de formação profissionalizante nível médio
title_full_unstemmed Aprendizagem de eletrônica baseada em problemas em curso de formação profissionalizante nível médio
title_sort aprendizagem de eletrônica baseada em problemas em curso de formação profissionalizante nível médio
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2019
citation LIMA, Sylvia Marcela de. Aprendizagem de eletrônica baseada em problemas em curso de formação profissionalizante nível médio. 2018. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3848
_version_ 1805305596985999360
score 10,814766