Narrativas sobre o Colégio Estadual do Patrimônio Regina: uma história ainda não contada

Acompanha: Contando uma história sobre o Colégio Estadual do Patrimônio Regina

Autor principal: Bailão, Thaís Maiara
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3943
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-3943
recordtype dspace
spelling riut-1-39432019-10-02T14:37:33Z Narrativas sobre o Colégio Estadual do Patrimônio Regina: uma história ainda não contada Bailão, Thaís Maiara Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de http://lattes.cnpq.br/7491007150992831 Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Tavares, Marcele Carvalho, Diego Fogaça Matemática - Estudo e ensino Escolas rurais - Londrina (PR) Educação rural Narrativa (Retórica) História oral Mathematics - Study and teaching Rural schools - Londrina (PR) Education, Rural Narration (Rhetoric) Oral history CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino de Ciências e Matemática Acompanha: Contando uma história sobre o Colégio Estadual do Patrimônio Regina In this dissertation, we aim to present a story about the Colégio Estadual do Patrimônio Regina - located in District of Espírito Santo, Londrina, Paraná - in particular, its projects, achievements and development, based on five interviews carried out with reasons theoretical and methodological aspects of Oral History. In the place where the school is currently, there were already two other schools: the Escola Municipal Barão do Cerro Azul, founded in 1948; and the Escola Municipal Egydio Terziotti, in 2004. In 2010, the space was transferred to the inauguration of the Colégio Estadual do Patrimônio Regina, which started to offer the final years of elementary school and high school. At school, there is an attempt to value the students' rural identity through projects, but also a concern to enable those who wish to migrate to the urban area to be prepared for it. As a result of this research, an educational product was elaborated, which presents itself as a book that proposes to dialogue with teachers who experience, in their practices, the subtle boundary between rural and urban school, besides presenting a history with a school that has obtained good results in external evaluations at the national level and which lacks records. Nesta dissertação, temos como objetivo apresentar uma história a respeito do Colégio Estadual do Patrimônio Regina – localizado no Distrito de Espírito Santo, município de Londrina, Paraná -, em especial, seus projetos, conquistas e desenvolvimento, a partir de cinco entrevistas realizadas com fundamentação teórica e metodológica da História Oral. No local onde hoje está a escola, objeto desta pesquisa, já estiveram duas outras escolas: a Escola Municipal Barão do Cerro Azul, com fundação em 1948; e a Escola Municipal Egydio Terziotti, em 2004. No ano de 2010, o espaço foi cedido para a inauguração do Colégio Estadual do Patrimônio Regina, que passou a oferecer os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Na escola, há uma tentativa de valorização da identidade rural dos estudantes por meio de projetos, mas, também, uma preocupação em possibilitar que aqueles que desejam migrar para a zona urbana estejam preparados para isso. Como um resultado desta pesquisa, foi elaborado um produto educacional, que se apresenta como um livro que se propõe a dialogar com professores que vivenciam, em suas práticas, o sutil limite entre o rural e o urbano, além de apresentar uma história protagonizada por uma escola que tem obtido bons resultados em avaliações externas, em nível nacional e que carece de registros. 2019-03-14T18:17:28Z 2019-03-14T18:17:28Z 2019-02-16 masterThesis BAILÃO, Thaís Maiara. Narrativas sobre o Colégio Estadual do Patrimônio Regina: uma história ainda não contada. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3943 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Matemática - Estudo e ensino
Escolas rurais - Londrina (PR)
Educação rural
Narrativa (Retórica)
História oral
Mathematics - Study and teaching
Rural schools - Londrina (PR)
Education, Rural
Narration (Rhetoric)
Oral history
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino de Ciências e Matemática
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Escolas rurais - Londrina (PR)
Educação rural
Narrativa (Retórica)
História oral
Mathematics - Study and teaching
Rural schools - Londrina (PR)
Education, Rural
Narration (Rhetoric)
Oral history
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino de Ciências e Matemática
Bailão, Thaís Maiara
Narrativas sobre o Colégio Estadual do Patrimônio Regina: uma história ainda não contada
description Acompanha: Contando uma história sobre o Colégio Estadual do Patrimônio Regina
format Dissertação
author Bailão, Thaís Maiara
author_sort Bailão, Thaís Maiara
title Narrativas sobre o Colégio Estadual do Patrimônio Regina: uma história ainda não contada
title_short Narrativas sobre o Colégio Estadual do Patrimônio Regina: uma história ainda não contada
title_full Narrativas sobre o Colégio Estadual do Patrimônio Regina: uma história ainda não contada
title_fullStr Narrativas sobre o Colégio Estadual do Patrimônio Regina: uma história ainda não contada
title_full_unstemmed Narrativas sobre o Colégio Estadual do Patrimônio Regina: uma história ainda não contada
title_sort narrativas sobre o colégio estadual do patrimônio regina: uma história ainda não contada
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2019
citation BAILÃO, Thaís Maiara. Narrativas sobre o Colégio Estadual do Patrimônio Regina: uma história ainda não contada. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3943
_version_ 1805306286472953856
score 10,814766