Uma proposta de sequência didática em website para o ensino de transferência de calor

The pedagogical practice is constantly changing. The contents are updated, the way of learning evolves, and students reach school age with more information than before the digital age. Teaching in this context requires a dynamic, versatile and up-to-date teacher. One of the challenges is the trainin...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Emanuel Romário
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3961
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-3961
recordtype dspace
spelling riut-1-39612019-03-21T06:00:45Z Uma proposta de sequência didática em website para o ensino de transferência de calor A didactic sequence proposal on website for heat transfer teaching Oliveira, Emanuel Romário Lukasievicz, Gustavo Vinicius Bassi http://lattes.cnpq.br/0887238451552545 Lukasievicz, Gustavo Vinicius Bassi Silva, Leandro Herculano da Almeida, Shiderlene Vieira De Sakai, Otavio Akira Calor - Transmissão Física - Experiências Sites da Web Heat - Transmission Physics - Experiments Web sites CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS Física The pedagogical practice is constantly changing. The contents are updated, the way of learning evolves, and students reach school age with more information than before the digital age. Teaching in this context requires a dynamic, versatile and up-to-date teacher. One of the challenges is the training of teachers who teach Physics, since many have no degree in the field. Furthermore, teachers have insufficient time to prepare more engaging and thought-provoking lessons. After having analyzed this panorama, the didactic sequence of teaching about heat transfer has been proposed. It presents an investigative teaching format in which the teacher instigates the students with questions meant to cause a cognitive conflict. The questions are answered initially with the prior knowledge of the students. Afterwards, teachers and students seek solutions to the presented problems, that is done through experiments and discussions. After answering the initial questions, the conclusions obtained are extended to other cases. The didactic sequence is presented in a website format. There are resources for teachers and students to use such as simulators, animated figures, application image gallery, motivational videos and experiment videos. It has been observed in the classes that the students were motivated to learn concepts of Physics. It is expected that teachers, using this methodology, also feel that their goal as facilitators of knowledge construction is being achieved. A prática pedagógica está em constante transformação. Os conteúdos são atualizados, a forma de aprender evolui e os alunos chegam a idade escolar com mais informações que antes da era digital. Ministrar aulas nesse contexto exige um professor dinâmico, versátil e atualizado. Um dos desafios é a formação dos professores que lecionam Física, pois muitos não possuem essa graduação. Além disso, os professores possuem pouco tempo para preparar aulas mais envolventes e instigantes. Foi analisando esse panorama que foi proposto a sequência didática de ensino sobre transferência de calor. Esta apresenta um formato de ensino investigativo com o professor instigando os alunos com questionamentos que causem um conflito cognitivo. As perguntas são respondidas inicialmente com os conhecimentos prévios dos alunos. Em seguida as soluções para os problemas apresentados são buscadas em conjunto, professor e aluno, através de experimentos e discussões. Após responder os questionamentos iniciais, as conclusões obtidas são generalizadas para outros casos. A sequência didática está em formato de website. Nele há recursos para serem usados pelo professor e pelos alunos tais como simuladores, figuras animadas, galeria de imagens de aplicações, vídeos motivadores e vídeos dos experimentos. Foi observado nas aulas que os estudantes estavam motivados a aprender conceitos de Física. Espera-se que os professores, ao usar esta metodologia, também sintam que seu objetivo como facilitadores do conhecimento está sendo alcançado. 2019-03-20T14:31:59Z 2019-03-20T14:31:59Z 2018-07-10 masterThesis OLIVEIRA, Emanuel Romário. Uma proposta de sequência didática em website para o ensino de transferência de calor. 2018. 69 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3961 por openAccess application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Calor - Transmissão
Física - Experiências
Sites da Web
Heat - Transmission
Physics - Experiments
Web sites
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS
Física
spellingShingle Calor - Transmissão
Física - Experiências
Sites da Web
Heat - Transmission
Physics - Experiments
Web sites
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS
Física
Oliveira, Emanuel Romário
Uma proposta de sequência didática em website para o ensino de transferência de calor
description The pedagogical practice is constantly changing. The contents are updated, the way of learning evolves, and students reach school age with more information than before the digital age. Teaching in this context requires a dynamic, versatile and up-to-date teacher. One of the challenges is the training of teachers who teach Physics, since many have no degree in the field. Furthermore, teachers have insufficient time to prepare more engaging and thought-provoking lessons. After having analyzed this panorama, the didactic sequence of teaching about heat transfer has been proposed. It presents an investigative teaching format in which the teacher instigates the students with questions meant to cause a cognitive conflict. The questions are answered initially with the prior knowledge of the students. Afterwards, teachers and students seek solutions to the presented problems, that is done through experiments and discussions. After answering the initial questions, the conclusions obtained are extended to other cases. The didactic sequence is presented in a website format. There are resources for teachers and students to use such as simulators, animated figures, application image gallery, motivational videos and experiment videos. It has been observed in the classes that the students were motivated to learn concepts of Physics. It is expected that teachers, using this methodology, also feel that their goal as facilitators of knowledge construction is being achieved.
format Dissertação
author Oliveira, Emanuel Romário
author_sort Oliveira, Emanuel Romário
title Uma proposta de sequência didática em website para o ensino de transferência de calor
title_short Uma proposta de sequência didática em website para o ensino de transferência de calor
title_full Uma proposta de sequência didática em website para o ensino de transferência de calor
title_fullStr Uma proposta de sequência didática em website para o ensino de transferência de calor
title_full_unstemmed Uma proposta de sequência didática em website para o ensino de transferência de calor
title_sort uma proposta de sequência didática em website para o ensino de transferência de calor
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2019
citation OLIVEIRA, Emanuel Romário. Uma proposta de sequência didática em website para o ensino de transferência de calor. 2018. 69 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3961
_version_ 1805310307833217024
score 10,814766