A modelagem matemática como estratégia de ensino e uma proposta para a abordagem de problemas reais via ajuste de curvas

In this work, we make a brief rescue of the main facts that influenced the teaching of Mathematics in Brazilian schools during the twentieth century and the beginning of the twenty-first century. We highlight the potential of modeling activities to provide more reflective and contextualized learning...

ver descrição completa

Autor principal: Brito, Willian Henrique de
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4230
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-4230
recordtype dspace
spelling riut-1-42302019-07-25T06:00:44Z A modelagem matemática como estratégia de ensino e uma proposta para a abordagem de problemas reais via ajuste de curvas Mathematical modeling as a teaching strategy and a proposal for a real problem approach through curve fitting Brito, Willian Henrique de Hess, Patricia http://lattes.cnpq.br/7056578508784145 Hess, Patricia Saito, Olga Harumi Dias, David Pires Matemática - Estudo e ensino Modelos matemáticos Mínimos quadrados Polinômios Abordagem interdisciplinar do conhecimento Curvas Matemática Mathematics - Study and teaching Mathematical models Least squares Polynomials Interdisciplinary approach to knowledge Curves Mathematics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Matemática In this work, we make a brief rescue of the main facts that influenced the teaching of Mathematics in Brazilian schools during the twentieth century and the beginning of the twenty-first century. We highlight the potential of modeling activities to provide more reflective and contextualized learning and present different ways of conceiving and practicing mathematical modeling. We introduce the theme of curve fitting using the approximation method Least Squares for the particular case of polynomial functions and we propose a methodological approach of this resource in high school classes. We present an example of modeling activity in an interdisciplinary perspective in which curves fitting is naturally contemplated and foments the recognition of Mathematics as an important instrument of reasoning, representation, communication and argumentation. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Neste trabalho, fazemos um breve resgate dos principais fatos que influenciaram o ensino da Matemática nas escolas brasileiras no decorrer do século XX e início do século XXI. Destacamos o potencial das atividades de modelagem para proporcionar uma aprendizagem mais reflexiva e contextualizada e apresentamos diferentes formas de se conceber e praticar a modelagem matemática. Introduzimos o tema ajuste de curvas usando o método de aproximação Mínimos Quadrados para o caso particular de funções polinomiais e propomos um encaminhamento para a abordagem deste recurso em turmas do Ensino Médio. Apresentamos ainda um exemplo de atividade de modelagem numa perspectiva interdisciplinar em que o ajuste de curvas é naturalmente contemplado e favorece o reconhecimento da Matemática como um importante instrumento de raciocínio, representação, comunicação e argumentação. 2019-07-24T14:58:53Z 2019-07-24T14:58:53Z 2019-03-26 masterThesis BRITO, Willian Henrique de. A modelagem matemática como estratégia de ensino e uma proposta para a abordagem de problemas reais via ajuste de curvas. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4230 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Matemática - Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Mínimos quadrados
Polinômios
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Curvas
Matemática
Mathematics - Study and teaching
Mathematical models
Least squares
Polynomials
Interdisciplinary approach to knowledge
Curves
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Matemática
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Mínimos quadrados
Polinômios
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Curvas
Matemática
Mathematics - Study and teaching
Mathematical models
Least squares
Polynomials
Interdisciplinary approach to knowledge
Curves
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Matemática
Brito, Willian Henrique de
A modelagem matemática como estratégia de ensino e uma proposta para a abordagem de problemas reais via ajuste de curvas
description In this work, we make a brief rescue of the main facts that influenced the teaching of Mathematics in Brazilian schools during the twentieth century and the beginning of the twenty-first century. We highlight the potential of modeling activities to provide more reflective and contextualized learning and present different ways of conceiving and practicing mathematical modeling. We introduce the theme of curve fitting using the approximation method Least Squares for the particular case of polynomial functions and we propose a methodological approach of this resource in high school classes. We present an example of modeling activity in an interdisciplinary perspective in which curves fitting is naturally contemplated and foments the recognition of Mathematics as an important instrument of reasoning, representation, communication and argumentation.
format Dissertação
author Brito, Willian Henrique de
author_sort Brito, Willian Henrique de
title A modelagem matemática como estratégia de ensino e uma proposta para a abordagem de problemas reais via ajuste de curvas
title_short A modelagem matemática como estratégia de ensino e uma proposta para a abordagem de problemas reais via ajuste de curvas
title_full A modelagem matemática como estratégia de ensino e uma proposta para a abordagem de problemas reais via ajuste de curvas
title_fullStr A modelagem matemática como estratégia de ensino e uma proposta para a abordagem de problemas reais via ajuste de curvas
title_full_unstemmed A modelagem matemática como estratégia de ensino e uma proposta para a abordagem de problemas reais via ajuste de curvas
title_sort modelagem matemática como estratégia de ensino e uma proposta para a abordagem de problemas reais via ajuste de curvas
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2019
citation BRITO, Willian Henrique de. A modelagem matemática como estratégia de ensino e uma proposta para a abordagem de problemas reais via ajuste de curvas. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4230
_version_ 1805306300935962624
score 10,814766