Utilização da robótica educacional para o estudo de resistores não lineares no 9º ano do ensino fundamental

Acompanha: Produto educacional: kit para programação básica de Arduino em resistores não lineares no 9º ano do ensino fundamental

Autor principal: Toureiro, Janaina de Oliveira Reis
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4459
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-4459
recordtype dspace
spelling riut-1-44592019-09-25T06:00:55Z Utilização da robótica educacional para o estudo de resistores não lineares no 9º ano do ensino fundamental Utilization of educational robotics for the study of non-linear resistors in the 9th year of fundamental education Toureiro, Janaina de Oliveira Reis Schiavon, Gilson Junior http://lattes.cnpq.br/9759363996357582 Batista, Michel Corci http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 Schiavon, Gilson Junior Schwerz, Roseli Constantino Ferreira, Luciano Física Ensino - Meios auxiliares Arduino (Controlador programável) Resistores Physics Teaching - Aids and devices Arduino (Programmable controller) Electric resistors CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Física/Ensino de Física Acompanha: Produto educacional: kit para programação básica de Arduino em resistores não lineares no 9º ano do ensino fundamental Thinking about the improvement of teaching and the current perspectives of the Brazilian educational system, the objective of this work is to develop, implement and evaluate the pedagogical potential of a didactic kit for the study of nonlinear resistors through Educational Robotics. The teaching resources employed are easily accessible and inexpensive for teachers and students corroborating with the meaningful learning method related to introductory non-linear concepts. The experimental activities of the kit were implemented in a class of the ninth grade of Elementary School II, from a private institution in the city of Maringá - Paraná. For the data collection the answers given by the students during the development of the activities were used as well as a field diary produced by the teacher / researcher. The data were presented and discussed second the assumptions of the qualitative research. The result obtained was positive in the motivational aspect and scholastic performance of the students, evidenced by the increase of interest, in the collective participation during the accomplishment of the activities. Pensando na melhoria do ensino e nas perspectivas atuais do sistema educacional brasileiro, o objetivo deste trabalho é desenvolver, implementar e avaliar o potencial pedagógico de um kit didático para o estudo de resistores não lineares por meio da Robótica Educacional. Os recursos de ensino empregados são de fácil acesso e baixo custo para professores e alunos. Corroborando com a Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausebel, relacionada aos conceitos introdutórios de resistores não-Lineares as atividades experimentais do kit foram implementadas em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental II, de uma instituição privada, da cidade de Maringá - Paraná. Para a coleta de dados utilizou-se as respostas dos alunos durante o desenvolvimento das atividades, bem como um diário de campo produzido pelo professor. Os dados coletados foram apresentados e discutidos segundo os pressupostos da Teoria de Ausebel inferindo uma pesquisa qualitativa. O resultado obtido mostrou-se positivo no quesito motivacional e rendimento escolar dos alunos comprovados pelo aumento de interesse, na participação coletiva, e a verificação da aprendizagem significativa durante a realização das atividades. 2019-09-24T17:52:08Z 2019-09-24T17:52:08Z 2019-02-22 masterThesis TOUREIRO, Janaina de Oliveira Reis. Utilização da robótica educacional para o estudo de resistores não lineares no 9º ano do ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4459 por openAccess application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campo Mourao Brasil Departamento Acadêmico de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Física
Ensino - Meios auxiliares
Arduino (Controlador programável)
Resistores
Physics
Teaching - Aids and devices
Arduino (Programmable controller)
Electric resistors
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Física/Ensino de Física
spellingShingle Física
Ensino - Meios auxiliares
Arduino (Controlador programável)
Resistores
Physics
Teaching - Aids and devices
Arduino (Programmable controller)
Electric resistors
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Física/Ensino de Física
Toureiro, Janaina de Oliveira Reis
Utilização da robótica educacional para o estudo de resistores não lineares no 9º ano do ensino fundamental
description Acompanha: Produto educacional: kit para programação básica de Arduino em resistores não lineares no 9º ano do ensino fundamental
format Dissertação
author Toureiro, Janaina de Oliveira Reis
author_sort Toureiro, Janaina de Oliveira Reis
title Utilização da robótica educacional para o estudo de resistores não lineares no 9º ano do ensino fundamental
title_short Utilização da robótica educacional para o estudo de resistores não lineares no 9º ano do ensino fundamental
title_full Utilização da robótica educacional para o estudo de resistores não lineares no 9º ano do ensino fundamental
title_fullStr Utilização da robótica educacional para o estudo de resistores não lineares no 9º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Utilização da robótica educacional para o estudo de resistores não lineares no 9º ano do ensino fundamental
title_sort utilização da robótica educacional para o estudo de resistores não lineares no 9º ano do ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2019
citation TOUREIRO, Janaina de Oliveira Reis. Utilização da robótica educacional para o estudo de resistores não lineares no 9º ano do ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4459
_version_ 1805312069470257152
score 10,814766