Uma proposta para a inserção do conteúdo de momento angular no ensino médio

Acompanha: Momento angular e conservação do momento angular

Autor principal: Oliveira, Claudinei Gomes de
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4460
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-4460
recordtype dspace
spelling riut-1-44602019-09-25T06:00:49Z Uma proposta para a inserção do conteúdo de momento angular no ensino médio A proposal for the insertion of angular momentum content in high school Oliveira, Claudinei Gomes de Deimling, Cesar Vanderlei http://lattes.cnpq.br/3543120613457891 Deimling, Natalia Neves Macedo http://lattes.cnpq.br/5059722794651091 Deimling, Cesar Vanderlei Laczkowski, Ivan Marcelo Barroso, Mariana Moran Física Ensino - Meios auxiliares Momentos angulares Física - Experiências Physics Teaching - Aids and devices Angular momentum Physics - Experiments CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Física/Ensino de Física Acompanha: Momento angular e conservação do momento angular In this work we aim to elaborate, develop and evaluate a didactic-pedagogical proposal for the teaching of the conservation content of angular momentum in the discipline of Physics of secondary education, which has been little discussed currently with students in the classroom, in view of their relevance. For that, we take as a theoreticalmethodological reference the Historical-Critical Pedagogy, an educational theory that is based on the dialectical method of teaching, has as its starting point and arrival the social practice of historically situated men. At first, a bibliographic review was carried out, in order to identify the current context of the theme, the focus of this work. In a second moment, in order to contribute and expand the discussions and productions already made, we developed a qualitative-intervention research with a class of the 1st year of high school of a State college belonging to the Regional Center of Education of Assis Chateaubriand, Paraná, in the afternoon period, covering a total of 30 students. To do so, we elaborate some materials and resources that will constitute our educational product. This product, initially composed of a Unit Plan, which details the assembly and development of theoretical-practical activities, had the purpose of offering a differentiated, accessible and in-depth alternative to teachers and students in the approach of angular momentum content in high school. This work is an integral part of a Master's research linked to the National Professional Master's Program in Physics Teaching offered by the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Campo Mourão Campus. Neste trabalho objetivamos elaborar, desenvolver e avaliar uma proposta didáticopedagógica para o ensino do conteúdo de conservação de momento angular na disciplina de Física do ensino médio, o qual tem sido pouco discutido atualmente com os estudantes em sala de aula, tendo em vista sua relevância. Para tanto, tomamos como referencial teórico-metodológico a Pedagogia Histórico-Crítica, uma teoria educacional que está baseada no método dialético de ensino, tem como ponto de partida e de chegada a prática social dos homens historicamente situados. Em um primeiro momento foi realizada uma revisão bibliográfica, a fim de que fosse possível identificar o atual contexto do tema, foco deste trabalho. Em um segundo momento, tendo em vista contribuir e ampliar as discussões e produções já realizadas, desenvolvemos uma pesquisa-intervenção de abordagem qualitativa com uma turma do 1º ano do ensino médio de um colégio Estadual pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Assis Chateaubriand, Paraná, no período vespertino, abrangendo um total de 30 alunos. Para tanto, elaboramos alguns materiais e recursos que constituirão nosso produto educacional. Este produto, inicialmente composto por um Plano de Unidade, que detalha a montagem e desenvolvimento de atividades teóricopráticas, teve por finalidade oferecer uma alternativa diferenciada, acessível e aprofundada aos professores e estudantes na abordagem do conteúdo de momento angular no ensino médio. Este trabalho se faz parte integrante de uma pesquisa de Mestrado vinculada ao programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física ofertado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Campo Mourão. 2019-09-24T18:03:43Z 2019-09-24T18:03:43Z 2019-02-22 masterThesis OLIVEIRA, Claudinei Gomes de. Uma proposta para a inserção do conteúdo de momento angular no ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4460 por openAccess application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campo Mourao Brasil Departamento Acadêmico de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Física
Ensino - Meios auxiliares
Momentos angulares
Física - Experiências
Physics
Teaching - Aids and devices
Angular momentum
Physics - Experiments
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Física/Ensino de Física
spellingShingle Física
Ensino - Meios auxiliares
Momentos angulares
Física - Experiências
Physics
Teaching - Aids and devices
Angular momentum
Physics - Experiments
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Física/Ensino de Física
Oliveira, Claudinei Gomes de
Uma proposta para a inserção do conteúdo de momento angular no ensino médio
description Acompanha: Momento angular e conservação do momento angular
format Dissertação
author Oliveira, Claudinei Gomes de
author_sort Oliveira, Claudinei Gomes de
title Uma proposta para a inserção do conteúdo de momento angular no ensino médio
title_short Uma proposta para a inserção do conteúdo de momento angular no ensino médio
title_full Uma proposta para a inserção do conteúdo de momento angular no ensino médio
title_fullStr Uma proposta para a inserção do conteúdo de momento angular no ensino médio
title_full_unstemmed Uma proposta para a inserção do conteúdo de momento angular no ensino médio
title_sort uma proposta para a inserção do conteúdo de momento angular no ensino médio
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2019
citation OLIVEIRA, Claudinei Gomes de. Uma proposta para a inserção do conteúdo de momento angular no ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4460
_version_ 1805313034014425088
score 10,814766