Consciência e ação em design de interação: recursos e práticas educacionais abertas para o esperançar

Acompanha: Dia1: esperança, sonho, projeto e futuro; Projetar para a esperança; Cultura&interações: o concreto, o contraditório e os conceitos de tecnologia; Esperançar

Autor principal: Silva, Claudia Bordin Rodrigues da
Formato: Tese
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4564
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-4564
recordtype dspace
spelling riut-1-45642019-11-16T06:00:46Z Consciência e ação em design de interação: recursos e práticas educacionais abertas para o esperançar Interaction design consciousness and action: open educational resources and practices for hope Silva, Claudia Bordin Rodrigues da Merkle, Luiz Ernesto http://orcid.org/0000-0002-4153-1102 http://lattes.cnpq.br/2227304067293085 Amaral, Marilia Abrahão https://orcid.org/0000-0001-9327-223X http://lattes.cnpq.br/9319101798473279 Everling, Marli Teresinha http://orcid.org/0000-0002-1310-9502 http://lattes.cnpq.br/4689296432125391 Gasparini, Isabela https://orcid.org/0000-0002-8094-9261 http://lattes.cnpq.br/3262681213088048 Almeida, Leonelo Dell Anhol https://orcid.org/0000-0002-0222-9138 http://lattes.cnpq.br/4597216569899545 Guimarães, Ana Lúcia Santos Verdasca http://lattes.cnpq.br/1410625675642067 Bueno, Natalia de Lima http://lattes.cnpq.br/6195085859400910 Recursos eletrônicos de informação Recursos de rede de computador Educação aberta Interação homem-máquina Tecnologia Electronic information resources Computer network resources Open learning Human-computer interation Technology CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL Sociais e Humanidades Acompanha: Dia1: esperança, sonho, projeto e futuro; Projetar para a esperança; Cultura&interações: o concreto, o contraditório e os conceitos de tecnologia; Esperançar In the context of Interaction Design (ID) education, related to studies in Design and Human Computer Interaction (HCI), this thesis deals with the hopes needed for critical education and freedom, in relation to formal education, through the pedagogical thinking of the educator Paulo Freire. From the methodological perspective that intersects qualitative research, institutional data of courses, curricula and disciplines, experiences of educational practices in the areas of design and computing, I present a study of how formal Interaction Design Education is presented today in Brazil. Identifying the concepts of banking (bancarismo) through the critic theory of antidialogical action (FREIRE, 1968; 2016), this research portrays a map of how this education presents itself in a fragmented way, incorporating aspects of cultural domination and invasion, oriented towards separation, disunity and dehumanization. It is understood the need to broaden the support mediations for students and educators, enabling them to produce collectively and collaboratively, overcoming the border aspects between formative areas, from a broader view of culture and society in their humanizing aspects. As a resource for the project's collective and individual hopes, I contribute with a set of open educational resources (OER) and practices, based on Freire's methodologies and approaches, to the production of humanistic concepts in project-oriented studies about science, technology, society, and culture (STS) uses and reflections on digital computer artifacts. No contexto da educação em Design de Interação (DI), relacionada aos estudos em Design e da Interação Humano Computador (IHC), esta tese versa sobre as esperanças necessárias para uma educação crítica e para a liberdade, no que tange educação formal, por meio do pensamento pedagógico do educador Paulo Freire. A partir da perspectiva metodológica que intersecciona pesquisas qualitativas, dados institucionais de cursos, currículos e disciplinas, vivências a partir de práticas educativas nas áreas de design e computação, exponho um estudo de como se apresenta a educação formal em Design de Interação hoje no Brasil, identificando os conceitos de bancarismo. Por meio da crítica da teoria da ação antidialógica (FREIRE, 1968; 2016), a pesquisa retrata um mapa de como essa educação se apresenta de modo fragmentado, incorporando aspectos da dominação e da invasão cultural, orientada a separação, desunião e desumanização. Entende-se a necessidade de ampliação das mediações de apoio a estudantes e educadores/as, que permitam produzir coletivamente e na colaboração, superando os aspectos limítrofes entre áreas formativas, a partir de uma visão ampliada sobre cultura e sociedade em seus aspectos humanizadores. Como recurso às esperanças coletivas e individuais do projeto, contribuo com a criação de um conjunto de recursos educacionais abertos, a partir de metodologias e abordagens freirianas, para a produção de conceitos humanistas nos estudos em ciência, tecnologia, sociedade e cultura (CTS), orientados a projetos, usos e reflexões sobre os artefatos digitais computacionais. 2019-11-14T19:54:00Z 2019-11-14T19:54:00Z 2019-09-13 doctoralThesis SILVA, Claudia Bordin Rodrigues da. Consciência e ação em design de interação: recursos e práticas educacionais abertas para o esperançar. 2019. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4564 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf application/octet-stream application/postscript application/pdf application/vnd.oasis.opendocument.presentation application/pdf application/vnd.oasis.opendocument.presentation application/pdf application/vnd.oasis.opendocument.presentation Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Recursos eletrônicos de informação
Recursos de rede de computador
Educação aberta
Interação homem-máquina
Tecnologia
Electronic information resources
Computer network resources
Open learning
Human-computer interation
Technology
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Sociais e Humanidades
spellingShingle Recursos eletrônicos de informação
Recursos de rede de computador
Educação aberta
Interação homem-máquina
Tecnologia
Electronic information resources
Computer network resources
Open learning
Human-computer interation
Technology
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Sociais e Humanidades
Silva, Claudia Bordin Rodrigues da
Consciência e ação em design de interação: recursos e práticas educacionais abertas para o esperançar
description Acompanha: Dia1: esperança, sonho, projeto e futuro; Projetar para a esperança; Cultura&interações: o concreto, o contraditório e os conceitos de tecnologia; Esperançar
format Tese
author Silva, Claudia Bordin Rodrigues da
author_sort Silva, Claudia Bordin Rodrigues da
title Consciência e ação em design de interação: recursos e práticas educacionais abertas para o esperançar
title_short Consciência e ação em design de interação: recursos e práticas educacionais abertas para o esperançar
title_full Consciência e ação em design de interação: recursos e práticas educacionais abertas para o esperançar
title_fullStr Consciência e ação em design de interação: recursos e práticas educacionais abertas para o esperançar
title_full_unstemmed Consciência e ação em design de interação: recursos e práticas educacionais abertas para o esperançar
title_sort consciência e ação em design de interação: recursos e práticas educacionais abertas para o esperançar
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2019
citation SILVA, Claudia Bordin Rodrigues da. Consciência e ação em design de interação: recursos e práticas educacionais abertas para o esperançar. 2019. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4564
_version_ 1805297380952637440
score 10,814766