Sistema de aquisição de dados para o estudo do movimento: uso de sequência de ensino investigativa

This work proposes an educational product for the study of the movement of an object using a data acquisition system. The main objective is to develop an Investigative Teaching Sequence composed of a series of experimental activities for movement analysis. The experimental activities use a data acqu...

ver descrição completa

Autor principal: Marcelino, Daniela
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4799
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-4799
recordtype dspace
spelling riut-1-47992020-03-26T06:01:07Z Sistema de aquisição de dados para o estudo do movimento: uso de sequência de ensino investigativa Data acquisition system for the study of movement: use of investigative teaching sequence Marcelino, Daniela Sehn, Elizandra https://orcid.org/0000-0001-6424-0271 http://lattes.cnpq.br/6858872820752084 Lukasievicz, Gustavo Vinicius Bassi https://orcid.org/0000-0002-6754-7057 http://lattes.cnpq.br/0887238451552545 Sehn, Elizandra https://orcid.org/0000-0001-6424-0271 http://lattes.cnpq.br/6858872820752084 Schaefer, Daiene de Mello http://lattes.cnpq.br/9819460706860682 Cavalcante, Marisa Almeida http://lattes.cnpq.br/7224775081434545 Sistemas de coleta automática de dados Física - Experiências Cinemática Automatic data collection systems Physics - Experiments Kinematics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Física/Ensino de Física This work proposes an educational product for the study of the movement of an object using a data acquisition system. The main objective is to develop an Investigative Teaching Sequence composed of a series of experimental activities for movement analysis. The experimental activities use a data acquisition system that collects position values as a function of time of an object using ultrasonic sensor and Arduino platform. The data acquisition system proved to be a versatile, accurate, low cost and easy to build learning tool. In addition, it enables the study of the objects with constant velocity, constant acceleration and oscillatory motion. An Investigative Teaching Sequence was applied to students from two classes of the 1st year of public high schools in western Paraná during the first semester of 2019. A pre and post test was used to evaluate the development of the acquired knowledge. The results of this analysis show that the learning objectives have been achieved. This educational product aims to make the classes more attractive and differentiated, leading to an assimilation of prior and scientific knowledge through the application of the Meaningful Learning methodology. Theory and practice together facilitate an easier understanding of physical concepts, so it is expected that this educational product will be an important tool for the teaching of physics. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Este trabalho traz uma proposta de um produto educacional para o estudo do movimento de corpos a partir do uso de um sistema de aquisição de dados. O objetivo principal consiste em desenvolver uma Sequência de Ensino Investigativa composta por uma série de atividades experimentais para análise do movimento. As atividades experimentais fazem uso de um sistema de aquisição de dados que coleta valores da posição em função do tempo de um objeto utilizando sensor ultrassônico e plataforma Arduino. O sistema de aquisição de dados se mostrou uma ferramenta didática versátil, preciso, de baixo custo e de fácil construção. Além disso, possibilita o estudo do comportamento de corpos com velocidade constante (MRU), aceleração constante (MRUV) e movimento oscilatório (MHS).Uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) foi aplicada para estudantes de duas turmas do 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas do oeste do Paraná durante o primeiro semestre de 2019. Utilizou-se um pré e pós teste para avaliação do desenvolvimento do conhecimento adquirido. Os resultados dessa análise mostram que os objetivos de aprendizagem previstos foram atingidos. Esse produto educacional tem o intuito de tornar as aulas mais atrativas e diferenciadas, fazendo com que ocorra uma assimilação de conhecimentos prévios e científicos, a partir da aplicação da metodologia da Aprendizagem Significativa. A teoria e a prática juntas, facilitam e oportunizam uma compreensão facilitada dos conceitos físicos, por isso, espera-se que este produto educacional, seja uma ferramenta importante para o Ensino da Física. 2020-03-25T20:35:47Z 2020-03-25T20:35:47Z 2019-12-03 masterThesis MARCELINO, Daniela. Sistema de aquisição de dados para o estudo do movimento: uso de sequência de ensino investigativa. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4799 por openAccess application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Sistemas de coleta automática de dados
Física - Experiências
Cinemática
Automatic data collection systems
Physics - Experiments
Kinematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Física/Ensino de Física
spellingShingle Sistemas de coleta automática de dados
Física - Experiências
Cinemática
Automatic data collection systems
Physics - Experiments
Kinematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Física/Ensino de Física
Marcelino, Daniela
Sistema de aquisição de dados para o estudo do movimento: uso de sequência de ensino investigativa
description This work proposes an educational product for the study of the movement of an object using a data acquisition system. The main objective is to develop an Investigative Teaching Sequence composed of a series of experimental activities for movement analysis. The experimental activities use a data acquisition system that collects position values as a function of time of an object using ultrasonic sensor and Arduino platform. The data acquisition system proved to be a versatile, accurate, low cost and easy to build learning tool. In addition, it enables the study of the objects with constant velocity, constant acceleration and oscillatory motion. An Investigative Teaching Sequence was applied to students from two classes of the 1st year of public high schools in western Paraná during the first semester of 2019. A pre and post test was used to evaluate the development of the acquired knowledge. The results of this analysis show that the learning objectives have been achieved. This educational product aims to make the classes more attractive and differentiated, leading to an assimilation of prior and scientific knowledge through the application of the Meaningful Learning methodology. Theory and practice together facilitate an easier understanding of physical concepts, so it is expected that this educational product will be an important tool for the teaching of physics.
format Dissertação
author Marcelino, Daniela
author_sort Marcelino, Daniela
title Sistema de aquisição de dados para o estudo do movimento: uso de sequência de ensino investigativa
title_short Sistema de aquisição de dados para o estudo do movimento: uso de sequência de ensino investigativa
title_full Sistema de aquisição de dados para o estudo do movimento: uso de sequência de ensino investigativa
title_fullStr Sistema de aquisição de dados para o estudo do movimento: uso de sequência de ensino investigativa
title_full_unstemmed Sistema de aquisição de dados para o estudo do movimento: uso de sequência de ensino investigativa
title_sort sistema de aquisição de dados para o estudo do movimento: uso de sequência de ensino investigativa
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation MARCELINO, Daniela. Sistema de aquisição de dados para o estudo do movimento: uso de sequência de ensino investigativa. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4799
_version_ 1805316105287237632
score 10,814766