Aprendizagem e integração curricular em um curso técnico em contabilidade por meio do simulador Telos

Acompanha: Simulador Contábil Telos

Autor principal: Santos, Graciliano da Silva
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4836
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-4836
recordtype dspace
spelling riut-1-48362020-04-09T06:01:04Z Aprendizagem e integração curricular em um curso técnico em contabilidade por meio do simulador Telos Learning and curriculum integration in a technical accounting course through the Telos simulator Santos, Graciliano da Silva Pereira, David da Silva http://lattes.cnpq.br/7653898592619442 Pereira, David da Silva http://lattes.cnpq.br/7653898592619442 Brene, Paulo Rogerio Alves https://orcid.org/0000-0002-7096-8282 http://lattes.cnpq.br/5768835209755213 Domiciano, Sandra Mara http://lattes.cnpq.br/1956036765090618 Contabilidade - Estudo e ensino Currículos Simulação (Computadores) Autonomia do aprendiz Accounting - Study and teaching Education - Curricula Computer simulation Learner autonomy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino Acompanha: Simulador Contábil Telos This research comprises the development of a technological product as an instrument of integration of the disciplinary contents of a Technical-Professional High School Course in Accounting with a view to improving students' learning. The technological product called Telos works as a market accounting simulator through which students make decisions that produce the effects of this continuous thinking about the variables in the management of a business (internal factors) and market dynamics (external factors). The contributions of Reuven Feuerstein and Michel Foucault on the importance of the students' autonomy process in their learning processes were inspiring. Thus, based on the reality of a State Technical School in the west center of São Paulo, the Telos simulator developed in an ExcelÒ spreadsheet, made it possible week by week for students to understand the effects of their decisions and the need to rethink them. from the financial statements. Accounting, in this sense, offered integrated disciplinary knowledge that underpinned these decisions. Thus, the hypotheses regarding the contributions of Feuerstein and Foucault to construct learning autonomy and Telos as an integrating instrument of accounting concepts scattered throughout the curriculum as decisive elements in Accounting were confirmed. Esta investigação compreende o desenvolvimento de um produto tecnológico como instrumento de integração dos conteúdos disciplinares de um Curso Técnico-Profissional de Ensino Médio em Contabilidade com vistas ao aperfeiçoamento da aprendizagem dos alunos. O produto tecnológico denominado Telos funciona como um simulador contábil de mercado por meio do qual os alunos tomam decisões que produzem efeitos desse pensar contínuo sobre as variáveis na gestão de um negócio (fatores internos) e da dinâmica de mercado (fatores externos). Foram inspiradoras as contribuições de Reuven Feuerstein e de Michel Foucault acerca da importância do processo de autonomia dos alunos em seus processos de aprendizagem. Desse modo, a partir da realidade de uma Escola Técnica Estadual do centro oeste paulista, o simulador Telos desenvolvido em uma planilha do ExcelÒ, possibilitou semana a semana a compreensão dos alunos a cerca dos efeitos de suas decisões e das necessidades de repensá-las a partir dos demonstrativos contábeis. A Contabilidade, nesse sentido, ofereceu conhecimentos disciplinares integrados que fundamentaram essas decisões. Assim, confirmaram-se as hipóteses quanto às contribuições de Feuerstein e de Foucault para construção da autonomia da aprendizagem e do Telos como instrumento integrador de conceitos contábeis dispersos ao longo do currículo como elementos decisórios em Contabilidade. 2020-04-09T00:22:17Z 2020-04-09T00:22:17Z 2019-09-21 masterThesis SANTOS, Graciliano da Silva. Aprendizagem e integração curricular em um curso técnico em contabilidade por meio do simulador Telos. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4836 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Contabilidade - Estudo e ensino
Currículos
Simulação (Computadores)
Autonomia do aprendiz
Accounting - Study and teaching
Education - Curricula
Computer simulation
Learner autonomy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
spellingShingle Contabilidade - Estudo e ensino
Currículos
Simulação (Computadores)
Autonomia do aprendiz
Accounting - Study and teaching
Education - Curricula
Computer simulation
Learner autonomy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
Santos, Graciliano da Silva
Aprendizagem e integração curricular em um curso técnico em contabilidade por meio do simulador Telos
description Acompanha: Simulador Contábil Telos
format Dissertação
author Santos, Graciliano da Silva
author_sort Santos, Graciliano da Silva
title Aprendizagem e integração curricular em um curso técnico em contabilidade por meio do simulador Telos
title_short Aprendizagem e integração curricular em um curso técnico em contabilidade por meio do simulador Telos
title_full Aprendizagem e integração curricular em um curso técnico em contabilidade por meio do simulador Telos
title_fullStr Aprendizagem e integração curricular em um curso técnico em contabilidade por meio do simulador Telos
title_full_unstemmed Aprendizagem e integração curricular em um curso técnico em contabilidade por meio do simulador Telos
title_sort aprendizagem e integração curricular em um curso técnico em contabilidade por meio do simulador telos
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SANTOS, Graciliano da Silva. Aprendizagem e integração curricular em um curso técnico em contabilidade por meio do simulador Telos. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4836
_version_ 1805315498539220992
score 10,814766