Mobilização de mulheres em jogos online: um estudo de caso sobre o grupo brasileiro OVERD.VAS
Women have claimed for their space in digital games for a variety of reasons, such as games that marginalize and objectify women based on the notion of pleasure oriented to the male gaze, and the harassment targeted at the female audience in the online environment. Due to this scenario, women have o...
Autor principal: | Fontoura, Mariana Michels |
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Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5036 |
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riut-1-50362020-06-27T06:01:23Z Mobilização de mulheres em jogos online: um estudo de caso sobre o grupo brasileiro OVERD.VAS Women’s initiatives in online games: a case study of the brazilian group OVERD.VAS Fontoura, Mariana Michels Amaral, Marilia Abrahão https://orcid.org/0000-0001-9327-223X http://lattes.cnpq.br/9319101798473279 Witikoski, Alan Ricardo http://lattes.cnpq.br/7272624385023467 Amaral, Marilia Abrahão https://orcid.org/0000-0001-9327-223X http://lattes.cnpq.br/9319101798473279 Luz, Nanci Stancki da http://lattes.cnpq.br/4274116207418522 Gonzatto, Rodrigo Freese https://orcid.org/0000-0001-6034-5420 http://lattes.cnpq.br/0589976038378676 Jogos eletrônicos - Mulheres Jogos para computador Discriminação de sexo contra as mulheres Mulheres - Condições sociais Redes sociais on-line Identidade de gênero Electronic games - Women Computer games Sex discrimination against women Women - Social conditions Online social networks Gender identity CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Sociais e Humanidades Women have claimed for their space in digital games for a variety of reasons, such as games that marginalize and objectify women based on the notion of pleasure oriented to the male gaze, and the harassment targeted at the female audience in the online environment. Due to this scenario, women have organized into groups to create safe gaming environments. In order to study how these groups of marginalized people act about the inhospitality of the gaming environment, focusing on women’s experiences, I propose an analysis based on the case study of the Brazilian group “OverD.vas”. The methodology included a systematic review, a search by the terms “gender”, “games” and “women”, in order to compose the theoretical body. For the case study, the data regarding OverD.vas (on their social networks and YouTube videos) were analyzed. A semi-structured interview was conducted with the group’s organizer as well. As the conclusions of the work, it is understood that the creation of this kind of group comes as an answer both to the difficulties for women to enter the gaming community, and due to the lack of women in the eSports championships. The OverD.vas championship represents one of the many ways that women have found to face the barriers they experience within the online gaming communities. Mulheres têm reivindicado seu espaço em jogos digitais por variados motivos, seja por conta da crítica à concepção de jogos que marginalizam a figura feminina como objeto exclusivo de deleite masculino, ou por conta da experiência online em que jogadoras são expostas a um universo de assédio direcionado ao público feminino. Em meio a este cenário, iniciativas têm sido criadas por mulheres afim de criar ambientes seguros em jogos. Essa pesquisa tem como objetivo estudar a mobilização de grupos marginalizados contra a inospitalidade do ambiente de jogos, com enfoque na experiência de mulheres. Assim, é proposta uma análise a partir de um estudo de caso do grupo brasileiro “OverD.vas”. A metodologia contou com uma revisão sistemática pelos termos “gênero”, “jogos” e “mulheres” para composição do corpo teórico. Para o estudo de caso foram analisados os dados disponíveis sobre a iniciativa OverD.vas em suas redes sociais e vídeos do Youtube, bem como foi realizada uma entrevista semi-estruturada com a organizadora do grupo. Por fim, nas conclusões do trabalho, entende-se que a criação deste tipo de grupo vem como resposta tanto às dificuldades para mulheres adentrarem a comunidade de jogos, quanto pela falta de mulheres nos campeonatos de eSports. O campeonato organizado pelo grupo OverD.vas representa uma das diversas formas que mulheres tem encontrado para enfrentar as barreiras que experienciam dentro das comunidades online de jogos. 2020-06-26T21:53:38Z 2020-06-26T21:53:38Z 2020-05-15 masterThesis FONTOURA, Mariana Michels. Mobilização de mulheres em jogos online: um estudo de caso sobre o grupo brasileiro OVERD.VAS. 2020. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5036 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade UTFPR |
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Português |
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