O fazer modelagem matemática em um curso de licenciatura em química: análise de estratégias e ações

Acompanha: Atividades de modelagem matemática para licenciatura em química.

Autor principal: Koga, Thais Maya
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5054
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-5054
recordtype dspace
spelling riut-1-50542020-07-04T06:01:04Z O fazer modelagem matemática em um curso de licenciatura em química: análise de estratégias e ações Doing mathematical modelling in a chemistry course: analysis of strategies and actions. Koga, Thais Maya Silva, Karina Alessandra Pessoa da https://orcid.org/0000-0002-1766-137X http://lattes.cnpq.br/4960826662569812 Justulin, Andresa Maria https://orcid.org/0000-0003-4107-8464 http://lattes.cnpq.br/8269689492704497 Silva, Karina Alessandra Pessoa da https://orcid.org/0000-0002-1766-137X http://lattes.cnpq.br/4960826662569812 Almeida, Lourdes Maria Werle de http://orcid.org/0000-0001-8952-1176 http://lattes.cnpq.br/2660354136462141 Modelos matemáticos Semiótica Fenomenologia Heurística Matemática - Estudo e ensino Mathematical models Semiotics Phenomenology Heuristic Mathematics - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Engenharia/Tecnologia/Gestão Acompanha: Atividades de modelagem matemática para licenciatura em química. This study presents results concerning the analysed subject: relations between Heuristic Strategies in the development of Mathematical Modelling activities and the phenomenological categories of Peircean Semiotics. To that end, theoretical assumptions of Mathematical Modelling were used as a pedagogical alternative proposed by Almeida, Silva and Vertuan (2012), as well as the Peircean Semiotics, more particularly, the phenomenological categories regarding the analysis of how this phenomenon is perceived by undergraduate Chemistry students. Therefore, this work brings a semiotic interpretation of students‟ Mathematical Modelling doing process by letting them show how the situational problem was solved in an autonomous way. In order to do so, Mathematical Modelling activities were created in the discipline of Differential and Integral Calculus I of the UTFPR Chemistry course. Upon doing activities of first, second and third moments of familiarizing, these activities collaborated with the development of the interpretative qualitative research, which resulted in the educational product entitled: Mathematical Modelling Activities for Bachelor‟s Degree in Teaching of Chemistry. The analysis of the signs produced and used by students allows to infer that there are first actions in the interaction phase and require broader Heuristic Strategies, such as material organization, along with second actions, when there is the embodiment of an idea and, thus, the transformation from natural language into mathematics, which mainly evokes the strategy “verify functional aspects”, and finally third actions, the link between quality and fact, in the development of the model, interpretation and validation of results. Compared to the others, the third category elicits more strategies, which enables an approximation between what the teacher explains and what the student fathoms. Nesta pesquisa apresentamos resultados para o objeto que nos propusemos a investigar: relações entre Estratégias Heurísticas no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática e as categorias fenomenológicas da Semiótica Peirceana. Para tal, assumimos os pressupostos teóricos da Modelagem Matemática como alternativa pedagógica de Almeida, Silva e Vertuan (2012) e da Semiótica peirceana, em particular, as categorizações fenomenológicas no que se refere à análise de como o fenômeno aparece à mente dos estudantes de Licenciatura em Química. Com isso, trazemos uma interpretação semiótica do fazer Modelagem Matemática por alunos ao mostrarem saber como a situação-problema foi resolvida de maneira autônoma. Para tanto, desenvolvemos atividades de Modelagem Matemática na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I do curso de Licenciatura em Química da UTFPR. Sendo realizadas atividades de primeiro, segundo e de terceiro momentos de familiarização, essas atividades colaboraram com o desenvolvimento da pesquisa qualitativa interpretativa que resultou no produto educacional intitulado: Atividades de Modelagem Matemática para Licenciatura em Química. A análise dos signos produzidos e utilizados pelos estudantes nos permite inferir que há ações que são primeiras na fase de inteiração e requerem Estratégias Heurísticas mais gerais como a organização do material, além de ações segundas, quando se tem a corporificação da ideia e, portanto, a transformação da linguagem natural para a matemática evoca principalmente a estratégia “verifique aspectos funcionais” e finalmente ações terceiras, de ligação entre a qualidade e o fato, no desenvolvimento do modelo, interpretação e validação de resultados. Nessa categoria identificamos mais estratégias que nas demais, permitindo verificar uma aproximação entre aquilo que o professor explica e o que o aluno compreende. 2020-07-03T15:05:29Z 2020-07-03T15:05:29Z 2020-05-29 masterThesis KOGA, Thais Maya. O fazer modelagem matemática em um curso de licenciatura em química: análise de estratégias e ações. 2020. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5054 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Modelos matemáticos
Semiótica
Fenomenologia
Heurística
Matemática - Estudo e ensino
Mathematical models
Semiotics
Phenomenology
Heuristic
Mathematics - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
spellingShingle Modelos matemáticos
Semiótica
Fenomenologia
Heurística
Matemática - Estudo e ensino
Mathematical models
Semiotics
Phenomenology
Heuristic
Mathematics - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
Koga, Thais Maya
O fazer modelagem matemática em um curso de licenciatura em química: análise de estratégias e ações
description Acompanha: Atividades de modelagem matemática para licenciatura em química.
format Dissertação
author Koga, Thais Maya
author_sort Koga, Thais Maya
title O fazer modelagem matemática em um curso de licenciatura em química: análise de estratégias e ações
title_short O fazer modelagem matemática em um curso de licenciatura em química: análise de estratégias e ações
title_full O fazer modelagem matemática em um curso de licenciatura em química: análise de estratégias e ações
title_fullStr O fazer modelagem matemática em um curso de licenciatura em química: análise de estratégias e ações
title_full_unstemmed O fazer modelagem matemática em um curso de licenciatura em química: análise de estratégias e ações
title_sort o fazer modelagem matemática em um curso de licenciatura em química: análise de estratégias e ações
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation KOGA, Thais Maya. O fazer modelagem matemática em um curso de licenciatura em química: análise de estratégias e ações. 2020. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5054
_version_ 1805452857297600512
score 10,814766