Uma proposta de sequência didática para o ensino de ondas eletromagnéticas

Acompanha: Sequência didática para o ensino de ondas eletromagnéticas

Autor principal: Silva, Valdilene Sonvez da
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5137
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-5137
recordtype dspace
spelling riut-1-51372020-08-22T06:03:17Z Uma proposta de sequência didática para o ensino de ondas eletromagnéticas Silva, Valdilene Sonvez da Batista, Michel Corci https://orcid.org/0000-0001-7328-2721 http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 Ramos, Fernanda Peres https://orcid.org/0000-0002-4435-2513 http://lattes.cnpq.br/0000605216639909 Schiavon, Gilson Junior https://orcid.org/0000-0002-5642-078X http://lattes.cnpq.br/9759363996357582 Barroso, Mariana Moran https://orcid.org/0000-0001-8887-8560 http://lattes.cnpq.br/1703128480989350 Batista, Michel Corci https://orcid.org/0000-0001-7328-2721 http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 Ondas eletromagnéticas Aprendizagem Ausubel, David Paul, 1918- Electromagnetic waves Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino Acompanha: Sequência didática para o ensino de ondas eletromagnéticas This work aimed to apply, develop, implement and evaluate the pedagogical potential of a Didactic-Pedagogical Production (SD), according to Zabala (1998) and Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), elaborated with the general objective of producing a Didactic Sequence electromagnetic waves, in order to provide students with a sequence of activities for learning the content of “Electromagnetic Waves”. The application of this educational product was carried out in a 3rd year high school class of a public school, in the interior of Paraná. The Didactic Sequence was built by the theoretical foundations of Ausubel's Meaningful Learning (1982), which contemplates meaningful learning as the association of previous ideas in the learner's cognitive structure with the acquired ones. Also, to achieve such learning the teacher needs to use significant teaching resources, such as experimentation. While, the application of this educational product was guided by the principles of Qualitative Research. The method used for data collection was the Field Diary and the analysis was guided by the interpretation and attribution of meanings. From the results it can be highlighted the greater involvement of students with learning, development of competences and skills of critical sense, democratic spirit, respect and pleasure in learning. Finally, from the observation, analysis and interpretation of the data, it was possible to consider that this Didactic Sequence produced and applied with these references has a great pedagogical capacity in the teaching of the content Electromagnetic Waves. Este trabalho objetivou aplicar, desenvolver, implementar e avaliar o potencial pedagógico de uma sequência didática sobre ondas eletromagnéticas. A implementação da nossa proposta foi realizada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de um colégio público, no interior do Paraná. A Sequência Didática foi construída pelos fundamentos teóricos da Aprendizagem Significativa de Ausubel que contempla a aprendizagem significativa como a associação de ideias prévias existentes na estrutura cognitiva do aprendiz às novas, adquiridas. Nosso trabalho insere-se no campo da pesquisa qualitativa. Para a constituição dos dados utilizamos o diário de campo e a análise orientou-se pela interpretação e atribuição de significados. Dos resultados pode-se destacar maior envolvimento dos estudantes com a aprendizagem, desenvolvimento de competências e habilidades do senso crítico, espírito democrático, respeito e prazer em aprender. Por fim, a partir da observação, análise e interpretação dos dados, foi possível considerar que essa sequência didática produzida e aplicada com esses referenciais possui um grande potencial pedagógico para ensino do conteúdo de Ondas Eletromagnéticas. 2020-08-21T20:59:26Z 2020-08-21T20:59:26Z 2019-11-01 masterThesis SILVA, Valdilene Sonvez da. Uma proposta de sequência didática para o ensino de ondas eletromagnéticas. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5137 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campo Mourao Brasil Departamento Acadêmico de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ondas eletromagnéticas
Aprendizagem
Ausubel, David Paul, 1918-
Electromagnetic waves
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ensino
spellingShingle Ondas eletromagnéticas
Aprendizagem
Ausubel, David Paul, 1918-
Electromagnetic waves
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ensino
Silva, Valdilene Sonvez da
Uma proposta de sequência didática para o ensino de ondas eletromagnéticas
description Acompanha: Sequência didática para o ensino de ondas eletromagnéticas
format Dissertação
author Silva, Valdilene Sonvez da
author_sort Silva, Valdilene Sonvez da
title Uma proposta de sequência didática para o ensino de ondas eletromagnéticas
title_short Uma proposta de sequência didática para o ensino de ondas eletromagnéticas
title_full Uma proposta de sequência didática para o ensino de ondas eletromagnéticas
title_fullStr Uma proposta de sequência didática para o ensino de ondas eletromagnéticas
title_full_unstemmed Uma proposta de sequência didática para o ensino de ondas eletromagnéticas
title_sort uma proposta de sequência didática para o ensino de ondas eletromagnéticas
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SILVA, Valdilene Sonvez da. Uma proposta de sequência didática para o ensino de ondas eletromagnéticas. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5137
_version_ 1805323391808307200
score 10,814766