Noções básicas de astronomia para os anos finais do ensino fundamental: movimento aparente do sol e estações do ano

Acompanha: Noções básicas de astronomia para os anos finais do ensino fundamental

Autor principal: Martins, Veridiane Cristina
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5140
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-5140
recordtype dspace
spelling riut-1-51402020-08-22T06:03:34Z Noções básicas de astronomia para os anos finais do ensino fundamental: movimento aparente do sol e estações do ano Basic notions of astronomy for the final years of fundamental education: apparent movement of the sun and seasons of the year Martins, Veridiane Cristina Batista, Michel Corci https://orcid.org/0000-0001-7328-2721 http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 Batista, Michel Corci https://orcid.org/0000-0001-7328-2721 http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 Fontes, Adriana da Silva https://orcid.org/0000-0002-0085-5020 http://lattes.cnpq.br/0948799905374439 Turatti, Agueda Maria https://orcid.org/0000-0002-4732-8244 http://lattes.cnpq.br/3614433966006997 Astronomia Ciência - Estudo e ensino Estações do ano Astronomy Science - Study and teaching Seasons CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino Acompanha: Noções básicas de astronomia para os anos finais do ensino fundamental The teaching of astronomy in the final years of elementary school has some peculiarities. One of them is the fact that it counts on a teacher trained in biological sciences, who, for the most part, does not contemplate a specific discipline of astronomy teaching. In this sense, our work aimed at the preparation, implementation and evaluation of the pedagogical potential of a book of practical interdisciplinary activities of astronomy for the final years of Elementary School. The work is based on qualitative research, and for the data collection a field diary was used, constituted by the researcher teacher during the implementation of the activities. Our results show a greater motivation of the students participating in the research for the science classes, an interest outside the normal astronomy theme and most important a change of posture of the teacher-researcher in front of the classroom. O Ensino de Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental possui algumas peculiaridades. Uma delas diz respeito ao fato de contar com um professor formado em Ciências biológicas, que na maioria das vezes, não contempla uma disciplina específica de ensino de Astronomia. Neste sentido, nosso trabalho objetivou a confecção, a implementação e a avaliação do potencial pedagógico de um caderno de atividades práticas interdisciplinares de Astronomia para os anos finais do Ensino Fundamental. O trabalho sustenta-se na pesquisa qualitativa, e para a coleta de dados foi utilizado um diário de campo constituído pelo professor pesquisador durante a implementação das atividades. Nossos resultados evidenciam uma maior motivação dos alunos participantes da pesquisa pelas aulas de Ciências, um interesse fora do normal pela temática Astronomia e o mais importante uma mudança de postura do professor-pesquisador frente a sala de aula. 2020-08-21T22:56:20Z 2020-08-21T22:56:20Z 2020-03-07 masterThesis MARTINS, Veridiane Cristina. Noções básicas de astronomia para os anos finais do ensino fundamental: movimento aparente do sol e estações do ano. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5140 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campo Mourao Brasil Departamento Acadêmico de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Astronomia
Ciência - Estudo e ensino
Estações do ano
Astronomy
Science - Study and teaching
Seasons
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ensino
spellingShingle Astronomia
Ciência - Estudo e ensino
Estações do ano
Astronomy
Science - Study and teaching
Seasons
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ensino
Martins, Veridiane Cristina
Noções básicas de astronomia para os anos finais do ensino fundamental: movimento aparente do sol e estações do ano
description Acompanha: Noções básicas de astronomia para os anos finais do ensino fundamental
format Dissertação
author Martins, Veridiane Cristina
author_sort Martins, Veridiane Cristina
title Noções básicas de astronomia para os anos finais do ensino fundamental: movimento aparente do sol e estações do ano
title_short Noções básicas de astronomia para os anos finais do ensino fundamental: movimento aparente do sol e estações do ano
title_full Noções básicas de astronomia para os anos finais do ensino fundamental: movimento aparente do sol e estações do ano
title_fullStr Noções básicas de astronomia para os anos finais do ensino fundamental: movimento aparente do sol e estações do ano
title_full_unstemmed Noções básicas de astronomia para os anos finais do ensino fundamental: movimento aparente do sol e estações do ano
title_sort noções básicas de astronomia para os anos finais do ensino fundamental: movimento aparente do sol e estações do ano
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation MARTINS, Veridiane Cristina. Noções básicas de astronomia para os anos finais do ensino fundamental: movimento aparente do sol e estações do ano. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5140
_version_ 1805314168839995392
score 10,814766