Pequenos filósofos: a filosofia com/para crianças como um processo de emancipação na infância
Acompanha: Guia didático para o trabalho com a filosofia com/para crianças: eu escolhi filosofar.
Autor principal: | Felix, Ingrid Ellen da Silva |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5227 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-5227 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-52272020-10-22T06:01:13Z Pequenos filósofos: a filosofia com/para crianças como um processo de emancipação na infância Little philosophers: philosophy with/for children as a childhood emancipation process Felix, Ingrid Ellen da Silva Pereira, David da Silva https://orcid.org/0000-0003-3946-7807 http://lattes.cnpq.br/7653898592619442 Teixeira, Magda Eugénia Pinheiro Brandão da Costa Carvalho https://orcid.org/0000-0001-8539-5061 http://lattes.cnpq.br/1306211163976776 Pereira, David da Silva https://orcid.org/0000-0003-3946-7807 http://lattes.cnpq.br/7653898592619442 Santos, Givan José Ferreira dos https://orcid.org/0000-0003-4104-9313 http://lattes.cnpq.br/8879315784200835 Teixeira, Magda Eugénia Pinheiro Brandão da Costa Carvalho https://orcid.org/0000-0001-8539-5061 http://lattes.cnpq.br/1306211163976776 Araújo, Roberta Negrão de https://orcid.org/0000-0002-3926-4746 http://lattes.cnpq.br/0676766332500379 Filosofia Ensino fundamental Autonomia em crianças Diálogos Philosophy Fundamental education Autonomy in children Dialogues CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino Acompanha: Guia didático para o trabalho com a filosofia com/para crianças: eu escolhi filosofar. This study worked with elements of autonomy through an adaptation of Philosophy for Children, called Philosophical Wheels with children between nine and ten years old from a public school in a city located in the north of Paraná. The objective of this study was to systematize an interdisciplinary didactic guide for working with Philosophy with / for Children. The problem consisted of talking about which strategies can be carried out so that the school becomes a favorable environment for the emancipation and autonomy of children. This study was relevant because it allowed the little ones to gain time and voice, that all their speech was valued, that they felt important and that through these wheels they had their autonomy built and could get to know each other throughout their childhood and life. The theoretical foundation relied mainly on the ideas of Michel Foucault in his work “Discipline and Punish” (1987), by Bourdieu and Passeron in “The reproduction” (1975) and Lipman (1990) by Carvalho (2015) with their studies in Philosophy for Children and Serres (2003) with the work Petite Poucette. The implementation of qualitative research and action research took place through Philosophical Wheels with children aged nine and ten for four months in an elementary school. It was possible to affirm that the work with the Philosophy for Children approach transformed the way in which they were raised, saw the school and contributed effectively to the process of development of the child's emancipation and autonomy. Este estudo trabalhou com elementos de autonomia por meio de uma adaptação da Filosofia com/para Crianças, denominada Rodas Filosóficas com crianças entre nove e dez anos de uma escola pública de uma cidade localizada no Norte do Paraná. O objetivo dessa investigação foi sistematizar um guia didático interdisciplinar para o trabalho com a Filosofia com/para Crianças. A problemática consistiu em dialogar sobre quais estratégias podem ser realizadas para que a escola se transforme em um ambiente favorável à emancipação e autonomia das crianças. Esse estudo foi relevante pois permitiu que os pequenos ganhassem vez e voz, que toda sua fala fosse valorizada, que se sentissem importantes e que por meio dessas rodas tivessem sua autonomia construída e pudessem se conhecer ao longo de sua infância e da vida. A fundamentação teórica contou principalmente com as ideias de Michel Foucault em sua obra “Vigiar e Punir” (1987), de Bourdieu e Passeron em “A reprodução” (1975) e Lipman (1990) de Carvalho (2015) com seus estudos em Filosofia para Crianças e Serres (2003) com a obra Polegarzinha. A implementação da pesquisa de caráter qualitativo e pesquisa-ação deu-se por meio de Rodas Filosóficas com crianças de nove e dez anos durante quatro meses em uma escola de Ensino Fundamental. Foi possível afirmar que o trabalho com a abordagem da Filosofia para Crianças transformou a maneira pela qual as crianças viam a escola e contribuiu de maneira eficaz com o processo de desenvolvimento da emancipação e autonomia da criança. 2020-10-14T22:35:16Z 2020-10-14T22:35:16Z 2020-07-13 masterThesis FELIX, Ingrid Ellen da Silva. Pequenos filósofos: a filosofia com/para crianças como um processo de emancipação na infância. 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5227 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Filosofia Ensino fundamental Autonomia em crianças Diálogos Philosophy Fundamental education Autonomy in children Dialogues CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino |
spellingShingle |
Filosofia Ensino fundamental Autonomia em crianças Diálogos Philosophy Fundamental education Autonomy in children Dialogues CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino Felix, Ingrid Ellen da Silva Pequenos filósofos: a filosofia com/para crianças como um processo de emancipação na infância |
description |
Acompanha: Guia didático para o trabalho com a filosofia com/para crianças: eu escolhi filosofar. |
format |
Dissertação |
author |
Felix, Ingrid Ellen da Silva |
author_sort |
Felix, Ingrid Ellen da Silva |
title |
Pequenos filósofos: a filosofia com/para crianças como um processo de emancipação na infância |
title_short |
Pequenos filósofos: a filosofia com/para crianças como um processo de emancipação na infância |
title_full |
Pequenos filósofos: a filosofia com/para crianças como um processo de emancipação na infância |
title_fullStr |
Pequenos filósofos: a filosofia com/para crianças como um processo de emancipação na infância |
title_full_unstemmed |
Pequenos filósofos: a filosofia com/para crianças como um processo de emancipação na infância |
title_sort |
pequenos filósofos: a filosofia com/para crianças como um processo de emancipação na infância |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
FELIX, Ingrid Ellen da Silva. Pequenos filósofos: a filosofia com/para crianças como um processo de emancipação na infância. 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5227 |
_version_ |
1805307786154737664 |
score |
10,814766 |