Contribuições do PIBID na construção da identidade docente de licenciados em química

The aim of this research is to present the results related to the contributions of the Institutional Program of Scientific Initiation Scholarship (PIBID), subproject - Chemistry of UTFPR Campus Apucarana, to chemistry graduates and to identify how the program assists in the construction of identity...

ver descrição completa

Autor principal: Borges, Larissa Caroline da Silva
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5507
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-5507
recordtype dspace
spelling riut-1-55072020-11-06T13:36:41Z Contribuições do PIBID na construção da identidade docente de licenciados em química Contributions of PIBID in the construction of the teaching identity of graduates in chemistry Borges, Larissa Caroline da Silva Rivelini, Angelica Cristina Rivelini, Angelica Cristina Hilário, Ana Paula Amaral, Roseli Gall do Professores de química Professores - Formação Química - Estudo e ensino Chemistry teachers Teachers, Training of Chemistry - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA The aim of this research is to present the results related to the contributions of the Institutional Program of Scientific Initiation Scholarship (PIBID), subproject - Chemistry of UTFPR Campus Apucarana, to chemistry graduates and to identify how the program assists in the construction of identity in these graduates. For this purpose a questionnaire entitled "PIBID and the Training of Chemistry Teachers" was made available to the graduates through Google Forms, in the procedure of data collection. In the development of the research was used as a theoretical methodological resource the Content Analysis, proposed by Moraes (1999) and Bardin (2011), being used as categories of analysis the Learning Learning Focuses (FAD) an analysis tool that has the purpose to highlight: The Interest for Teaching (Focus 1); Practical Knowledge of Teaching (Focus 2); Reflection on Teaching (Focus 3); Teaching Community (Focus 4); Teaching Identity (Focus 5). It is important to point out that the purpose of this work is the fact that the PIBID is innovative in teacher training and it is convenient at the present time, when the program is established, to discuss its contributions in career choices and in the construction of the identity of these teachers. The results of this research indicate that the program has contributed to the professional and personal learning of its participants, highlighting the initial formation together with PIBID, as a fundamental environment for the construction of the teaching identity. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar os resultados referentes às contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, subprojeto - Química da UTFPR Campus Apucarana, para os licenciados em química que passaram pelo programa e identificar de que forma o programa auxilia na construção da identidade docente nesses egressos. Para tal finalidade utilizou-se um questionário intitulado “PIBID e a Formação de Professores de Química”, disponibilizado aos egressos por meio do Google Forms, no procedimento de coleta de dados. No desenvolvimento da pesquisa, empregou-se como recurso teórico metodológico a Análise de Conteúdo (AC), proposta por Moraes (1999) e Bardin (2011), sendo utilizados como categorias de análise os Focos da Aprendizagem Docente (FAD) um instrumento de análise que tem a finalidade de evidenciar o: Interesse pela Docência (Foco 1); Conhecimento Prático da Docência (Foco 2); Reflexão sobre a Docência (Foco 3); Comunidade Docente (Foco 4); Identidade Docente (Foco 5). Ressalta-se que o direcionamento deste trabalho, está no fato de o PIBID possuir caráter inovador na formação de professores, sendo conveniente no presente momento, em que o programa está estabelecido, discutir suas contribuições nas opções pelas carreiras e na construção da identidade desses professores. Os resultados dessa pesquisa indicam que o programa tem contribuído para a aprendizagem profissional e pessoal de seus participantes, destacando, a formação inicial em conjunto ao PIBID, como ambiente propício para a construção da identidade docente. 2020-11-06T13:36:41Z 2020-11-06T13:36:41Z 2017-11-30 bachelorThesis BORGES, Larissa Caroline da Silva. Contribuições do PIBID na construção da identidade docente de licenciados em química. 2017. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5507 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Apucarana Brasil Licenciatura em Química UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Professores de química
Professores - Formação
Química - Estudo e ensino
Chemistry teachers
Teachers, Training of
Chemistry - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
spellingShingle Professores de química
Professores - Formação
Química - Estudo e ensino
Chemistry teachers
Teachers, Training of
Chemistry - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Borges, Larissa Caroline da Silva
Contribuições do PIBID na construção da identidade docente de licenciados em química
description The aim of this research is to present the results related to the contributions of the Institutional Program of Scientific Initiation Scholarship (PIBID), subproject - Chemistry of UTFPR Campus Apucarana, to chemistry graduates and to identify how the program assists in the construction of identity in these graduates. For this purpose a questionnaire entitled "PIBID and the Training of Chemistry Teachers" was made available to the graduates through Google Forms, in the procedure of data collection. In the development of the research was used as a theoretical methodological resource the Content Analysis, proposed by Moraes (1999) and Bardin (2011), being used as categories of analysis the Learning Learning Focuses (FAD) an analysis tool that has the purpose to highlight: The Interest for Teaching (Focus 1); Practical Knowledge of Teaching (Focus 2); Reflection on Teaching (Focus 3); Teaching Community (Focus 4); Teaching Identity (Focus 5). It is important to point out that the purpose of this work is the fact that the PIBID is innovative in teacher training and it is convenient at the present time, when the program is established, to discuss its contributions in career choices and in the construction of the identity of these teachers. The results of this research indicate that the program has contributed to the professional and personal learning of its participants, highlighting the initial formation together with PIBID, as a fundamental environment for the construction of the teaching identity.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Borges, Larissa Caroline da Silva
author_sort Borges, Larissa Caroline da Silva
title Contribuições do PIBID na construção da identidade docente de licenciados em química
title_short Contribuições do PIBID na construção da identidade docente de licenciados em química
title_full Contribuições do PIBID na construção da identidade docente de licenciados em química
title_fullStr Contribuições do PIBID na construção da identidade docente de licenciados em química
title_full_unstemmed Contribuições do PIBID na construção da identidade docente de licenciados em química
title_sort contribuições do pibid na construção da identidade docente de licenciados em química
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation BORGES, Larissa Caroline da Silva. Contribuições do PIBID na construção da identidade docente de licenciados em química. 2017. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5507
_version_ 1805307802701266944
score 10,814766