Etnomatemática e modelagem matemática: da água para o vinho?

No ano de 2002, o artigo “Água e óleo: modelagem e etnomatemática? ”, de Pedro Paulo Scandiuzzi, levantou, no meio acadêmico, uma discussão acerca das possíveis relações entre a modelagem matemática e a etnomatemática. Em resposta a ele, em 2003, os autores Milton Rosa e Daniel Clark Orey publicaram...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Raphael Peres Correia dos
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7356
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-7356
recordtype dspace
spelling riut-1-73562020-11-10T19:44:11Z Etnomatemática e modelagem matemática: da água para o vinho? Santos, Raphael Peres Correia dos Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Gonçalez, Mirian Maria Andrade Justulin, Andresa Maria Matemática - Estudo e ensino Etnomatemática Modelagem Mathematics - Study and teaching Ethnomathematics Modelyng CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA No ano de 2002, o artigo “Água e óleo: modelagem e etnomatemática? ”, de Pedro Paulo Scandiuzzi, levantou, no meio acadêmico, uma discussão acerca das possíveis relações entre a modelagem matemática e a etnomatemática. Em resposta a ele, em 2003, os autores Milton Rosa e Daniel Clark Orey publicaram o artigo “Vinho e queijo: Etnomatemática e Modelagem! ”, que se contrapõe ao primeiro. Diante disso, temos como objetivo apresentar os entendimentos de pesquisadores da Educação Matemática sobre haver ou não relação entre modelagem matemática e etnomatemática. Para isso, realizamos algumas entrevistas, por meio de questionário enviado por e-mail, e analisamos as respostas utilizando os procedimentos metodológicos da Análise Textual Discursiva. Concluímos que todos os entrevistados identificam relações entre etnomatemática e modelagem matemática, sendo que alguns deles explicitam que essas relações podem ocorrer em sala de aula e alguns que essas relações dependem das concepções que se tem de ambas. Cinco desses entrevistados ressaltam a diferença entre elas, sendo que dois deles pontuam a diferença em sala de aula e dois deles a diferença pela concepção. 2020-11-10T19:44:11Z 2020-11-10T19:44:11Z 2016 bachelorThesis SANTOS, Raphael Peres Correia. Etnomatemática e modelagem matemática: da água para o vinho?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7356 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Cornelio Procopio Brasil Licenciatura em Matemática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Matemática - Estudo e ensino
Etnomatemática
Modelagem
Mathematics - Study and teaching
Ethnomathematics
Modelyng
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Etnomatemática
Modelagem
Mathematics - Study and teaching
Ethnomathematics
Modelyng
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Santos, Raphael Peres Correia dos
Etnomatemática e modelagem matemática: da água para o vinho?
description No ano de 2002, o artigo “Água e óleo: modelagem e etnomatemática? ”, de Pedro Paulo Scandiuzzi, levantou, no meio acadêmico, uma discussão acerca das possíveis relações entre a modelagem matemática e a etnomatemática. Em resposta a ele, em 2003, os autores Milton Rosa e Daniel Clark Orey publicaram o artigo “Vinho e queijo: Etnomatemática e Modelagem! ”, que se contrapõe ao primeiro. Diante disso, temos como objetivo apresentar os entendimentos de pesquisadores da Educação Matemática sobre haver ou não relação entre modelagem matemática e etnomatemática. Para isso, realizamos algumas entrevistas, por meio de questionário enviado por e-mail, e analisamos as respostas utilizando os procedimentos metodológicos da Análise Textual Discursiva. Concluímos que todos os entrevistados identificam relações entre etnomatemática e modelagem matemática, sendo que alguns deles explicitam que essas relações podem ocorrer em sala de aula e alguns que essas relações dependem das concepções que se tem de ambas. Cinco desses entrevistados ressaltam a diferença entre elas, sendo que dois deles pontuam a diferença em sala de aula e dois deles a diferença pela concepção.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Santos, Raphael Peres Correia dos
author_sort Santos, Raphael Peres Correia dos
title Etnomatemática e modelagem matemática: da água para o vinho?
title_short Etnomatemática e modelagem matemática: da água para o vinho?
title_full Etnomatemática e modelagem matemática: da água para o vinho?
title_fullStr Etnomatemática e modelagem matemática: da água para o vinho?
title_full_unstemmed Etnomatemática e modelagem matemática: da água para o vinho?
title_sort etnomatemática e modelagem matemática: da água para o vinho?
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SANTOS, Raphael Peres Correia. Etnomatemática e modelagem matemática: da água para o vinho?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7356
_version_ 1805317229509607424
score 10,814766