Etnomatemática e modelagem matemática: da água para o vinho?
No ano de 2002, o artigo “Água e óleo: modelagem e etnomatemática? ”, de Pedro Paulo Scandiuzzi, levantou, no meio acadêmico, uma discussão acerca das possíveis relações entre a modelagem matemática e a etnomatemática. Em resposta a ele, em 2003, os autores Milton Rosa e Daniel Clark Orey publicaram...
Autor principal: | Santos, Raphael Peres Correia dos |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7356 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-7356 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-73562020-11-10T19:44:11Z Etnomatemática e modelagem matemática: da água para o vinho? Santos, Raphael Peres Correia dos Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Gonçalez, Mirian Maria Andrade Justulin, Andresa Maria Matemática - Estudo e ensino Etnomatemática Modelagem Mathematics - Study and teaching Ethnomathematics Modelyng CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA No ano de 2002, o artigo “Água e óleo: modelagem e etnomatemática? ”, de Pedro Paulo Scandiuzzi, levantou, no meio acadêmico, uma discussão acerca das possíveis relações entre a modelagem matemática e a etnomatemática. Em resposta a ele, em 2003, os autores Milton Rosa e Daniel Clark Orey publicaram o artigo “Vinho e queijo: Etnomatemática e Modelagem! ”, que se contrapõe ao primeiro. Diante disso, temos como objetivo apresentar os entendimentos de pesquisadores da Educação Matemática sobre haver ou não relação entre modelagem matemática e etnomatemática. Para isso, realizamos algumas entrevistas, por meio de questionário enviado por e-mail, e analisamos as respostas utilizando os procedimentos metodológicos da Análise Textual Discursiva. Concluímos que todos os entrevistados identificam relações entre etnomatemática e modelagem matemática, sendo que alguns deles explicitam que essas relações podem ocorrer em sala de aula e alguns que essas relações dependem das concepções que se tem de ambas. Cinco desses entrevistados ressaltam a diferença entre elas, sendo que dois deles pontuam a diferença em sala de aula e dois deles a diferença pela concepção. 2020-11-10T19:44:11Z 2020-11-10T19:44:11Z 2016 bachelorThesis SANTOS, Raphael Peres Correia. Etnomatemática e modelagem matemática: da água para o vinho?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7356 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Cornelio Procopio Brasil Licenciatura em Matemática UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Etnomatemática Modelagem Mathematics - Study and teaching Ethnomathematics Modelyng CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Matemática - Estudo e ensino Etnomatemática Modelagem Mathematics - Study and teaching Ethnomathematics Modelyng CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Santos, Raphael Peres Correia dos Etnomatemática e modelagem matemática: da água para o vinho? |
description |
No ano de 2002, o artigo “Água e óleo: modelagem e etnomatemática? ”, de Pedro Paulo Scandiuzzi, levantou, no meio acadêmico, uma discussão acerca das possíveis relações entre a modelagem matemática e a etnomatemática. Em resposta a ele, em 2003, os autores Milton Rosa e Daniel Clark Orey publicaram o artigo “Vinho e queijo: Etnomatemática e Modelagem! ”, que se contrapõe ao primeiro. Diante disso, temos como objetivo apresentar os entendimentos de pesquisadores da Educação Matemática sobre haver ou não relação entre modelagem matemática e etnomatemática. Para isso, realizamos algumas entrevistas, por meio de questionário enviado por e-mail, e analisamos as respostas utilizando os procedimentos metodológicos da Análise Textual Discursiva. Concluímos que todos os entrevistados identificam relações entre etnomatemática e modelagem matemática, sendo que alguns deles explicitam que essas relações podem ocorrer em sala de aula e alguns que essas relações dependem das concepções que se tem de ambas. Cinco desses entrevistados ressaltam a diferença entre elas, sendo que dois deles pontuam a diferença em sala de aula e dois deles a diferença pela concepção. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Santos, Raphael Peres Correia dos |
author_sort |
Santos, Raphael Peres Correia dos |
title |
Etnomatemática e modelagem matemática: da água para o vinho? |
title_short |
Etnomatemática e modelagem matemática: da água para o vinho? |
title_full |
Etnomatemática e modelagem matemática: da água para o vinho? |
title_fullStr |
Etnomatemática e modelagem matemática: da água para o vinho? |
title_full_unstemmed |
Etnomatemática e modelagem matemática: da água para o vinho? |
title_sort |
etnomatemática e modelagem matemática: da água para o vinho? |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
SANTOS, Raphael Peres Correia. Etnomatemática e modelagem matemática: da água para o vinho?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7356 |
_version_ |
1805317229509607424 |
score |
10,814766 |