Interação da UTFPR e ensino médio das escolas públicas de Curitiba e região metropolitana: proposta de ciclo de cinema
As Instituições Públicas de Ensino Superior têm uma função social, além de serem espaços de transformação e criação do conhecimento. Devem ser ambientes de inclusão, discussão da realidade, além de desempenhar seu papel para o desenvolvimento humano. Nos últimos anos, ações afirmativas possibilitara...
Principais autores: | Selzler, Heloisa Sbrissia, Bello, Natacha Loures |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7545 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-7545 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-75452020-11-11T11:27:55Z Interação da UTFPR e ensino médio das escolas públicas de Curitiba e região metropolitana: proposta de ciclo de cinema UTFPR and Curitiba's metropolitan region public high schools interaction: cinema cycle proposal Selzler, Heloisa Sbrissia Bello, Natacha Loures Silva, Christian Luiz da Silva, Christian Luiz da Niada, Aurea Cristina Magalhães Tonon, Leonardo Castro, Ivone Terezinha de Escolas públicas - Curitiba (Paraná) Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ensino secundário Cinema no ensino superior Curitiba, Região Metropolitana de (Paraná) Cinema Programas de ação afirmativa Administração Public schools - Curitiba (Paraná) Universidade Tecnológica Federal do Paraná Education, Secondary Motion pictures in higher education Curitiba, Região Metropolitana de (Paraná) Motion pictures Affirmative action programs Management CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO As Instituições Públicas de Ensino Superior têm uma função social, além de serem espaços de transformação e criação do conhecimento. Devem ser ambientes de inclusão, discussão da realidade, além de desempenhar seu papel para o desenvolvimento humano. Nos últimos anos, ações afirmativas possibilitaram o maior acesso de estudantes de escolas públicas às universidades como, por exemplo, a Lei nº 12.711/2012, conhecida como a Lei de Cotas. Não obstante, ainda existem meios a serem explorados para aumentar a interação da universidade com as escolas públicas. Deste modo, este trabalho tem o objetivo de, por intermédio de uma consultoria, propor um projeto de extensão compreendendo um ciclo de cinema como ferramenta para aproximação destes dois níveis de ensino e, ademais, instigar o pensamento reflexivo, para a formação cidadã. Para a realização deste Trabalho, foi utilizada a metodologia da pesquisa-ação e realizado um protocolo de pesquisa. Após o diagnóstico, colocou-se em prática a ação proposta e, deste modo, verificou-se como resultado que o ciclo de cinema foi uma ferramenta possível de maior interação. No entanto, cabe ressaltar que esta é uma das alternativas viáveis e que ainda há outras possibilidades a serem exploradas pela UTFPR em busca de uma maior aproximação com estudantes do ensino médio, em especial de escolas públicas. 2020-11-11T11:27:54Z 2020-11-11T11:27:54Z 2016-11-17 bachelorThesis SELZLER, Heloisa Sbrissia; BELLO, Natacha Loures. Interação da UTFPR e ensino médio das escolas públicas de Curitiba e região metropolitana: proposta de ciclo de cinema. 2016. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7545 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Bacharelado em Administração UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Escolas públicas - Curitiba (Paraná) Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ensino secundário Cinema no ensino superior Curitiba, Região Metropolitana de (Paraná) Cinema Programas de ação afirmativa Administração Public schools - Curitiba (Paraná) Universidade Tecnológica Federal do Paraná Education, Secondary Motion pictures in higher education Curitiba, Região Metropolitana de (Paraná) Motion pictures Affirmative action programs Management CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
spellingShingle |
Escolas públicas - Curitiba (Paraná) Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ensino secundário Cinema no ensino superior Curitiba, Região Metropolitana de (Paraná) Cinema Programas de ação afirmativa Administração Public schools - Curitiba (Paraná) Universidade Tecnológica Federal do Paraná Education, Secondary Motion pictures in higher education Curitiba, Região Metropolitana de (Paraná) Motion pictures Affirmative action programs Management CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Selzler, Heloisa Sbrissia Bello, Natacha Loures Interação da UTFPR e ensino médio das escolas públicas de Curitiba e região metropolitana: proposta de ciclo de cinema |
description |
As Instituições Públicas de Ensino Superior têm uma função social, além de serem espaços de transformação e criação do conhecimento. Devem ser ambientes de inclusão, discussão da realidade, além de desempenhar seu papel para o desenvolvimento humano. Nos últimos anos, ações afirmativas possibilitaram o maior acesso de estudantes de escolas públicas às universidades como, por exemplo, a Lei nº 12.711/2012, conhecida como a Lei de Cotas. Não obstante, ainda existem meios a serem explorados para aumentar a interação da universidade com as escolas públicas. Deste modo, este trabalho tem o objetivo de, por intermédio de uma consultoria, propor um projeto de extensão compreendendo um ciclo de cinema como ferramenta para aproximação destes dois níveis de ensino e, ademais, instigar o pensamento reflexivo, para a formação cidadã. Para a realização deste Trabalho, foi utilizada a metodologia da pesquisa-ação e realizado um protocolo de pesquisa. Após o diagnóstico, colocou-se em prática a ação proposta e, deste modo, verificou-se como resultado que o ciclo de cinema foi uma ferramenta possível de maior interação. No entanto, cabe ressaltar que esta é uma das alternativas viáveis e que ainda há outras possibilidades a serem exploradas pela UTFPR em busca de uma maior aproximação com estudantes do ensino médio, em especial de escolas públicas. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Selzler, Heloisa Sbrissia Bello, Natacha Loures |
author_sort |
Selzler, Heloisa Sbrissia |
title |
Interação da UTFPR e ensino médio das escolas públicas de Curitiba e região metropolitana: proposta de ciclo de cinema |
title_short |
Interação da UTFPR e ensino médio das escolas públicas de Curitiba e região metropolitana: proposta de ciclo de cinema |
title_full |
Interação da UTFPR e ensino médio das escolas públicas de Curitiba e região metropolitana: proposta de ciclo de cinema |
title_fullStr |
Interação da UTFPR e ensino médio das escolas públicas de Curitiba e região metropolitana: proposta de ciclo de cinema |
title_full_unstemmed |
Interação da UTFPR e ensino médio das escolas públicas de Curitiba e região metropolitana: proposta de ciclo de cinema |
title_sort |
interação da utfpr e ensino médio das escolas públicas de curitiba e região metropolitana: proposta de ciclo de cinema |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
SELZLER, Heloisa Sbrissia; BELLO, Natacha Loures. Interação da UTFPR e ensino médio das escolas públicas de Curitiba e região metropolitana: proposta de ciclo de cinema. 2016. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7545 |
_version_ |
1805306555582644224 |
score |
10,814766 |