Centro de ressocialização para adolescentes em conflito com a lei em Curitiba/PR: a influência das diretrizes pedagógicas no espaço construído

The present research has as objective the theoretical-technical basis for the elaboration of the project of the Center of Resocialization for adolescents in conflict with the law, in the city of Curitiba / PR, from the analysis of the reasons that lead adolescents to commit infractions, taking into...

ver descrição completa

Autor principal: Boletti, Pollyana Estefany
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7641
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-7641
recordtype dspace
spelling riut-1-76412020-11-11T11:49:41Z Centro de ressocialização para adolescentes em conflito com a lei em Curitiba/PR: a influência das diretrizes pedagógicas no espaço construído Center for resocialization for adolescents in conflict with the law in Curitiba / PR: the influence of pedagogical guidelines on constructed space Boletti, Pollyana Estefany Botter, Fernanda Rosa, Odila Oliveira, Giceli Portela Cunico de Polli, Simone Aparecida Arquitetura - Fatores humanos Ressocialização Arquitetura e sociedade Delinquentes juvenis Reformatórios Centros comunitários Arquitetura Architecture - Human factors Resocialization Architecture and society Juvenile delinquents Reformatories Community centers Architecture CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS The present research has as objective the theoretical-technical basis for the elaboration of the project of the Center of Resocialization for adolescents in conflict with the law, in the city of Curitiba / PR, from the analysis of the reasons that lead adolescents to commit infractions, taking into account the social structure in which they are inserted. The main motivation for addressing this issue is the concern about how the process of punishment occurs to adolescents who are in a situation of non-conformity with the law, without often taking into account the cause and effect relationship between the commitment of crimes and the social condition in which they live. Based on the historical analysis of the treatment directed at children and adolescents who may have committed some infraction, there is a legitimacy of violence as a form of resocialization, which violates the basic rights established by the Statute of the Child and Adolescent. Although there have been changes in relation to the understanding of the adolescence phase as a determinant for the formation of the subjectivity of the individual, and consequently the reformulation of pedagogical guidelines aimed at resocialization, the spaces that shelter the socio-educational institutions still maintains elements that refer to the old punitive culture, such as walls, grids, littlevisual permeability and constant vigilance. Understanding architecture as an essential tool in the conditioning of sensory behaviors and perceptions, an adequate physical space is of utmost importance for the resocialization of these adolescents in order to guarantee their rights and provide new opportunities and perspectives for the future. A presente pesquisa tem como objetivo o embasamento teórico-técnico para a elaboração do projeto do Centro de Ressocialização para adolescentes em conflito com a lei, na cidade de Curitiba/PR, a partir da análise dos motivos que levam os adolescentes a cometerem atos infracionais, e a estrutura social em que estão inseridos. A principal motivação para a abordagem deste tema é a inquietação em relação ao processo de punição a adolescentes que se encontram em situação de desconformidade com a lei, que ocorre muitas vezes sem levar em conta a relação de causa e efeito entre o cometimento de delitos e a condição social em que vivem. A partir da análise histórica do tratamento direcionado à crianças e adolescentes que, porventura, tenham cometido algum ato infracional, nota-se uma legitimação da violência como forma de ressocialização, o que fere os direitos básicos instituidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Embora tenham havido mudanças em relação ao entendimento da fase da adolescência como determinante para a formação da subjetividade do indivíduo, e por conseguinte a reformulação de diretrizes pedagógicas que visem a ressocialização, os espaços que abrigam as instituições de socioeducação ainda mantém elementos que remetem à antiga cultura punitiva, como muros, grades, pouca permeabilidade visual e constante vigilância. Entendendo a arquitetura como ferramenta essencial no condicionamento de comportamentos e percepções sensoriais, um espaço físico adequado é de suma importância para que a ressocialização desses adolescentes seja feita de forma a garantir seus direitos e proporcionar novas oportunidades e perspectivas de futuro. 2020-11-11T11:49:41Z 2020-11-11T11:49:41Z 2018-12-10 bachelorThesis BOLETTI, Pollyana Estefany. Centro de ressocialização para adolescentes em conflito com a lei em Curitiba/PR: a influência das diretrizes pedagógicas no espaço construído. 2018. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7641 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Curso de Arquitetura e Urbanismo UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Arquitetura - Fatores humanos
Ressocialização
Arquitetura e sociedade
Delinquentes juvenis
Reformatórios
Centros comunitários
Arquitetura
Architecture - Human factors
Resocialization
Architecture and society
Juvenile delinquents
Reformatories
Community centers
Architecture
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Arquitetura - Fatores humanos
Ressocialização
Arquitetura e sociedade
Delinquentes juvenis
Reformatórios
Centros comunitários
Arquitetura
Architecture - Human factors
Resocialization
Architecture and society
Juvenile delinquents
Reformatories
Community centers
Architecture
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Boletti, Pollyana Estefany
Centro de ressocialização para adolescentes em conflito com a lei em Curitiba/PR: a influência das diretrizes pedagógicas no espaço construído
description The present research has as objective the theoretical-technical basis for the elaboration of the project of the Center of Resocialization for adolescents in conflict with the law, in the city of Curitiba / PR, from the analysis of the reasons that lead adolescents to commit infractions, taking into account the social structure in which they are inserted. The main motivation for addressing this issue is the concern about how the process of punishment occurs to adolescents who are in a situation of non-conformity with the law, without often taking into account the cause and effect relationship between the commitment of crimes and the social condition in which they live. Based on the historical analysis of the treatment directed at children and adolescents who may have committed some infraction, there is a legitimacy of violence as a form of resocialization, which violates the basic rights established by the Statute of the Child and Adolescent. Although there have been changes in relation to the understanding of the adolescence phase as a determinant for the formation of the subjectivity of the individual, and consequently the reformulation of pedagogical guidelines aimed at resocialization, the spaces that shelter the socio-educational institutions still maintains elements that refer to the old punitive culture, such as walls, grids, littlevisual permeability and constant vigilance. Understanding architecture as an essential tool in the conditioning of sensory behaviors and perceptions, an adequate physical space is of utmost importance for the resocialization of these adolescents in order to guarantee their rights and provide new opportunities and perspectives for the future.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Boletti, Pollyana Estefany
author_sort Boletti, Pollyana Estefany
title Centro de ressocialização para adolescentes em conflito com a lei em Curitiba/PR: a influência das diretrizes pedagógicas no espaço construído
title_short Centro de ressocialização para adolescentes em conflito com a lei em Curitiba/PR: a influência das diretrizes pedagógicas no espaço construído
title_full Centro de ressocialização para adolescentes em conflito com a lei em Curitiba/PR: a influência das diretrizes pedagógicas no espaço construído
title_fullStr Centro de ressocialização para adolescentes em conflito com a lei em Curitiba/PR: a influência das diretrizes pedagógicas no espaço construído
title_full_unstemmed Centro de ressocialização para adolescentes em conflito com a lei em Curitiba/PR: a influência das diretrizes pedagógicas no espaço construído
title_sort centro de ressocialização para adolescentes em conflito com a lei em curitiba/pr: a influência das diretrizes pedagógicas no espaço construído
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation BOLETTI, Pollyana Estefany. Centro de ressocialização para adolescentes em conflito com a lei em Curitiba/PR: a influência das diretrizes pedagógicas no espaço construído. 2018. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7641
_version_ 1805323442455576576
score 10,814766