Teorema de Tales: análise de sua apresentação nos livros didáticos e proposição de atividades

In this work we identify the goals and guidelines the National Curriculum Guidelines, the third and fourth cycles, on the study of geometry. We searched on the Biography of Thales of Miletus, where we do a story, and history of the region, the era in which he lived, we count some of their deeds, and...

ver descrição completa

Autor principal: Pereira, Adão Regis
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2014
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/791
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-791
recordtype dspace
spelling riut-1-7912015-03-07T06:14:11Z Teorema de Tales: análise de sua apresentação nos livros didáticos e proposição de atividades Pereira, Adão Regis Tocha, Neusa Nogas Demonstração automática de teoremas Geometria - Estudo e ensino Livros didáticos Semelhança (Geometria) Software educacional Matemática Automatic theorem proving Geometry - Study and teaching Textbooks Similarity (Geometry) Educational software Mathematics In this work we identify the goals and guidelines the National Curriculum Guidelines, the third and fourth cycles, on the study of geometry. We searched on the Biography of Thales of Miletus, where we do a story, and history of the region, the era in which he lived, we count some of their deeds, and enumerate the theorems whose statements are allocated. We analyzed six textbooks in 9th grade of elementary school, comprising the National Plan of Didactic Book 2014, observed how the geometry is crafted, and what activities and statements made with respect to the Thales’ Theorem. We use and recommend the Geogebra software for the study of geometry. We propose diversified activities for use in the classroom when the Thales’ Theorem is working. We suggest a demonstration of Thales’ Theorem, where we use the definition of the triangle area, and properties of the parallelogram. CAPES Nesse trabalho identificamos os objetivos e as orientações nos Parâmetros Curriculares Nacionais, do terceiro e quarto ciclos, sobre o estudo da Geometria. Pesquisamos sobre a Biografia de Tales de Mileto, onde fazemos um relato, da região e história, da época em que ele viveu, contamos alguns de seus feitos, e enumeramos os teoremas cujas demonstrações lhe são atribuídas. Analisamos seis livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental, que integram o Plano Nacional do Livro Didático 2014, observamos a forma como a Geometria é trabalhada, e quais as demonstrações e atividades apresentadas em relação ao Teorema de Tales. Usamos e recomendamos o software Geogebra para o estudo da Geometria. Propomos atividades diversificadas, para serem utilizadas em sala de aula, quando o Teorema de Tales for trabalhado. Sugerimos uma demonstração para o Teorema de Tales, onde utilizamos a definição de área do triângulo, e as propriedades do paralelogramo. 2014-04-15T21:50:28Z 2014-04-15T21:50:28Z 2014-03-06 masterThesis PEREIRA, Adão Regis. Teorema de Tales: análise de sua apresentação nos livros didáticos e proposição de atividades. 2014. 51 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/791 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Demonstração automática de teoremas
Geometria - Estudo e ensino
Livros didáticos
Semelhança (Geometria)
Software educacional
Matemática
Automatic theorem proving
Geometry - Study and teaching
Textbooks
Similarity (Geometry)
Educational software
Mathematics
spellingShingle Demonstração automática de teoremas
Geometria - Estudo e ensino
Livros didáticos
Semelhança (Geometria)
Software educacional
Matemática
Automatic theorem proving
Geometry - Study and teaching
Textbooks
Similarity (Geometry)
Educational software
Mathematics
Pereira, Adão Regis
Teorema de Tales: análise de sua apresentação nos livros didáticos e proposição de atividades
description In this work we identify the goals and guidelines the National Curriculum Guidelines, the third and fourth cycles, on the study of geometry. We searched on the Biography of Thales of Miletus, where we do a story, and history of the region, the era in which he lived, we count some of their deeds, and enumerate the theorems whose statements are allocated. We analyzed six textbooks in 9th grade of elementary school, comprising the National Plan of Didactic Book 2014, observed how the geometry is crafted, and what activities and statements made with respect to the Thales’ Theorem. We use and recommend the Geogebra software for the study of geometry. We propose diversified activities for use in the classroom when the Thales’ Theorem is working. We suggest a demonstration of Thales’ Theorem, where we use the definition of the triangle area, and properties of the parallelogram.
format Dissertação
author Pereira, Adão Regis
author_sort Pereira, Adão Regis
title Teorema de Tales: análise de sua apresentação nos livros didáticos e proposição de atividades
title_short Teorema de Tales: análise de sua apresentação nos livros didáticos e proposição de atividades
title_full Teorema de Tales: análise de sua apresentação nos livros didáticos e proposição de atividades
title_fullStr Teorema de Tales: análise de sua apresentação nos livros didáticos e proposição de atividades
title_full_unstemmed Teorema de Tales: análise de sua apresentação nos livros didáticos e proposição de atividades
title_sort teorema de tales: análise de sua apresentação nos livros didáticos e proposição de atividades
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2014
citation PEREIRA, Adão Regis. Teorema de Tales: análise de sua apresentação nos livros didáticos e proposição de atividades. 2014. 51 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/791
_version_ 1805306583862738944
score 10,814766