ILDA: Identificação de Lâmpadas Defeituosas em Aeroportos

The proposed Final Project has as main goal the development of an identification system of defective lamps of an airport runway. The project was developed during an internship at a German company. Through analysis of the voltage and current signals proceeding from the runway’s signalization circuits...

ver descrição completa

Autor principal: Brandão, Hélio Augusto Boni
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8452
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-8452
recordtype dspace
spelling riut-1-84522020-11-11T14:43:00Z ILDA: Identificação de Lâmpadas Defeituosas em Aeroportos Brandão, Hélio Augusto Boni Jakubiak, Douglas Roberto Aeroportos - Automação Sinais e sinalização Firmware Airports – Automation Signals and signaling Computer firmware Engenharia Eletrônica The proposed Final Project has as main goal the development of an identification system of defective lamps of an airport runway. The project was developed during an internship at a German company. Through analysis of the voltage and current signals proceeding from the runway’s signalization circuits, the measurement of the phase difference between both signals was chosen as the failure detection method and the Goertzel algorithm would be used to measure the desired delay. The project was developed on a previously designed circuit board, which belongs to the company, and comprehend the reception of the analog signals from up to eight different circuits, their conditioning and multiplexation in order to use only two analog inputs of the dsPIC33F family microcontroller. The communication with the other equipments of the company is held through the I²C protocol and an interpolation algorithm was programmed, so the amount of broken lamps could be estimated using data of two previously calibrated states. The development was accomplished in a six-month schedule in Mannheim, Germany, totalizing 936 work hours. O trabalho de conclusão de curso proposto tem como objetivo principal o desenvolvimento de um sistema de identificação de lâmpadas defeituosas nas pistas de um aeroporto. O projeto foi desenvolvido durante a execução de estágio em uma empresa alemã. Através de análises dos sinais de tensão e corrente provenientes dos circuitos de alimentação das lâmpadas sinalizadoras da pista, foi avaliado que o método para detectar as falhas seria a medição da diferença de fase entre ambos os sinais e o algoritmo de Goertzel foi escolhido para isto. O projeto foi desenvolvido a partir de uma placa de circuitos integrados já desenvolvida pela empresa e envolve a recepção dos sinais analógicos de até oito circuitos diferentes, seu condicionamento e multiplexação deles para que somente duas entradas ADC do microcontrolador da família dsPIC33F fossem utilizadas. A comunicação com os outros equipamentos da empresa é feito através do protocolo I²C e um algoritmo de interpolação foi programado para que o número de lâmpadas fosse estimado através dos dados de dois estados armazenados por uma calibração prévia. O projeto foi desenvolvido em 6 meses, em Mannheim, Alemanha, totalizando 936 horas de trabalho. 2020-11-11T14:43:00Z 2020-11-11T14:43:00Z 2011-11-30 bachelorThesis BRANDÃO, Hélio Augusto Boni. ILDA: Identificação de Lâmpadas Defeituosas em Aeroportos. 2011. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8452 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Departamento Acadêmico de Engenharia Eletrônica
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Aeroportos - Automação
Sinais e sinalização
Firmware
Airports – Automation
Signals and signaling
Computer firmware
Engenharia Eletrônica
spellingShingle Aeroportos - Automação
Sinais e sinalização
Firmware
Airports – Automation
Signals and signaling
Computer firmware
Engenharia Eletrônica
Brandão, Hélio Augusto Boni
ILDA: Identificação de Lâmpadas Defeituosas em Aeroportos
description The proposed Final Project has as main goal the development of an identification system of defective lamps of an airport runway. The project was developed during an internship at a German company. Through analysis of the voltage and current signals proceeding from the runway’s signalization circuits, the measurement of the phase difference between both signals was chosen as the failure detection method and the Goertzel algorithm would be used to measure the desired delay. The project was developed on a previously designed circuit board, which belongs to the company, and comprehend the reception of the analog signals from up to eight different circuits, their conditioning and multiplexation in order to use only two analog inputs of the dsPIC33F family microcontroller. The communication with the other equipments of the company is held through the I²C protocol and an interpolation algorithm was programmed, so the amount of broken lamps could be estimated using data of two previously calibrated states. The development was accomplished in a six-month schedule in Mannheim, Germany, totalizing 936 work hours.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Brandão, Hélio Augusto Boni
author_sort Brandão, Hélio Augusto Boni
title ILDA: Identificação de Lâmpadas Defeituosas em Aeroportos
title_short ILDA: Identificação de Lâmpadas Defeituosas em Aeroportos
title_full ILDA: Identificação de Lâmpadas Defeituosas em Aeroportos
title_fullStr ILDA: Identificação de Lâmpadas Defeituosas em Aeroportos
title_full_unstemmed ILDA: Identificação de Lâmpadas Defeituosas em Aeroportos
title_sort ilda: identificação de lâmpadas defeituosas em aeroportos
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation BRANDÃO, Hélio Augusto Boni. ILDA: Identificação de Lâmpadas Defeituosas em Aeroportos. 2011. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8452
_version_ 1805316712900329472
score 10,814766